Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

A lição do dress code

O dress code deveria ser obrigatório em qualquer convite, adequar a roupa a cada ocasião é essencial, não só pelo respeito aos anfitriões como para nos sentirmos bem no ambiente.

Muitos dirão que se formos fieis a nós próprios estaremos sempre bem, não discordo, mas mesmo dentro de cada estilo há diferenças e possíveis adaptações, por isso é sempre bom adequarmos o outfit ao contexto.

Odeio errar no dress code….

 

Convite inesperado para jantar de aniversário.

Saio do trabalho à pressa, já depois da hora, pelo caminho telefonema importante, encosto e passam mais uns 20 minutos.

Tenho de decidir se paro ou não para despachar uns recados ou sigo para casa?

Se paro tenho de seguir direta para o jantar, se não paro posso tomar um duche rápido e mudar de roupa.

Logo hoje que vim mais casual, pensei, não tenho solução, tenho de ir direta para casa.

Chego a casa, correria, penso num possível presente, tento idealizar o que vestir durante o banho.

Visto uma roupa, parece-me demasiado informal, visto outra, demasiado formal, olho para os vestidos no roupeiro, não me apetece vestir nenhum, opto pela roupa mais informal, sigo para a casa de banho para me maquilhar, olho para o espelho, estou demasiado informal, regresso ao quarto opto por um outfit mais clássico.

Tenho de escolher o calçado, uns botins rasos é o que me apetece calçar, mas as botas de salto provavelmente são melhor opção, pensando melhor uns stilettos é que ficavam bem.

- Amor achas que devo ir de saltos?

- Não sei, acho que não. É um jantar em casa, as festas dela costumavam ter dress code, mas ela não mencionou.

- Ok, então vou confortável.

 

Saímos, pelo caminho ainda conseguimos comprar um presente e chegar dentro da hora.

Tocamos à companhia, somos atendidos pela empregada fardada a rigor, tive um mau pressentimento.

Já no hall avisto a aniversariante que desce a escadaria num deslumbrante vestido de noite.

Normal, é aniversariante pensei, entretanto avisto uma convidada.

Qual o outfit? Um vestido.

Confesso que me comecei a sentir desconfortável, as mulheres estavam todas de vestido e saltos, entretanto chegam mais duas convidadas a usar calças, sinto-me mais confortável.

 

Passei parte da noite a pensar na minha ingenuidade, a aniversariante é das mulheres que conheço que melhor se vestem, sempre elegante, não perde uma boa ocasião para usar lindos vestidos, como é que pensei que o seu jantar de aniversário poderia ser descontraído?

Como?

A pressa, a presa é inimiga do discernimento.

Este episódio serve para reforçar duas máximas que sei de cor, mas que teimo em não respeitar.

1 - Stilettos ficam sempre bem, na dúvida calçam-se stilettos.

2 - Na dúvida usa-se um vestido preto.

Ter um vestido preto que fica bem em qualquer ocasião pronto a usar é imperativo! .Sem ser demasiado formal ou demasiado simples, complementa-se com uns bonitos acessórios e está-se sempre bem.

 

E outra máxima que não é consensual mas que não deixa de ser verdadeira:

3 - É preferível chegar atrasada e maravilhosa do que ser pontual e não estar no nosso melhor.

46 comentários

Comentar post

Pág. 1/2