Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Vamos por os acentos nas letras

Há o ditado que diz “vamos por os pontos nos is”, mas eu hoje quero criar o ditado:

Vamos colocar os acentos nas letras.

 

Caros senhores do sistema Android eu gosto muito de escrever com acentos, gosto mesmo e agora com a escrita inteligente nem é preciso saber escrever todas as palavras com acento porque o corretor corrige e sugere, uma maravilha. (Continuo sem entender como é que tanta gente dá erros ortográficos e até inventa palavras novas existindo corretores automáticos em todos os sistemas.)

O que não é uma maravilha é que sempre que esteja a escrever um SMS cada vez que use um acento o sistema assuma que usei um carácter especial e consuma logo o equivalente a 60 caracteres!

Como se isso não fosse suficiente a contagem dos carateres nem sempre é automática, ou seja, o primeiro acento é deduzido, mas os seguintes nem sempre, o que pode parecer bom, mas não é, porque deduzem depois.

O que acontece?

Envia-se uma mensagem e paga-se duas ou três.

Eu sei que grande parte dos portugueses tem pacotes de minutos, carregamentos obrigatórios ou fatura, mas eu faço parte da minoria que só carrega o telemóvel quando necessita e estar a pagar 3 mensagens quando só deveria pagar 1, aborrece-me.

Já que todo o propósito de deixar de ter carregamentos obrigatórios foi poupar dinheiro, poupo, em média, 110€ por ano em despesas com telemóvel, nos casos das assinaturas este valor pode facilmente chegar aos 150€/ano, se forem dois o valor dobra, mas este assunto fica para outro post.

Eu sei que no inglês não se usam acentos (excetuando as poucas palavras herdadas do francês), mas nem toda a gente fala inglês, há muito mais línguas no mundo, imensas que usam acentos, o português, o francês e o espanhol por exemplo.

Eu gosto de escrever com acentos por isso tenho duas opções ou envio mensagens em inglês ou procuro encontrar sinónimos sem acento, mas às vezes é impossível encontra-los e não e se estamos em Portugal e somos portugueses, devemos falar e escrever em português, correto de preferência.

No meu telemóvel antigo conseguiu-se contornar esta situação, mas no atual não estou a conseguir, alguém sabe como resolver esta situação num Huawei P9 lite?

 

É realmente parva e aborrecida esta situação porque facilmente se envia um texto equivalente a 1 SMS e se pagam 10!

Não faço ideia se isto se deve à operadora, mas algo me diz que tem a ver com o sistema, de qualquer forma se houver para ir alguma alminha que me elucide, eu agradeço.

56 comentários

Comentar post