Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Agradecimento e nota para os emigrantes

O apoio dos emigrantes portugueses à seleção foi maravilhoso, milhares de adeptos com presença constante em todos os pontos por onde a seleção passava.

Milhares de apoiantes nas bancadas, embora tenha sido necessário o patrocínio de claques de clubes portugueses para que se pudessem ouvir nas bancadas os gritos e o clamor pela equipa portuguesa, é certo que dado o mote os adeptos seguiram-no e fizeram-se ouvir bem alto.

Jogar em França foi quase como jogar em casa tal foi apoio que a seleção recebeu, foi um apoio espontâneo, se planeado poderia ter sido bem maior, mas não houve coordenação entre a comunidade e as autoridades portuguesas, Hermano Sanches, vereador da Câmara de Paris é quem o afirma.

Fomos sem dúvida a seleção que fora de casa teve mais adeptos, uma grande claque que fez vibrar as bancadas, o orgulho e apoio dos emigrantes deixou orgulhosos todos portugueses.

A verdade é que os emigrantes portugueses aproveitaram a oportunidade para mostrarem aos franceses que são muitos, estão unidos e que apesar da sua natureza pacata e recatada são importantes em França, até outros emigrantes se juntaram à festa, as bandeiras da Argélia e da Tunísia andavam de par em par com a bandeira portuguesa nos festejos, numa clara afirmação da comunidade emigrante.

É sem dúvida emocionante ver os portugueses a afirmarem a sua cultura, a glorificarem as suas raízes, a não terem vergonha de se assumirem como portugueses e sentirem orgulho nisso.

Obrigada por todo o apoio que deram à nossa seleção, sem vocês não seria a mesma coisa, a festa não seria tão grande, a vitória não teria a mesma magia e não seria tão poética.

Mas agora peço-vos mantenham esse orgulho e esse espírito, especialmente quando regressarem a Portugal para passar férias, tragam esse orgulho português na bagagem.

Não se ridicularizam a falar francês aportuguesado, como se ninguém vos percebesse, não sejam mal-educados com a própria família e amigos, falem português em Portugal.

Não cometam a parvoíce de estarem a falar francês uns com os outros para depois berraram aos quatros ventos um calão carregado de palavrões quando o Jean ou Pierre estiverem a fazer asneiras. É ridículo. Ensinem a língua portuguesa aos vossos filhos e não só a parte da língua que não interessa a ninguém.

Se têm tanto orgulho em ser portugueses demonstrem-no quando estão em Portugal e parem de ser hipócritas.

Quem tem orgulho de ser português tem orgulho sempre e não só quando dá jeito.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 12:40

    Misturar é normal, é automático, agora falar deliberadamente outra língua em Portugal acho uma atitude ridícula, adoro quando acham que ninguém os entende, como se as pessoas não aprendessem francês na escola.
    E quando insultam as crias em português, quase que me saltam os olhos da órbita!
  • Imagem de perfil

    Heidiland 12.07.2016 13:03

    Desculpa, mas tenho que discordar. Conheço dois tipos de pessoas em Glarus. Aquelas que não dominam a língua e que decidem misturá-las, porque não entendem que existe o equivalente da palavra X em português. Os exemplos mais recorrentes são: Termin (marcação, encontro ou reunião) e Post (correios).
    Como conheço pessoas que falam alemão e outras suíços e que decidem falar português ou alemão.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 14:08

    Li algures que com o passar do tempo é natural misturar vocabulário, mas concordo contigo que é também uma questão de hábito e de querer, mesmo que seja necessário estar com mais atenção quando se fala.
  • Imagem de perfil

    Heidiland 12.07.2016 14:16

    Nós procuramos separar as duas águas, se estamos a falar alemão é 100% alemão e português é a mesma coisa. Por exemplo, a minha vizinha tende a misturar os dois. Na minha opinião é um pouco feio dizer frases como "amanhã tenho um Termin na Gemeinde". Na minha cabeça esta frase não faz qualquer sentido.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 12.07.2016 14:20

    Não é feio, é inculto :)
    Fica mal é verdade, mas prefiro ouvir um português a falar português e a meter uma ou duas palavras de outra língua pelo meio do que a falar uma língua estrangeira, até porque na maioria das vezes nem a falam correctamente.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.