Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Empresas Portuguesas - Mas o que vos anda a passar pela cabeça?





O meu MQT hoje tinha uma reunião e como é habitual pergunteiqual era empresa, mal ele escreveu o nome tratei logo de o colar no Google parasaber mais sobre a dita empresa, tenho sempre curiosidade pelo trabalho dele epara quem trabalha.
A empresa tem site institucional em PT, EN e ES, o que ésempre bom, existem montes de empresas que nem um site têm e outras que estãoanos com um “under construction”.
Como é habitual passeio pelo site, que no fundo são 4páginas muito, muito pobres e o que descubro? Coisas super interessantes:
- Nome da empresa na apresentação escrito entre aspas! What?
- Erros ortográficos, falta de acentos, pontuação excessivae uma miscelânea de frases feitas que juntas não fazem sentido nenhum. Mas nemuma menção ao objeto de negócio da empresa.
Resolvi espreitar o texto em Inglês e consegue ser pior, temainda mais erros ortográficos e diversos erros gramaticais. Abro a página de apresentação emEspanhol e consegue ser o mais equilibrado dos três, mas continua a ter erros ea não mencionar o que a empresa faz.
Nas restantes 3 páginas existentes a pobreza dos textos continuae os erros ortográficos também, as fotos que ilustram o site apesar de nãoserem más, são escassas, mas suficientes para perceber que o design dosprodutos e respetivas embalagens é muito pobre e ultrapassado.
Fecho o site e penso como é possível que uma empresa queexporta para 80 países, está presente em feiras internacionais e pelos vistosmuito bem de saúde financeira não tem ninguém que se preocupe com a Imagem que transmiteaos seus potenciais clientes.
Em termos de marketing acredito, não tenho dados, que cercade 80% das empresas portuguesas estão 30 anos atrasadas em relação às empresasde países mais desenvolvidos, há ainda muito trabalho a desenvolver neste campoporque o marketing ainda é tido como um custo e associado apenas à publicidade.Ideia completamente errada e míope.
Mas deixo uma dica aos “empresários” portugueses, nãoquerem, não ligam não se importam com marketing tudo bem, fiem-se na virgem enão corram; Não ligam à imagem e ao design porque vendem sem problemas,continuem a vender os produtos que vendiam há 10/15/20 anos atrás porque claroeles vão sempre continuar a vender-se magicamente só porque sim.
Mas pelo menos se publicarem alguma coisa online antes defazerem publicar colem o texto no Word, esse programa fantástico que detetaerros ortográficos e até gramaticais, e só depois se corrigirem as palavras queaparecem a vermelho e verificarem se querem manter as palavras que aparecem a azul é quecolam o texto no site. A sério não custa nada, perdem 2 minutos e evitamter erros rudimentares na vossa montra digital.
Porque mais vale perder dois minutos com a imagem do queperder a credibilidade em dois minutos.

1 comentário

Comentar post