Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Os planos

Há uma diferença entre o que planeamos e o que realmente se concretiza.

Quanto maior a ambição, maior a discrepância, quanto maior o sonho, maior a desilusão.

Sempre admirei as pessoas que traçam um caminho e se mantêm fiéis a esse rumo, pessoas que planeiam até ao mais ínfimo detalhe de tudo e mesmo quando tudo descarrila, mantêm a calma e com uma disciplina irrepreensível colocam tudo no seu devido lugar.

Sem achaques, sem crises nervosas, sem espetáculos, respiram fundo e resolvem, pragmatismo e sentido prático, qualidades que escasseiam e são essenciais para a sanidade mental das pessoas e para o funcionamento da sociedade.

Evitar-se-iam tantos dissabores se parássemos para pensar antes de abrirmos a boca, se esperássemos um pouco antes de reagirmos a quente.

Acredito que as pessoas com nervos de aço, calmas, serenas e comedidas são as mais felizes, mesmo que ao deitar vertam uma, duas ou muitas lágrimas de descompressão, só os sarilhos e o stress que evitam faz com tudo na sua vida seja mais fácil.

Emoções à flor da pele são bonitas, mas é quando são emoções boas, quando são más, não é assim tão bom sentir tudo intensamente como uma avalanche descontrolada.

Pudéssemos ser temperamentais com a paixão e comedidos com a desilusão, não podemos.

Não há dualidade de critérios nas emoções, por mais que se tente, quem vive as emoções intensamente, vive todas as emoções e não só as felizes.

Podemos sim ser comedidos na exteriorização, aprender a controlar o que sentimos para o bem e para o mal, é esse controle que nos permite calmamente retomar o plano.

Porque mais importante que o plano é termos a calma, muitas vezes a frieza e o discernimento de nos mantermos nele.

Num mundo onde tudo parece descartável, não podemos descartar o nosso plano só porque algo corre mal. Há que fazer reajustes, melhoramentos, alterar o caminho e em último recurso alterar o plano, ter um plano é importante, mesmo que o plano seja não fazer planos.

49 comentários

Comentar post