Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Desaparecem os pássaros da Europa

Poderia estar a referir-me às pessoas, vejo cada vez mais pessoas desprovidas de asas que as possam fazer voar, os sonhos megalómanos acumulam-se como fosse possível formarem degraus até ao topo, mas a matéria, a consistência que faz alguém realmente voar está em vias de extinção, o cultivo da mente, do intelecto, do pensamento livre e da diferença desaparecem da sociedade na proporção que se perdem valores como empatia, solidariedade, amizade.

Refiro-me, no entanto, aos pássaros que nascem com asas e que a Humanidade invejou desde sempre pela sua capacidade de voar, pela liberdade, beleza e graciosidade, os pássaros que inspiraram e continuam a inspirar poetas, músicos, cientistas, arquitetos e engenheiros.

 

Os pássaros estão a desaparecer da Europa Ocidental, embora em Portugal não existam dados tão concretos como os apurados em França e Inglaterra, esta realidade é bem conhecida pelos ambientalistas e pelas pessoas que vivem ou visitam com frequência os meios rurais, pessoalmente já havia constatado que existem menos espécies e as que perduram existem em menor quantidade, até os pardais escasseiam nas manhãs de Primavera.

Os pássaros desaparecem porque destruímos a sua cadeia alimentar, sem insetos não há alimento para eles, continuamos a expurgar as nossas plantações, hortas e jardins de insetos, não nos importamos de ver borboletas e joaninhas, mas praticamente abominamos todos os outros, com eles desaparecem também os sapos, os ouriços-cacheiros e os insetos do topo da cadeia como libelinhas, escaravelhos e aranhas.

 

Os ecossistemas são frágeis e dependem das cadeias alimentares que neles existem, mexer na base da cadeia alimentar tem implicações até ao topo, neste caso até aos homens, mas continuamos a preferir esquecer essa realidade porque no curto-prazo o que interessa é produzir mais, mais rápido e mais bonito, a beleza e a perfeição das culturas é mais importante do que o seu sabor e os seus valores nutricionais.

A base de tudo é o lucro, a oferta e o desperdício, há cada vez mais desperdício de comida, o mundo está num desequilíbrio profundo, a comida abunda onde existe menos pessoas e escasseia nas zonas sobrepovoadas.

 

E os pássaros definham na Europa, um dia perscrutaremos o céu à procura de andorinhas e tudo o que veremos será ar, despedido, sozinho, o que será dos montes e vales, dos prados e dos rios sem pássaros a colorir a paisagem?

Estamos a ficar mais pobres em biodiversidade, beleza, sons, paisagem e estas notícias que nos deveriam fazer parar para pensar no rumo que a Natureza leva pelas nossas mãos passam pelos pingos da chuva, mesmo que essa chuva seja uma tempestade devastadora.

 

Um dia acordaremos e não reconheceremos esse mundo, um dia pensaremos estar num filme catastrófico no futuro, esfregando os olhos perceberemos que afinal estamos no presente.

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 27.03.2018 12:40

    O grande problema é que apesar dos avanços da ciência e de serem feitos esforços para consciencializar as pessoas da importância de respeitar as espécies e a Natureza não adianta de nada, o lucro fala sempre mais alto.
  • Imagem de perfil

    Sofia 27.03.2018 12:43

    As pessoas são umas inconscientes, apesar de já haver um avanço na preocupação com a natureza, os grandes líderes não se aplicam devidamente neste tempo, o que interessa é o dinheiro, não interessa não termos um planeta para viver amanhã...:(
  • Imagem de perfil

    Psicogata 27.03.2018 12:45

    Só se preocupam com o momento, mas os líderes são espelho da sociedade, não se preocupam porque as pessoas não fazem disso uma prioridade, se desse votos passava logo a ser importante.
  • Imagem de perfil

    Sofia 27.03.2018 12:47

    Pois, são mas se aplicam medidas a sério no seus países e promover as escolas essa mentalidade, sim porque as crianças são o nosso futuro, já teríamos um grande avanço na política ambiental.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 27.03.2018 12:50

    Claro que sim, mas para isso seria necessário que se desse importância ao ambiente, mas o que se faz é muito pouco e é só para ficar bem na fotografia, tudo o que mexe com interesses instalados ninguém toca.
  • Imagem de perfil

    Sofia 27.03.2018 12:56

    É uma triste realidade que quando acordarem será tarde demais! :(
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.