Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Não quero viver num Mundo onde crianças de 11 anos se suicidam

Acabei de ler a carta de Diego González no blog Homem Sem Blogue e ainda estou a tremer por dentro.

“Papá, mamã, estes 11 anos que estive com vocês têm sido muito bons e nunca os esquecerei tal como nunca vos irei esquecer. Papá, tu ensinaste-me a ser uma boa pessoa boa e a cumprir promessas, tal como brincaste muito comigo. Mamã, tu cuidaste muito de mim e levaste-me a muitos sítios. Os dois são incríveis e juntos são os melhores pais do mundo. Tata (irmã), aguentaste muitas coisas por mim e pelo papá. Estou muito grato e gosto muito de ti. Avô, tu sempre foste muito generoso comigo e preocupaste-te comigo. Gosto muito de ti. Lolo, ajudaste-me com os trabalhos de casa e sempre me trataste bem. Desejo-te muita sorte para que possas ver Eli. Digo-vos isto porque não aguento mais ir ao colégio e não há outra maneira de não ir. Espero que um dia sejam capazes de me odiar um pouco menos. Peço-vos que não se separem pois só a ver-vos juntos é que serei feliz. Sentirei saudades vossas e espero que um dia nos venhamos a encontrar no céu. Adeus para sempre.

 

Ah, mais uma coisa, espero que encontres trabalho depressa Tata.

 

Diego González”

 

Como é possível que uma criança de 11 anos se atire de uma janela do quinto andar e escreva uma nota de suicídio antes…

Percebe-se que os pais não eram negligentes, percebe-se que tinha uma boa estrutura familiar, percebe-se que era uma criança inteligente, percebe-se que era um miúdo generoso e bondoso.

Não há aqui uma família disfuncional, maus-tratos ou negligencia, ao que se apurou sofreria de bullying no colégio, sabe-se lá a pressão, as ameaças que foi vitima para preferir suicidar-se a falar com os pais.

Alguém me explique que mundo é este em que vivemos, onde as crianças não têm lugar nem espaço para serem crianças…

Estaremos a criar pequenos monstros? Estaremos assim tão desatentos?

Medo, muito medo de trazer alguém indefeso a este mundo.

 

15 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 21.01.2016 20:40

    É precisamente isso que me assusta, o que terão feito e dito à criança para que chegasse à conclusão que a sua única saída seria morrer.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 21.01.2016 20:54

    E é nestes casos que eu pergunto, que atenção dão os professores, educadores e auxiliares, que no fundo são quem passa mais horas com as nossas crianças, para não se aperceberem dos sinais - Sim porque já criança que chega a este ponto é porque a situação na escola estava totalmente descontrolada - para não o verem ou darem conta do que se passava?!
    Já mínimo tinham que haver sinais de que aquela criança não estava bem, ele matou se por amor de Deus é um acto totalmente desesperado.
    E os pais? Foi assim tão bem incorreto que não se a percebiam do terror diário daquela criança?
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.01.2016 09:21

    Eu conheço um caso que os pais estavam completamente enganados pelo filho, ele fingia que estava tudo bem e aparentava até ser um jovem feliz.
    Agora na escola é difícil que nenhum professor, auxiliar ou até outro colega não se tenha apercebido. Como dizes a situação deveria ser extremamente complicada para ele ter tomado esta atitude.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 22.01.2016 09:58

    Eu juro-te por muito que tente encontrar palavras ou justificação para uma tal atitude de uma criança de 11 anos não consigo. A única palavra que me vem à cabeça é negligência!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.01.2016 10:15

    Alguém terá sido negligente e conivente, não acredito que ninguém na escola não se tenha apercebido. Mas muitas vezes as pessoas preferem não ver, desvalorizam, mas alguém havia de saber.
    É por isso que é importante que se fale sobre o assunto, se debate e se criem mecanismos de alerta, pais e educadores deverão saber reconhecer os sinais.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 22.01.2016 10:29

    Acho que reconhecem mas no meio de tantas crianças acabam por não dar a importância devida a esse tipo de situações.
    Como tu dizes preferem não ver a tomar uma atitude!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.01.2016 10:37

    Eu recordo-me de no liceu alguns auxiliares assistirem passivamente a muitas coisas, outros não deixavam que ninguém tivesse atitudes menos boas à frente deles, pareciam sargentos e acredita dois auxiliares conseguiam impor bastante respeito na escola e chamavam à atenção, às vezes envergonhar o comportamento do agressor é suficiente para que ele não o volte a fazer.
    É preciso falar disto para que estejamos todos atentos.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 22.01.2016 10:50

    Uma das coisas que eu acho hoje em dia é que cada vez há menos respeito pelos professores/auxiliares/educadores.
    Hoje em dia se um destes levantar a voz para a criança ou repreender, logo a seguir está-lhe a ser instaurado um processo, são ameaçados, muitas vezes agredidos pelos pais das crianças. Por isso é que acho que aquele respeito e aquela ordem que havia antigamente foi um pouco posta de lado. Hoje em dia em vez de serem as crianças a respeitar os educadores são os educadores a temer represálias dos pais.
    Também acho que passa por aí!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.01.2016 11:04

    Eu também acho que sim, eu acho que devemos respeitar e proteger as crianças, mas chegamos a uma altura que parece que são idolatradas que nem lhe podemos usar levantar-lhe a voz.
    Depois sentem-se as donas do mundo, ficam egocêntricas, protegidas pelos pais que não educam nem deixam educar e sentem que podem fazer tudo sem consequências.
    Só de pensar que espécie de adultos serão até tenho medo.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 22.01.2016 11:45

    Por isso é que diariamente temos que nos capacitar como pais que, se os nossos filhos passam 9 a 12h entre escolas e colégios, temos que respeitar e ouvir os educadores e não amedrontá-los e inferiorizar o seu trabalho porque com isso só vamos fazer com que eles façam cada vez pior o trabalho deles.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.01.2016 12:00

    É impressionante mas em 20 anos ou menos os professores passaram de ser uma classe admirada e respeitada para uma classe desprezada e inferiorizada.
    Eu acho que tem a ver um bocado com as pessoas acharem que lhes pagam os ordenados e que por isso podem mandar neles e dizerem-lhe o que bem entendem.
    Existem muitos professores incompetentes e sem vocação, mas acredito não são a maioria.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 22.01.2016 12:16

    Opá quero querer que não!
    Óbvio, como em todas as profissões, temos os bons e os maus (mas esses são uma minoria).
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.01.2016 12:20

    Eu gosto de pensar que sim, que os incompetentes são uma minoria.
    Mal de nós se pensássemos o contrário.

    (Mas mentiria se não dissesse que tenho dias em que acho mesmo que 90% das pessoas são incompetentes ou parvas.)

  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 22.01.2016 12:24

    Sim mas há dias em que parece que só nos aparecem abéculas à frente dos olhos!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.