Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Porque é melhor tirar férias em Julho

A maior parte dos meus familiares, amigos e conhecidos tiram férias em Agosto, especialmente na última quinzena, eu por questões laborais tenho de tirar férias fora desse período e todos os anos temos de aturar as bocas dos outros, isto é uma moda bem portuguesa, ter sempre o que dizer em todas as ocasiões, caindo sempre nos lugares comuns e muitas vezes no ridículo, quem nunca o fez que atire a primeira pedra, mas o que é demais é exagero e moléstia e enjoa, levar todos os anos com a mesma lengalenga já começa a dar voltas ao estômago.

 

O simpático deprimido:

- Já foste de férias que sorte, eu ainda tenho de esperar mais 2/3/4 semanas, nunca mais chegam.

- E eu tenho de esperar um ano!

O invejoso:

- Não estás muito morena! O tempo não estava bom?

- Não sabes que demasiado sol faz cancro e envelhece!

O espertalhão:

- A comida era boa? Vens bem nutrida.

- Era, ainda estou inchada dos mojitos, mais uma semana e volto ao normal, mas o ar saudável é do bronze.

O chico-esperto:

- Foste de férias mas agora sou a eu a causar-te inveja, vou colocar muitas fotos para veres o que é bom.

- Eu vou de férias outra vez em Setembro, ainda temos uns dias. (Mesmo que não seja verdade.)

O ressacado:

- Foste agora eu gosto de ir depois de toda a gente para ser o último a rir.

- Acho que devias adiar eternamente as férias para seres sempre o último, já que em todos os meses existe alguém de férias.

 

Se há coisa que as férias não me dão é paciência, acho que já escrevi isso algures.

 

Para mim tirar férias em Julho só tem vantagens:

- O tempo, por norma, é mais estável em Julho do que em Agosto.

- Os dias são maiores em Julho, em Agosto começa a anoitecer muito cedo.

- Em Agosto é tudo mais caro, quer em Portugal, quer no exterior.

- Todos os locais turísticos estão cheios de gente, é impossível colocar uma toalha na praia sem ficar colado a alguém que não conhecemos de lado nenhum e que fica com o nariz a 30cm da nossa celulite.

- Depois das férias ficamos com mais disposição para tudo e tirando férias em Julho temos ainda os fins-de-semana de Agosto e Setembro para aproveitar o Verão.

 

Há quem prefira concentrar as férias numa época e ficar mais tempo contínuo de férias, eu tento sempre distribuir as férias ao longo do ano tirando o período maior de duas semanas no Verão.

O esquema é simples, o final do ano é uma época que tem muitos feriados e acaba por dar para descansar e relaxar em família, Janeiro é um mês motivador e de planos e por isso não custa nada, logo depois temos o Carnaval e a Páscoa, perto da Páscoa tento sempre tirar uns dias para descansar, com sorte até podemos conjugar dias de férias com os feriados das festividades ou de Abril ou Maio, em Junho chega o calor com vários feriados, Julho é um mês quente com 31 de dias que não tem um único feriado e eu já estou a suspirar por férias por isso é o meu mês de eleição para as gozar, Agosto tem o feriado de dia 15 (novamente felizmente), costumo guardar uns dias para Setembro e depois de Setembro é sempre a correr até ao Natal com feriados novamente em Outubro, Novembro e Dezembro, o último trimestre do ano passa sempre a voar. Com esta organização são poucos os meses em que não tenho uma paragem.

Respeito quem goste de concentrar tudo em Agosto, mas depois não me venham dizer desdenhosos que parece que passo o ano inteiro de férias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.