Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Eu, em modo professora

Parece mentira, até a mim parece mentira, eu que nunca tive paciência para isso, e na verdade não é bem isso que irá acontecer, mas não anda muito longe.

Daqui a 30m mais coisa menos coisa terei 30 alunos de uma escola profissional a tentarem perceber como funciona o departamento de marketing da empresa.

Estou a rezar para que sejam alunos desinteressados e com poucas perguntas, pois apesar de a visita estar marcada há um mês, eu e a responsável de qualidade tínhamo-nos esquecido completamente dela.

Não há qualquer problema eu safo-me com o improviso, só que digamos que o meu humor hoje está, elétrico, talvez seja essa a palavra, é que quando estava a tentar esquematizar que perguntas poderiam fazer, as respostas que me surgiram são no mínimo estranhas.

 

- O que é o marketing?

É tudo o que patrão não souber tratar sozinho.

- Como é que é trabalhar em marketing?

É como fazer omeletes sem ovos.

- Qual o orçamento da empresa para o marketing?

São as migalhas que sobram dos outros departamentos, especialmente do de vendas.

- O que é mais interessante no marketing?

É quando realmente alguém te deixa fazer marketing.

- Quais os objetivos de marketing para 2017?

Tentar que não estraguem o que fizemos em 2015 e 2016.

- Ser gestor de marketing é uma profissão interessante?

Só nos livros e nos filmes.

 

E depois dir-lhes-ia de forma muita séria e assertiva:

 

Meus caros, esqueçam o marketing e o departamento de marketing, nunca serão levados a sério, o mais certo é estarem debaixo do departamento comercial, quando supostamente deveria acontecer o contrário.

Serão constantemente vistos como potenciais bons comerciais, mesmo que não tenham a mínima apetência para vender um parafuso.

No máximo irão ter sorte de tratar da comunicação da empresa.

Boa sorte para não serem confundidos com designers gráficos e webdesigners.

Preparem-se para conhecerem o verdadeiro significado da polivalência e não serem recompensados por isso.

Preparem-se para ver a milhas erros de gestão e ninguém vos dar ouvidos, preparem-se para vos usurparem ideias e para estarem sempre nos bastidores.

A sério sigam o meu conselho, optem por outra área, qualquer uma, depois de terem um canudo se disserem que gostam de marketing, podem fazer marketing, até podem ser engenheiros ou advogados, não interessa nada.

O marketing é uma coisa abstrata na cabeça das pessoas e por isso pode ser desempenhado por qualquer um que tenha gosto, perdão, competência, para o fazer.

Por isso dedicam-se a outra coisa, ouçam quem só quer o vosso bem.

56 comentários

Comentar post