Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Agradecimento e nota para os emigrantes

O apoio dos emigrantes portugueses à seleção foi maravilhoso, milhares de adeptos com presença constante em todos os pontos por onde a seleção passava.

Milhares de apoiantes nas bancadas, embora tenha sido necessário o patrocínio de claques de clubes portugueses para que se pudessem ouvir nas bancadas os gritos e o clamor pela equipa portuguesa, é certo que dado o mote os adeptos seguiram-no e fizeram-se ouvir bem alto.

Jogar em França foi quase como jogar em casa tal foi apoio que a seleção recebeu, foi um apoio espontâneo, se planeado poderia ter sido bem maior, mas não houve coordenação entre a comunidade e as autoridades portuguesas, Hermano Sanches, vereador da Câmara de Paris é quem o afirma.

Fomos sem dúvida a seleção que fora de casa teve mais adeptos, uma grande claque que fez vibrar as bancadas, o orgulho e apoio dos emigrantes deixou orgulhosos todos portugueses.

A verdade é que os emigrantes portugueses aproveitaram a oportunidade para mostrarem aos franceses que são muitos, estão unidos e que apesar da sua natureza pacata e recatada são importantes em França, até outros emigrantes se juntaram à festa, as bandeiras da Argélia e da Tunísia andavam de par em par com a bandeira portuguesa nos festejos, numa clara afirmação da comunidade emigrante.

É sem dúvida emocionante ver os portugueses a afirmarem a sua cultura, a glorificarem as suas raízes, a não terem vergonha de se assumirem como portugueses e sentirem orgulho nisso.

Obrigada por todo o apoio que deram à nossa seleção, sem vocês não seria a mesma coisa, a festa não seria tão grande, a vitória não teria a mesma magia e não seria tão poética.

Mas agora peço-vos mantenham esse orgulho e esse espírito, especialmente quando regressarem a Portugal para passar férias, tragam esse orgulho português na bagagem.

Não se ridicularizam a falar francês aportuguesado, como se ninguém vos percebesse, não sejam mal-educados com a própria família e amigos, falem português em Portugal.

Não cometam a parvoíce de estarem a falar francês uns com os outros para depois berraram aos quatros ventos um calão carregado de palavrões quando o Jean ou Pierre estiverem a fazer asneiras. É ridículo. Ensinem a língua portuguesa aos vossos filhos e não só a parte da língua que não interessa a ninguém.

Se têm tanto orgulho em ser portugueses demonstrem-no quando estão em Portugal e parem de ser hipócritas.

Quem tem orgulho de ser português tem orgulho sempre e não só quando dá jeito.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 11:23

    Alguns saberão, outros, tal como os portugueses residentes em Portugal, não sabem porque não querem saber.

    A falta de fair-play ficou-lhes deveras mal, não esperava isso de um país que defende a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
  • Imagem de perfil

    Gaffe 12.07.2016 11:47

    Concordo. Foi e é vergonhoso o comportamento dos franceses.
    Mas a resposta portuguesa tem sido igualmente suja e muito pouco vencedora. O que leio e vejo em português é similar ao que leio e vejo em francês.
    Que porcaria.
    Salva-se o miúdo amoroso.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 12:36

    A verdade é que a atitude deles fez sobressair também o pior de nós, confesso que apesar de não gostar de entrar em picardias me ri bastante com os memes, piadas e até insultos que fizeram aos franceses, mas que não é uma atitude digna não é. Mas quando o povo que é supostamente mais educado e erudito nos trata com tanto desdém estavam à espera de quê?
    Acho que a maioria dos portugueses até foi bastante contido, somos pacatos.
    A atitude do miúdo foi fantástica, só tenho pena que não saiba falar português.
  • Imagem de perfil

    Gaffe 12.07.2016 13:24

    Não é a atitude de todos os franceses. É dos que têm iguais em Portugal. Há tolice em todo o lado.
    Sou metade francesa. O lado materno da minha mãe é velhíssima e genuinamente francês - a vitória de qualquer uma das selecções deixar-me-ia contente, se o futebol não me fosse indiferente - e tenho recebido mensagens de felicitações educadas, amorosas, embora resignadas, convincentes e sem réstia de insensatez, em língua francesa de gente que reconhece a derrota e que com desportivismo irrepreensível quer dar os parabéns ao meu lado tuga.

    Não são todos os franceses que atiram palermices pela net fora em relação ao vencedor do Euro. É um a minoria a que infelizmente se dá eco.
    As sanções está à porta. Atiremo-nos ao que realmente nos pode prejudicar, não é?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.