Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

A beleza real no Calendário Pirelli

O fotógrafo alemão Peter Lindbergh foi o escolhido para realizar a 44ª edição do lendário calendário da marca Pirelli.

As protagonistas são 14 atrizes bem conhecidas: Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong'o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi.

 

O título escolhido foi "Emocional" e Lindbergh garante que não é um calendário "sobre corpos perfeitos, mas sobre a sensibilidade e a emoção, desnudando a alma das protagonistas, que ficam mais nuas do que o nu” e diz que o objetivo é “lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem de ser quem se é e da sensibilidade”.

 

Na minha opinião, este é um dos mais belos calendários da marca porque se centra na pessoa e não na sua imagem, pelas imagens de divulgação percebe-se que o fotógrafo quis realmente fotografar a alma das protagonistas e é possível ver o seu carisma nas fotos.

Isto sim é beleza real de mulheres reais, totalmente diferente das parvoíces que nos têm andado a impingir, desde as campanhas de uma marca de beleza até aos modelos XLL, a beleza real vem de dentro e espelha-se no rosto.

Fotografias cruas, autênticas, despretensiosas, onde as formas são relegadas para segundo plano dando lugar à mensagem, à aura, à sensibilidade e à singularidade de cada uma das protagonistas.

 

A edição de 2016 já quebrou com a tendência, pessoalmente acho que este ano o calendário fica a ganhar pela elegância e pela demonstração de que não é preciso chocar para passar a mensagem.

 

Ações como esta fazem realmente diferença na mudança de mentalidades, há um longo caminho a percorrer contra a objetificação da mulher, sem dúvida que a Pirelli ao abdicar do seu calendário mundialmente famoso e reconhecido pela beleza e sensualidade das intervenientes é um passo gigantesco.

 

Parabéns Peter Lindbergh é preciso muita sensibilidade para captar a sensibilidade os outros.

 

Algumas das fotos:

 

 O vídeo do backstage:

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.