Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Dicas para lidar com comentários parvos

Qual é o blogger que nunca teve comentários parvos no seu cantinho? Arrisco-me a dizer que nenhum, pelo menos nenhum que tenha leitores.

A verdade é que quem começa um espaço público como um blog tem de estar preparado para lidar com isso, por mais pessoal que seja o blog, por mais íntimo e nosso que nos possa parecer está público e haverá sempre alguém que não gosta do que escrevemos ou que acha que uma vírgula deveria estar noutro local.

Mas uma coisa é saber que existe essa possibilidade outra bem diferente é lidar com ela especialmente nos dias em que nos apanham de mau-humor.

O mais importante é desvalorizar e não descer ao nível de quem vos comenta, o que às vezes é mesmo o principal intuito de quem comenta, há muita gente que procura uma guerra pelo simples prazer de atacar, por isso às vezes dar luta pode não ser a forma mais inteligente de sanar o problema, deixo-vos algumas dicas para lidarem com os comentários indesejáveis, especialmente com os anónimos.

 

1 – Ignorar e apagar

Quando os comentários são insultuosos o melhor mesmo é apaga-los e esquecer o assunto, custa receber insultos sem responder de volta, mas acreditem que o melhor remédio para quem procura protagonismo é mesmo retira-lo.

 

2 – Sorrir

Sorrir resulta na vida real e na vida virtual, quando alguém faz um comentário provocatório com duplo sentido o melhor é mandar-lhe um smile, que é o mesmo que lhe dizer eu sei o que estás a tentar fazer, mas não te vou dar troco, podem usar vários

 

3 – Responder cordialmente

Responder educadamente a alguém que roça a má-educação é coisa para deixar quem nos ataca com os nervos em franja, quando mais educados forem mais a pessoa ripostará e perderá toda a razão.

 

4 – Sarcasmo e humor

Responder com sarcasmo e ironia é também uma excelente opção especialmente se conseguirem acrescentar piada ao comentário, é claro que nem sempre é fácil e que em algumas situações nem sequer é possível, mas quando o comentário permite é uma excelente opção.

 

5 – A resposta inteligente e ponderada

Se quiserem perder um bocadinho mais de tempo na resposta, pesquisem, analisem e respondam com cuidado, às vezes tudo o que é necessário é expor o nosso ponto de vista de outro prisma para a outra pessoa entender o que estamos a escrever. Há muita gente com problemas de compreensão.

 

O tipo de resposta não depende só do comentário mas também do tema, se o comentário for num post sem grande importância o melhor é usarem as opções 1 e 2 se o post for relevante e sobre um assunto importante podem perder mais tempo a elaborar a resposta.

Se o comentário for tão mau que têm vontade de partir para a violência verbal não desesperem sigam estes passos.

1 - Ler, reler, voltar a ler.

2 – Fechar a página, ler outra coisa qualquer.

3 – Responder, reler a reposta.

4 – Apagar a resposta.

5 – Respirar fundo 10 vezes.

6 – Ler o vosso texto e comentários.

7 – Ler o comentário.

8 – Responder.

9 – Se a vossa resposta continuar a conter uma espécie de agressão apaguem-na.

10 – Só têm duas hipóteses apaguem o comentário ou enviem um Ahahahahahah

 

Acima de tudo é preciso paciência e discernimento para distinguir o que é importante do lixo que às vezes nos calha na rifa.

Estou convencida que muitas pessoas escolhem os blogs aleatoriamente para atacar, não é nada pessoal é apenas um acaso desagradável.