Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Salamandra de Pellets - Review

Depois de muitas peripécias e alguns dissabores temos a salamandra de pellets a funcionar, tal como prometido deixo aqui a minha opinião sobre o aparelho e algumas considerações.

Depois da lista de vantagens e desvantagens que já fiz, faço agora uma lista de prós e contras já com experiência de uso:

 

Prós

 

Limpeza

É verdadeiramente uma limpeza, não suja nada fora da salamandra e o próprio aparelho é muito simples de limpar, basta utilizar um aspirador de cinzas e fica pronta a utilizar novamente, para limpar o vidro basta passar um pano seco, nada de anti gorduras ou detergentes mais agressivos.

Comodidade

É fantástico chegar a casa e a casa já estar quente, está programa de segunda a sexta para ligar às 18:00h assim quando entramos em casa o ambiente já está confortável, nos dias mais frios podemos sempre coloca-la a ligar mais cedo.

Consumo

Uma agradável surpresa pensei que iria consumir muito mais pelo que andei a ler, mas tem consumido um saco e meio por semana e tem de aquecer uma área de mais de 50m2.

Chama

Só conhecia uma pessoa com este sistema de aquecimento e a salamandra dela não fazia praticamente chama, a ausência da chama na lareira era uma coisa que me chateava, mas pesando as vantagens e desvantagens não era motivo para trocar, para minha surpresa e êxtase a nossa salamandra faz uma chama intensa, grande e alta, posso até dizer que faz mais chama que o recuperador de calor.

Odor

Mais uma surpresa boa, o odor é praticamente inexistente, não incomoda.

Aquecimento

Aquece muito mais rápido do que um recuperador de calor, 10m depois de estar ligada já se sente o calor a espalhar-se pela sala, demora muito menos tempo a aquecer o ambiente.

 

Calor a qualquer hora

Um dos problemas do recuperador de calor é que se o acendêssemos de manhã teríamos de o manter acesso durante o dia todo, caso quiséssemos sair, carregávamo-lo de lenha e esperávamos que aguentasse até regressarmos para chegarmos a casa com a casa quente, outras vezes sabendo que iriamos sair por exemplo a seguir ao almoço por muitas horas nem nos dávamos ao trabalho de o acender de manhã, pois o tempo que iria estar acesso só consumiria lenha e aqueceria muito pouco.

Com a salamandra não há esse problema, podemos liga-la só durante duas horas de manhã, desligamo-la quando saímos e até podemos programa-la para ligar antes de regressarmos, como aquece em 30m, temos a casa quente sempre que estamos em casa.

Temperatura regular

Podemos selecionar a temperatura ambiente que pretendemos e o aparelho faz a gestão dos pellets em função dessa temperatura.

Forte ou fraco

Para além de selecionarmos a temperatura podemos escolher o nível de potência, o que é ótimo, lá em casa costumamos usa-la no máximo até atingir a temperatura ideal e depois colocamos em modo automático ou eco nos dias menos frios.

 

Contras

Ruído

A ventilação faz algum ruído, mas nada de extraordinário, já que raramente temos o aparelho no máximo, não há essa necessidade, mas não é silencioso.

Manutenção

É a principal desvantagem, é necessário ter alguns cuidados para que o aparelho não se ressinta do uso, aspirar todos os dias as cinzas é essencial para que o seu rendimento seja máximo. Para além da limpeza regular é necessário no final de cada Inverno chamar um técnico especializado para realizar uma limpeza mais profunda, os preços variam consoante as marcas e os centros de assistência técnica.

Assistência Técnica

No caso da marca que compramos é péssima, mas se realizarem uma pesquisa perceberão que é geral, existem imensas queixas que se escusam da garantia com a falta de manutenção, é crítico, mas podem prevenir esta situação realizando a limpeza anual e guardando sempre a documentação.

Calor residual

O aparelho não acumula calor, um problema comum a outros tipos de aquecimento, não é tão problemático como o ar condicionado ou os termo- ventiladores, mas quando se desliga não fica a emanar calor como o recuperador de calor que aquecia as superfícies e demorava a arrefecer, confesso que tenho saudades do chão quente. Mas é um calor de queima e por isso mantém o ar quente durante bastante tempo.

 

Resumo:

O balanço é sem dúvida positivo especialmente pela comodidade, conforto e rapidez, é ótimo chegar a casa e ter um ambiente acolhedor e é fantástico poder ligar e desligar quando queremos no máximo ou no mínimo, tudo isto sem sujar nada e sem carregar lenha.

 

Considerações:

Se estão a pensar optar por este tipo de aquecimento tenham em consideração não só a potência, medida em KW mas também a eficiência, há salamandras pouco eficientes.

 

Modelo: Ática da marca Fireco com capacidade de 8,20Kw e uma eficiência de 85,21%.

26 comentários

Comentar post