Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Xenofobia ou Opinião

Depois das declarações polémicas de Gentil Martins, sobre as quais tive oportunidade de falar aqui, a polémica estalou com as declarações de André Ventura na entrevista ao Jornal I.

André Ventura candidato à Câmara de Loures pelo PSD e com o apoio do CDS fez uma série de considerações sobre a etnia Cigana.

 

O que é que ele disse? O que a maioria das pessoas pensa, mas não diz numa entrevista, acusam-no de tentar ser popular, penso que aqui o mais grave não é propor medidas que agradem às massas, afinal todos os políticos o fazem em campanha, o mais grave é atacar uma minoria, uma atitude xenófoba e inadmissível.

Por mais que me custe a hipocrisia, pois se existe uma minoria que é ostracizada em Portugal é a etnia cigana, não posso aceitar que um candidato fale assim de um grupo, seja que grupo for.

 

Acredito que as suas intenções sejam as melhores, de fazer valer a lei para todos da mesma forma, pois se todos temos direitos, todos temos obrigações, acredito que as injustiças que conhece, também eu as conheço, o façam querer tomar uma atitude.

Mas só conhecemos nós injustiças perpetradas pelos Ciganos? Não existem pessoas de outras culturas a praticar os mesmos crimes? A viver dos mesmos subsídios? A viver à margem da lei?

Serão os Ciganos os donos das confeções que fazem a contrafação? Serão os Ciganos a fazer a distribuição massiva dos seus produtos?

Serão os Ciganos que importam as drogas?

 

Há pessoas de todas as culturas e de todas as classes envolvidas nos mais diversos crimes e, arrisco dizer, que quanto mais perto do topo da cadeia criminosa se chega, mais pessoas com uma imagem inocente e perfeitamente incluídas na sociedade encontraremos.

Se existe algo que a sociologia nos ensina e que a história já nos demonstrou é que não é pela exclusão que se resolvem os problemas, mas sim pela inclusão.

Existem realmente problemas com a etnia cigana, muitos deles potenciados pela sociedade, pois a verdade é que todo o estigma que envolve a cultura deles faz-nos temê-los e querer vê-los à distância, não será pois de admirar que formem comunidades isoladas, se todas as outras comunidades os querem longe.

 

Já tive vizinhos ciganos, qual foi a primeira reação da vizinhança? Pânico! O que aconteceu? Nada, a única coisa que mudou é que passaram a existir mais festas na rua, admiro a sua capacidade de celebração, acredito mesmo que celebram sem motivo.

Não causaram problemas a ninguém, pelo contrário, alimentavam diariamente um pobre desgraçado sem eira nem beira, emprestaram dinheiro a uma família em apuros e até desenrascam alguma peça de sucata que se necessitava.

 

Se esta família cigana é a exceção à regra? Não sei. Mas até pode ser a regra, pois assim de repente não conheço ninguém que tenha tido problemas com ciganos, a não ser um pequeno desentendimento a discutir preços na feira de Custóias.

Na minha opinião, é mais a fama do que outra coisa, e eles inteligentes usam a fama para intimidar e quando todas as outras pessoas parecem estar contra eles, o medo faz com que consigam ter o querem.

 

Serão os ciganos assim tão diferentes dos outros portugueses?

Nós, os especialistas em chico-espertismo, que usamos todos os esquemas e artimanhas para ter acesso a algo ou para nos safarmos de algo, somos assim tão diferentes deles?

 

As generalizações de André Ventura são Xenofobia, não se trata de dizer apenas o que é politicamente correto, trata-se de propor o que é correto e discriminar uma etnia não é correto.

As declarações de Gentil Martins não são menos graves que as de André Ventura, em ambos os casos, não se trata de uma opinião, trata-se de discriminação.

 

Qual a diferença? Umas foram proferidas por um médico respeitado e que, infelizmente, representam ainda a opinião da maioria das pessoas, que não têm coragem de assumir a sua mentalidade, mas que aplaudem quem assume, as outras foram proferidas por um político, a classe maldita, que disse o que todas as pessoas dizem, mas que não acham bem que se faça disso campanha porque é ganhar votos.

 

Nada de novo portanto, continuamos a viver na mesma hipocrisia de sempre.

Este post é a minha opinião.

38 comentários

Comentar post