A beleza real no Calendário Pirelli
O fotógrafo alemão Peter Lindbergh foi o escolhido para realizar a 44ª edição do lendário calendário da marca Pirelli.
As protagonistas são 14 atrizes bem conhecidas: Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong'o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi.
O título escolhido foi "Emocional" e Lindbergh garante que não é um calendário "sobre corpos perfeitos, mas sobre a sensibilidade e a emoção, desnudando a alma das protagonistas, que ficam mais nuas do que o nu” e diz que o objetivo é “lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem de ser quem se é e da sensibilidade”.
Na minha opinião, este é um dos mais belos calendários da marca porque se centra na pessoa e não na sua imagem, pelas imagens de divulgação percebe-se que o fotógrafo quis realmente fotografar a alma das protagonistas e é possível ver o seu carisma nas fotos.
Isto sim é beleza real de mulheres reais, totalmente diferente das parvoíces que nos têm andado a impingir, desde as campanhas de uma marca de beleza até aos modelos XLL, a beleza real vem de dentro e espelha-se no rosto.
Fotografias cruas, autênticas, despretensiosas, onde as formas são relegadas para segundo plano dando lugar à mensagem, à aura, à sensibilidade e à singularidade de cada uma das protagonistas.
A edição de 2016 já quebrou com a tendência, pessoalmente acho que este ano o calendário fica a ganhar pela elegância e pela demonstração de que não é preciso chocar para passar a mensagem.
Ações como esta fazem realmente diferença na mudança de mentalidades, há um longo caminho a percorrer contra a objetificação da mulher, sem dúvida que a Pirelli ao abdicar do seu calendário mundialmente famoso e reconhecido pela beleza e sensualidade das intervenientes é um passo gigantesco.
Parabéns Peter Lindbergh é preciso muita sensibilidade para captar a sensibilidade os outros.
Algumas das fotos:
O vídeo do backstage: