Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

As mentiras são vaidosas

Uma mentira, ou uma história distorcida podem alterar o rumo da história da nossa vida, é impressionante como uma conversa maldosa influencia as pessoas que a ouvem, tolda-lhes a perceção e o discernimento.

Moldar conversas, antecipar assuntos e encaminhar a visão das pessoas para aquilo que lhes convém são características das pessoas manipuladoras, estas não contam grandes mentiras, preferem antes distorcer a verdade e contar pequenas mentiras que per si são inofensivas, mas que em conjunto têm um poder imensurável.

 

As manipuladoras para além de intriguistas e mentirosas combinam a serventia com a bajulação, sempre prontas a ajudar, sempre a anuir, apenas como o intuito de se tornarem indispensáveis, confidentes e amigas.

 

As manipuladoras são um perigo, podem facilmente colocar as pessoas que as rodeiam umas contra as outras, criar inimizades e ódios de estimação aparentemente espontâneos, quando na verdade todos os desentendimentos que criam têm um único propósito darem-lhes o poder de controlar o ambiente onde se inserem.

O que as manipuladoras se esquecem é que contam mentirinhas pequenas, e há uma grande diferença entre as pequenas mentiras e as grandes, ao contrário das grandes, as mentiras pequenas não ficam trancadas a sete chaves, não implicam um cuidado especial, não fazem corar as pedras da calçada.

As mentiras que contam refletem o seu ego vaidoso e egocêntrico e por isso são mentiras vaidosas, que mais tarde ou mais cedo surgirão em conversas casuais e serão ouvidas por alguém que as reconhece como mentiras, alguém que dará a importância devida à sua presumível simplicidade.

 

Mas nem só as mentiras traem as manipuladoras, a natureza humana também, quando elas envenenam alguém, vão construindo cuidadosamente uma teia à volta de quem querem controlar, alimentam-na constantemente, tecendo pequenos fios translúcidos, de pequenas mentiras, confidências, histórias mal contadas, eventos distorcidos e piadas. As pessoas que tentam manipular deixam-se envolver na sua teia e começam a não ver o alvo da maledicência com os mesmos olhos, tendem a afastar-se, a criar um desamor por essa pessoa, que parece ter-se desenvolvido naturalmente.

Os sentimentos de antipatia que os seus alvos desenvolvem pelas pessoas que as manipuladoras não gostam não são reais, são fruto da manipulação e por isso mais tarde ou mais cedo a natureza humana irá fazer com que os verdadeiros sentimentos aflorem.

 

Com o passar do tempo as pessoas esquecer-se-ão dos motivos do afastamento, quando se encontram com as vítimas da maledicência não conseguem achar motivos para serem antipáticas, agem normalmente e são amistosas pois não têm verdadeiramente motivos para não o serem.

Entre uma coisa e outra podem ocorrer duas situações, as pessoas manipuladas e as afastadas reatam a relação pois não há de facto nada que explique o afastamento ou o afastamento inexplicado cria uma barreira intransponível e são as pessoas que foram afastadas sem motivo que não se aproximam.

A verdade é que é quase impossível defendermo-nos dos ardis das manipuladoras porque estas são extremamente cautelosas e inteligentes e quando nos apercebemos do estrago já não há realmente muito fazer.

 

Como podemos defender-nos de um conjunto de situações estranhas e distorcidas das quais não temos conhecimento?

 

O truque das manipuladoras é precisamente esse, nunca disseram que eramos más pessoas, que tínhamos feito algo grave, algo que levasse as pessoas a questionarem-nos ou a virarem-nos a cara, isso provocaria um confronto que elas tentam evitar a todo o custo. Elas pintam um quadro subtil, minuciosamente depreciativo para que não nos identifiquemos com o grupo, mas suficientemente inocente para que ninguém corte relações connosco.

Durante a minha vida experienciei este processo algumas vezes, umas vezes de fora, outras de dentro, nunca manipulei ninguém neste sentido, mas fui vítima da manipulação e vítima das manipuladoras. Na altura não me apercebi da situação, há coisas que exigem uma maturidade e um poder de análise diferente que só adquirimos com a idade.

Só me apercebi da situação mais recente, mas demorei ainda algum tempo a perceber quem era a responsável pela manipulação, não é fácil, porque é sempre a pessoa do grupo que fez questão de manter algum contacto, é a mais simpática e a que parece mais inocente.

Curiosamente ao perceber isto percebi também quem teria sido responsável por outra situação há uns anos atrás, também a pessoa que menos se esperava e percebi também que algumas vezes teria sido manipulada docilmente para me afastar de algumas pessoas.

Acredito que existam situações em que a pessoa que manipula não está totalmente consciente do que está a fazer, mas noutras situações a pessoa que manipula está admiravelmente consciente, mede cada passo, cada ação, está constantemente a jogar, constantemente a analisar e a fazer acontecer, estas são as mais perigosas, mas também são as que quando dão um passo em falso não têm escapatória.

 

É tudo uma questão de tempo, um dia baixam a guarda e a sua vaidade irá trai-las, as mentiras são vaidosas e gostam de aparecer deixando a verdade à vista.

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.05.2016 12:19

    Vão perceber que foram manipulados e o resultado não será bonito.
    A manipuladora acabará por dar um passo em falso e vai cair em grande estilo.
  • Imagem de perfil

    Moralez 11.05.2016 12:26

    É só estar atento! O pior é q as pessoas depois não vão dar o braço a torcer!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.05.2016 12:36

    Isso já é porque também não são grandes pessoas, se não dão, olha o exemplo que te falei ontem, passados anos deram, nós é que não
  • Imagem de perfil

    Moralez 11.05.2016 13:29

    Deram conta mas o estrago estava feito!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.05.2016 14:25

    Pois estava e desta vez também, não há grande volta.
  • Imagem de perfil

    Moralez 11.05.2016 14:28

    Creio que sim! Temos de gostar e fazer bem a quem gosta de nós e nos faz bem!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.05.2016 14:38

    Sim, e deixar de perder tempo com quem não interessa.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.