Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

O véu de Marine Le Pen

Há muito que quero falar sobre da líder da Frente Nacional, o partido de extrema-direita francês, teria muito a dizer sobre as propostas de Marine Le Pen.

Mas hoje, e apesar de não concordar em nada com a sua ideologia, tenho de dizer que fez muito bem em recusar-se a usar véu no encontro com o mufti de Beirute.

Aplaudiria de pé a atitude, caso não percebesse o perigo da disseminação desta atitude, este tipo de comportamentos aplaudidos colocam-na mais perto da vitória.

Esta ilusão que ela defende os valores da República, das mulheres e outros similares é perigosa, ela até pode defender, a verdade é que todos os candidatos defendem sempre o melhor para o seu país, mas é um melhor à sua imagem, de acordo com os seus valores.

Queremos um país, uma Europa forte, mas a que custo?

Valerá a pena sacrificar décadas de liberdade, igualdade e fraternidade para conseguir um país mais forte?

E será realmente um país mais forte? Ou será um país mais fechado? Culturalmente mais pobre? Mais triste?

Há muito que falo do poder de contaminação da eleição de Donald Trump e do Brexit, se esta ideologia se propagar à França esperam-se tempos tumultuosos na União Europeia, a França sempre teve um papel determinante na defesa da liberdade e da igualdade, será que a Europa estará preparada para assistir a uma inversão de papéis?

Passará a ser a Alemanha a defensora da igualdade? Resistirá Angela Merkel?

Estas questões parecem estar longe do mundo dos portugueses, mas estão muito próximas, estão mesmo aqui no nosso quintal, e não, não é porque temos muitos portugueses espalhados pelo mundo, é mesmo porque Portugal faz parte da Europa e do Mundo e se o Mundo ficar doente nós sofreremos as consequências, se não formos contagiados pelo vírus do protecionismo, seremos afetados pelas sequelas dos outros países, especialmente da Europa.

Estaremos a regressar às fronteiras? Ao protecionismo? À concorrência? À exclusão? À discriminação? À segregação? À desunião de nacionalidades, credos e raças?

Esperemos que este tempo de incerteza sirva para reforçar os valores que uniram a Europa e não para a dividir e separar.

Que este véu negro que cobre a Europa se rasgue e voe para bem longe.

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.02.2017 11:24

    Eu não vejo mal em ela recusar usar véu, acho que fez bem, tendo dado essa justificação mais do que válida ou não tendo dado.
    Não é aqui essa a questão.
    O problema é sempre o dinheiro e a próxima crise financeira será ainda pior do que a anterior... Nem quero pensar nas consequências.
    Mas se pelo caminho perdemos valores, o que nos restará?
    É um caminho perigoso este da divisão da Europa.
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 22.02.2017 11:29

    Os valores tem mudado muito ao longo do tempo.
    Nestes 25 anos, viveu-se muito acima da capacidade do mundo, graças ao dinheiro ter aumentado (brutalmente...) em disponibilidade. Uma das maneiras foi centrar a produção onde os custos são mais baratos. É por isso que podes comprar um telemóvel por 500 euros, quando as peças para ele podem custar 5000 euros. Melhorou a capacidade de vida, centrando as coisas. Num sistema perfeito, está certo mas, o mundo nunca foi nem nunca será assim. A igualdade de cá é diferente da do Irão que é diferente da de França e que é diferente da Indonésia. Quando removes as formas de gerir essas ligações, já perdeste os teus valores e não os podes reclamar de volta.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.02.2017 11:36

    Há realmente uma disparidade entre o que se compra e o valor para produzir determinados produtos.
    Já se sabia que esta economia frágil não duraria muito tempo, com o aumento da classe média da China aumenta o consumo interno e os preços para os produtos exportados aumentam.
    Há tendência para voltarmos a privilegiar a economia local e os produtos nacionais, mas isso é uma questão de mentalidades, não é pelo fecho de fronteiras que se consegue, o que acontecerá quando as pessoas perceberem que não terão acesso a um sem fim de produtos que tinham como garantidos?
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 22.02.2017 11:43

    Essa é a parte que ainda está escondida e que pouca gente se importa.
    É por isso que estamos num limbo, que qualquer lado para onde te vires, os problemas são maiores que as virtudes. É nisso que as eleições vão pesando. Dantes, tinhas os instrumentos de fronteiras para aumentar o preço das coisas externas, beneficiando as internas.
    Ainda ontem revelaram um inquérito onde 74,6% das pessoas não se importavam de comer 1 carcaça por dia como refeição durante 2 semanas, em troca de terem um telemóvel topo de gama. No entanto, só 35% fariam o mesmo por um carro topo de gama.
    É nisto que o extremismo vai ganhando pontos e no momento de votar, pesando um e outro, escolhem aquele que puxa pela parte pessoal, já que os outros é habitual prometerem tudo e espetar-lhes uma faca nas costas.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.02.2017 11:48

    As pessoas não se importam porque não pensam...
    Será que ninguém pensa como é possível comprarmos uma peça de roupa 70% mais barata que há 30 anos atrás?
    As pessoas estão descontentes, à deriva, se alguém chegar com uma tábua de salvação e lhes der esperança, elas agarram-se muitas vezes sem pensar nas consequências.
    É como vender a alma ao diabo pela vida eterna, só que esquecem-se de perguntar se essa vida é realmente boa.
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 22.02.2017 11:52

    É isso mesmo que está a acontecer. Enquanto era tudo bonito e "livre" ninguém se importava com essas coisas. Agora, aquilo que prometeram como o "mundo unido", já não chama a atenção. Quando te tiram o pouco em que acreditas, até votas no diabo para te vingares daqueles que te usaram para proveito próprio durante tanto tempo. Nem que seja porque sabes que o diabo te irá trair e não será supresa nenhuma.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 22.02.2017 11:56

    É mesmo isso querem-se vingar dos políticos e das políticas que conduziram o mundo a este ponto, mas não param para pensar que não estão a vingar nada, só a fazerem a sua própria vida mais difícil, porque os responsáveis por isto nunca serão verdadeiramente afectados.
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 22.02.2017 12:02

    O que a maioria das pessoas ignorava é que os políticos não passam de fantoches nas mãos de outros que não se mostram. E para se vingarem disso, vota-se no que diz as coisas que se dizem em "conversas de café".
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.