Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Agradecimento e nota para os emigrantes

O apoio dos emigrantes portugueses à seleção foi maravilhoso, milhares de adeptos com presença constante em todos os pontos por onde a seleção passava.

Milhares de apoiantes nas bancadas, embora tenha sido necessário o patrocínio de claques de clubes portugueses para que se pudessem ouvir nas bancadas os gritos e o clamor pela equipa portuguesa, é certo que dado o mote os adeptos seguiram-no e fizeram-se ouvir bem alto.

Jogar em França foi quase como jogar em casa tal foi apoio que a seleção recebeu, foi um apoio espontâneo, se planeado poderia ter sido bem maior, mas não houve coordenação entre a comunidade e as autoridades portuguesas, Hermano Sanches, vereador da Câmara de Paris é quem o afirma.

Fomos sem dúvida a seleção que fora de casa teve mais adeptos, uma grande claque que fez vibrar as bancadas, o orgulho e apoio dos emigrantes deixou orgulhosos todos portugueses.

A verdade é que os emigrantes portugueses aproveitaram a oportunidade para mostrarem aos franceses que são muitos, estão unidos e que apesar da sua natureza pacata e recatada são importantes em França, até outros emigrantes se juntaram à festa, as bandeiras da Argélia e da Tunísia andavam de par em par com a bandeira portuguesa nos festejos, numa clara afirmação da comunidade emigrante.

É sem dúvida emocionante ver os portugueses a afirmarem a sua cultura, a glorificarem as suas raízes, a não terem vergonha de se assumirem como portugueses e sentirem orgulho nisso.

Obrigada por todo o apoio que deram à nossa seleção, sem vocês não seria a mesma coisa, a festa não seria tão grande, a vitória não teria a mesma magia e não seria tão poética.

Mas agora peço-vos mantenham esse orgulho e esse espírito, especialmente quando regressarem a Portugal para passar férias, tragam esse orgulho português na bagagem.

Não se ridicularizam a falar francês aportuguesado, como se ninguém vos percebesse, não sejam mal-educados com a própria família e amigos, falem português em Portugal.

Não cometam a parvoíce de estarem a falar francês uns com os outros para depois berraram aos quatros ventos um calão carregado de palavrões quando o Jean ou Pierre estiverem a fazer asneiras. É ridículo. Ensinem a língua portuguesa aos vossos filhos e não só a parte da língua que não interessa a ninguém.

Se têm tanto orgulho em ser portugueses demonstrem-no quando estão em Portugal e parem de ser hipócritas.

Quem tem orgulho de ser português tem orgulho sempre e não só quando dá jeito.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 11:23

    Alguns saberão, outros, tal como os portugueses residentes em Portugal, não sabem porque não querem saber.

    A falta de fair-play ficou-lhes deveras mal, não esperava isso de um país que defende a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
  • Imagem de perfil

    Gaffe 12.07.2016 11:47

    Concordo. Foi e é vergonhoso o comportamento dos franceses.
    Mas a resposta portuguesa tem sido igualmente suja e muito pouco vencedora. O que leio e vejo em português é similar ao que leio e vejo em francês.
    Que porcaria.
    Salva-se o miúdo amoroso.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 12:36

    A verdade é que a atitude deles fez sobressair também o pior de nós, confesso que apesar de não gostar de entrar em picardias me ri bastante com os memes, piadas e até insultos que fizeram aos franceses, mas que não é uma atitude digna não é. Mas quando o povo que é supostamente mais educado e erudito nos trata com tanto desdém estavam à espera de quê?
    Acho que a maioria dos portugueses até foi bastante contido, somos pacatos.
    A atitude do miúdo foi fantástica, só tenho pena que não saiba falar português.
  • Imagem de perfil

    Gaffe 12.07.2016 13:24

    Não é a atitude de todos os franceses. É dos que têm iguais em Portugal. Há tolice em todo o lado.
    Sou metade francesa. O lado materno da minha mãe é velhíssima e genuinamente francês - a vitória de qualquer uma das selecções deixar-me-ia contente, se o futebol não me fosse indiferente - e tenho recebido mensagens de felicitações educadas, amorosas, embora resignadas, convincentes e sem réstia de insensatez, em língua francesa de gente que reconhece a derrota e que com desportivismo irrepreensível quer dar os parabéns ao meu lado tuga.

    Não são todos os franceses que atiram palermices pela net fora em relação ao vencedor do Euro. É um a minoria a que infelizmente se dá eco.
    As sanções está à porta. Atiremo-nos ao que realmente nos pode prejudicar, não é?
  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 14:14

    Concordo contigo quando dizes que não são todos, recebemos mensagens de clientes franceses a felicitar-nos pela vitória.
    Mas para mim o que fica é a imagem da própria seleção francesa, das televisões francesas, da falta das cores de Portugal na Torre Eiffel, entre outros casos, porque esses deveriam dar o exemplo.

    Ainda comentava há pouco com um colega que com esta loucura do futebol os portugueses nem se apercebem do estado do país. Multa zero diz António Costa, até pode ter zeros mas serão à direita.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.