Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

A Bimby, as suas primas e quem não sabe cozinhar

As máquinas de cozinhar são vendidas como a oitava maravilha do mundo, numa era em que o tempo escasseia é esperançoso ter uma máquina que nos poupa tempo e essencialmente trabalho ao supostamente cozinhar por nós.

Recordo-me de quando começaram a ser populares a ideia geral é que só serviam para quem não gostava de cozinhar, os amantes de cozinha diziam:

- Gosto de ser a eu a cozinhar.

- Uma máquina não cozinha melhor do que eu.

- Isso é para quem não sabe cozinhar.

Essa parecia ser a premissa e o preconceito subjacente à compra de uma Bimby, na minha opinião existia também outro motivo, o preço, as pessoas têm tendência a desvalorizar e a menosprezar os produtos que não estão ao seu alcance.

 

Com o aparecimento de diversas opções para todos os gostos e carteiras passou a ser comum ter-se um robot de cozinha ou máquina de cozinhar em casa, tem sido um produto com elevada taxa de penetração no mercado, um dos que mais cresce na gama dos pequenos domésticos.

Pessoalmente sempre tive curiosidade em relação à Bimby, sempre achei teria algo de especial para vender tanto mesmo tendo um preço tão alto, o marketing faz milagres, mas teria de existir algo mais.

Já assisti a uma demonstração da máquina e gostei, já tive a oportunidade de a usar e realmente é muito simples de utilizar e extremamente útil para preparar massas para pastelaria e padaria, molhos, cremes, purés, sopas, gelados, pastas e um sem fim de pratos e acompanhamentos que sem a ajuda de um robot demorariam imenso tempo.

Este fim-de-semana tive contacto com a Yammi e não tendo o visor da Bimby que nos dá a receita passo a passo é também de fácil utilização e no essencial é igual, colocam-se os ingredientes e ela faz o que lhe compete, confeciona.

 

Após a utilização das duas a conclusão é a mesma:

Quem não sabe cozinhar não vai cozinhar bem com nenhuma das máquinas, porque até para as receitas instaladas é preciso ter sensibilidade para temperar e ajustar. Nas sobremesas, se a receita for seguida à letra, esse problema não se coloca, há quase 100% de certeza que sairão bem, já os restantes pratos essa certeza cai para níveis muito inferiores e não é assim tão fácil como parece.

Para não falar da dedicação e gosto, cozinhar é uma forma de amor, se não gostarmos e se não o fizermos com carinho dificilmente obteremos resultados espetaculares.

 

Então qual a vantagem de uma máquina de cozinhar?

Não há uma, existem várias.

A maior é que podemos, depois de cumprirmos os passos da receita, deixa-la a cozinhar e ir à nossa vidinha tratar de outros afazeres. Se ela faz tudo? Claro que não mas é uma grande ajuda.

Não queima os alimentos, não corremos o risco desagradável de colarmos a comida ao fundo do tacho, podemos deixar um risoto em modo automático, algo impensável num tacho convencional.

Tritura e passa muito melhor e mais rápido do que uma varinha ou picadora, para quem não tem paciência para varinhas mágicas e para quem se arrepia com o seu barulho estridente tem aqui uma boa solução.

É mesmo uma máquina a fazer sobremesas, mas preparem-se para engordar nos primeiros tempos, pois algumas receitas são tão simples que é muito tentador experimentar tudo e mais alguma coisa.

Para além destas vantagens há quem diga que se poupa na alimentação e que facilita o processo de fazer a lista de compras, há quem refira que se come mais saudável, depende, uma das receitas mais famosas da Bimby leva batata frita palha de pacote o que é tudo menos saudável.

 

Não aconselho a quem não gosta de cozinhar adquirir uma, pois o mais certo é não a usarem e terem-na parada a apanhar pó, conheço vários casos.

Na minha opinião uma máquina de cozinhar mais do que cozinhar é uma ajuda preciosa para quem gosta de cozinhar, não é por acaso que é frequente vê-las nas cozinhas dos melhores Chefes, são no fundo o assistente que todos gostaríamos de ter na cozinha que prepara uma sopa e um acompanhamento enquanto tratamos do prato principal e que faz a sobremesa quando já estamos sentados à mesa com a família.

 

Equaciono a curto prazo adquirir uma, mas ainda não estou convencida do modelo e da marca, segundo a Deco a melhor do mercado é mesmo a Bimby, sendo que a escolha acertada é a do supermercado Lidl que apresenta a melhor relação preço/qualidade.

No entanto, há vários fatores a ter em conta como o número de acessórios de cada máquina e também a facilidade em obter receitas e claro a facilidade de manuseamento, mas preocupa-me acima de tudo a durabilidade e qualidade os materiais, porque apesar das alternativas à Bimby serem substancialmente mais em conta, não são propriamente um produto barato, pelo que obriga a uma escolha consciente.

Alguém tem? O que aconselham? Partilhem a vossa opinião e experiência, vale a pena a Bimby ou uma das primas é uma assistente igualmente boa?

11 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 06.11.2017 14:41

    Tenta ver o teste da Deco eles aconselham a do Lidl e não a Yammi e o preço é idêntico.
    Não sei se a Yammi te dura 5 anos, vê o comentário da Cat já vai na 3ª esta sempre com avarias, é disso que tenho receio.
    É que mesmo sendo mais em conta não deixam de ser caras, se contabilizares tudo.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 06.11.2017 14:45

    Isso sem dúvida, é um electrodoméstico que é um investimento... A do Lidl não conheço ninguém que a tenha e até ouvi falar muito pouco dela, mas vou investigar.
    Sem dúvida que a Bimby deve ser a melhor opção, mas 1200€ assusta-me... Isso dava umas boas férias :D
  • Imagem de perfil

    Psicogata 06.11.2017 14:55

    Acho que custa 1050€ é realmente muito dinheiro, por isso é que ainda não comprei :)
    Porque já trabalhei com ela e é uma maravilha.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 06.11.2017 14:58

    Sabes uma coisa? Se vendessem a versão não digital da Bimby mais barata comprava logo, adorei a experiência que tive com a Bimby da minha prima... Não quero é dar tanto dinheiro por isso :P
  • Imagem de perfil

    Psicogata 06.11.2017 15:04

    Consegues comprar usadas, muitas pessoas trocaram pela nova e vendem a antiga, só que não as vendem muito baratas.
    É que mesmo usadas são caras.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 06.11.2017 15:07

    Isso e tenho sempre receio de como estarão, que utilização tiveram e outras coisas... Artigos destes em segunda mão assustam-me...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 06.11.2017 15:12

    Pois a mim também a menos que sejam de alguém que conheça, mas isso já é mais difícil de encontrar.
    Tenho de pensar bem no assunto.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 06.11.2017 15:16

    És tu e eu, Ele quer muito comprar uma, diz que o vai ajudar a cozinhar, mas para já não concordo comprar, mas vamos ver :)
  • Imagem de perfil

    Psicogata 06.11.2017 15:17

    No nosso caso é o contrário, eu quero comprar ele ainda não esta convencido, quer dizer se optasse por uma Yammi ou similar estaria resolvido, mas eu estou tentada a comprar a Bimby.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile 06.11.2017 15:20

    Compreendo-o, aqui é o inverso, Ele apoia a Bimby eu a Yammi, o preço assusta-me mesmo :P
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.