Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Feminismo não é ser anti feminino

Emma Watson fez um ensaio fotográfico para a Vanity Fair em que mostra parte dos seios, nada de surpreendente, é uma atriz a ser fotografada em poses mais ou menos sensuais para uma publicação que é famosa por esse tipo conteúdo.

Mas sendo Emma Watson porta-voz da campanha nas Nações Unidas #HeForShe, que tenta levar os homens a defenderem o feminismo, as feministas mais fanáticas não tardaram a criticar a atriz e já vieram acusar a atriz de trair os ideais feministas.

Parece existir uma clara confusão entre o ser feminista e ser feminina, entre ser feminista e ser sexy, entre ser feminista e ser bonita, entre ser feminista e ter seios e não ter medo de os mostrar.

 

Ser feminista não é a mesma coisa que ser anti feminina, a mulher é feminina e sempre será, faz parte da sua natureza, a mesma natureza que dá masculinidade ao homem e nem por isso o define como machista.

Esta mania que as mulheres para serem equivalentes aos homens necessitam de abdicar da sua natureza é tão má quanto o machismo, devemos ser aceites tal como somos, não temos de mudar a nossa essência para que nos aceitem e valorizem.

Não somos iguais aos homens, nem devemos ser, a magia reside na diferença, não podemos anular as particularidades de cada sexo, não podemos reprimir a exteriorização do que somos.

Não podemos agora ser todos andróginos para que não existam diferenças entre nós, isso não resolve o problema.

Devemos ser capazes de aceitar o que é diferente, quer seja uma questão de sexo, de cor, de raça, de etnia, tendência sexual, somos acima de tudo membros da mesma espécie e somos todos diferentes, únicos, valemos todos o mesmo e são as diferenças que nos fazem valer mais como conjunto.

Nunca entendi a necessidade de algumas feministas anularem o seu lado feminino, como se isso fosse um defeito, uma falha, uma fraqueza. Quando são as próprias pessoas que defendem a igualdade de direitos entre mulheres e homens a reprimir as caraterísticas das mulheres para se sentirem iguais é sinal que o caminho para a igualdade de direitos está mal traçado.

 

Não confundam igualdade de direitos com igualdade, não somos iguais.

 

Quanto há foto, não se trata de uma foto que faça da mulher um objeto, não se percebe nada mais do que o formato dos seios e é apenas uma foto mais reveladora no meio de um ensaio extremamente criativo e belo.

São exageros como este em que algumas pessoas caem que faz com que o feminismo seja visto por muitos, homens e mulheres, como uma paródia, um histerismo sem fundamento.

Se queremos ser levadas a sério, temos de lutar seriamente e conscientemente pelos nossos direitos e o direito de ser bela sem ser assediada é um dos direitos que necessitamos de conquistar e não esconder a nossa beleza.

 

Na semana em que se comemora o dia da mulher saibamos afirmar-nos como mulheres que somos.

 

A foto da polémica:

 

42 comentários

Comentar post