Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

E os balões dos casamentos?

O Governo proibiu o lançamento de balões de São João, o período crítico de incêndios vigora de 22 de Junho a 30 de Setembro, período em que é proibido lançar balões e foguetes.

Apesar de sentir pena de não ver o céu iluminar-se com centenas de balões, compreendo e aceito a decisão, acima de tudo temos de proteger o que é nosso e lançar centenas de possíveis ignições de incêndios não é a melhor forma de o fazer, embora que se a noite de hoje estiver igual à de ontem o perigo seria diminuto dada a quantidade de orvalho, as típicas orvalhadas de São João demoraram, mas chegaram.

Espero que devido a esta situação não se inventem novos balões de São João que substituam a chama tradicional por uma artificial.

 

Há muito tempo que me questiono porque é que ainda ninguém levantou a questão dos balões dos casamentos, se levantaram ainda não tomei conhecimento.

Os balões brancos com luzinha levam no seu interior uma pilha ou bateria, quando largamos aquele balão carregado de simbolismo, largamos literalmente uma bomba ecológica.

Uma pilha pode ficar 100 anos no meio ambiente a poluir, a libertar por exemplo mercúrio.

 

O mercúrio é um metal pesado com efeitos perversos à saúde, especialmente no desenvolvimento dos fetos e em crianças. Independentemente de onde é lançado, este metal percorre longas distâncias através dos oceanos e da atmosfera, chega a ser transportado de um continente para o outro. Quando inalado na forma de vapor, danifica os sistemas imunológico e nervoso central, tiroide, rins, pulmões e olhos. Os sintomas incluem tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, disfunção motora, distúrbios neurológicos e comportamentais.

balão led.jpg

Esta imagem pode ser muito bonita, mas em termos ecológicos é um crime, lançar por si só balões é lançar lixo para o céu, quando no seu interior levam uma pilha é literalmente lançar veneno que é impossível de controlar, pois dependendo do vento, estes balões podem percorrer grandes distâncias.

Como é habitual deixamos de pensar nas coisas quando elas desaparecem do nosso campo de visão, mas isso não significa que elas se evaporaram, os balões desaparecem da nossa vista, mas não desaparecem do ambiente, ficarão por lá muito tempo, seja nas florestas, seja nos oceanos, a poluir.

 

Todos os dias cometemos pequenos crimes ambientais, seja por desperdiçarmos água potável, por não separarmos todo o lixo, por usarmos um aerossol, por nos esquecermos de uma luz acesa, a nossa pegada ecológica é enorme e tem tendência a aumentar, a evolução tecnológica anda de mãos-dadas com o lixo eletrónico, difícil de tratar e reciclar, poluímos cada vez mais, consumimos cada vez mais recursos, se é difícil mudar pequenos hábitos, não podemos fechar os olhos a estes grandes crimes que passam despercebidos.

 

Não tenho números dos balões lançados todos os anos, mas tento em conta que é prática corrente em muitos casamentos e que é lançado um balão por cada convidado, tendo por base os dados do INE, em 2016 existiram 32.399 casamentos, supondo que em metade se lançaram balões, podemos arredondar para 15.000 e que cada casamento teve em média 100 convidados, foram lançados 1.500.000 balões.

Este número é uma extrapolação, mas mesmo que tenham sido metade, será que nunca ninguém pensou para onde irão tantos balões e que consequências podem ter para o ambiente?

 

Deixo-vos uma sugestão bonita e ecológica, no próximo casamento libertem pombas, simbolizam paz e não prejudicam o meio-ambiente.

2695e0_5c8b601b7da74a739a86a1d8684676b7.jpg

 

fotolia_14396759_XS.jpg

 

48 comentários

Comentar post

Pág. 1/2