Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Não gosto do Pastgram

As redes socias têm-se revelado uma desilusão, o Facebook serve apenas para me recordar dos aniversários dos amigos, para trocar mensagens com alguns deles e ver as últimas notícias.

É raro o dia em que consiga estar no Facebook mais de cinco minutos.

A minha rede favorita era o Instagram, mais impessoal, mais bonita, mais simples, mais clean, onde podia seguir quem em apetecesse sem estar sempre a levar com notificações, publicidades, pedidos de jogos, comentários parvos, smiles, frases idiotas e tudo o que o Facebook tem de mau.

Mas eis que o Instagram foi comprado pelo Facebook e tudo mudou, primeiro apareceram as publicidades, que sinceramente não incomodavam muito, eram curtas, adequadas ao formato da rede social e facilmente ignoradas, mas o Mark resolveu meter o dedinho no algoritmo do Instagram e fazer a mesma conspurcação que fez no Facebook decidir o que é que nós queremos e devemos ver.

A particularidade mais interessante do Instagram era precisamente vermos apenas as últimas publicações, as fotos instantâneas, sabíamos sempre que veríamos as últimas fotos tiradas pelas pessoas que seguimos.

O insta deriva de instantâneo, o formato da foto quadrado, outra coisa que mudaram e não deviam ter mudado era o das fotos das antigas máquinas instantâneas, os filtros assemelhavam-se às fotos antigas que os nossos pais tiravam, o próprio logo da aplicação era baseado numa máquina instantânea.

A beleza do Instragram era entrar e ver todas aquelas fotos com o mesmo formato, perfeitamente alinhadas e instantâneas que se não consultássemos todos os dias poderiam passar-nos ao lado.

Conseguiram estragar a rede social mais interessante ao torna-la num produto comercial, cheio de interesses em que o interesse do utilizador é o único que não conta.

Para acabar definitivamente com o conceito conseguiram estragar o branding da aplicação e transforma-lo numa máquina de lavar roupa manchada de detergentes de várias cores.

Este é o exemplo típico de uma grande empresa que compra uma empresa mais pequena e arruína completamente a sua essência, descarateriza-a, desconstrói-a e configura-a apenas com vista ao lucro.

O Facebook fez do Instagram um Pastgram, um mural onde vemos o que eles acham que queremos e devemos ver sem nenhuma ordem cronológica específica.

 

Não gosto do Pastgram.

Quero o Instagram de volta.

 

Evolucion-logotipo-instagram copy (1).jpg

 

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.05.2016 12:05

    Eu até sou a favor de mudanças, mas quando se muda espera-se que seja para melhor e nunca para pior, neste caso para prejudicar os utilizadores.
    Isto é a mesma coisa que mudar um produto para pior.
  • Imagem de perfil

    Sofia 24.05.2016 12:06

    Gata, das mudanças para melhor e inteligentes? Ahaha
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.05.2016 12:09

    Sim, nem sempre as mudanças que visam o lucro a curto prazo são as mais inteligentes.
  • Imagem de perfil

    Sofia 24.05.2016 12:11

    Aqui onde trabalho é tudo para pior.lol
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.05.2016 12:13

    Em alguns locais é mesmo assim :(
    Noutros são as pessoas que se insurgem contra as mudanças só porque sim.
  • Imagem de perfil

    Sofia 24.05.2016 12:15

    Eu não me importo de mudar. desde que seja algo lógico e útil.
    Essas é só porque são do contra.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.05.2016 12:20

    Mudanças parvas também me deixam irritada, algumas coisas só servem mesmo para complicar a nossa vida.
  • Imagem de perfil

    Sofia 24.05.2016 12:25

    É o que tem acontecido aqui, mas depois os senhores com canudos, quando falha não querem dar a mão á palmatória e continuam na mesma. lol
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.