Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Alterações climáticas – Greta Thunberg

A preocupação com o aquecimento global e as alterações climáticas começou há 50 anos, há 50 anos, pessoalmente recordo-me de sempre conviver com este receio, lembro-me da preocupação com camada de ozono na década de 80, recordo-me bem de não me deixarem estar ao sol nas horas de maior calor e de ter de usar protetor solar quando a maioria das pessoas usava óleo Johnson ou creme de cenoura para bronzear mais rápido.

Recordo-me da preocupação com os aerossóis e com o gás dos frigoríficos, recordo-me também do alarme dos E’s, aditivos alimentares, a minha tia tinha uma lista impressa para verificar as etiquetas dos produtos.

Na década de 90 começaram as preocupações com o “pulmão do mundo”, o tema esteve bastante presente nas aulas de ciências e biologia, mas entretanto a floresta amazónica perdeu milhões de quilómetros de território.

Há anos que cientistas e ativistas alertam para a necessidade de se tomarem medidas urgentes para travar o aquecimento global, o degelo, mas nem a crescente torrente de catástrofes naturais é suficiente para despertar consciências.

Porquê?

O motivo é simples porque as alterações climáticas ainda não influenciam os mercados, ainda não são suficientemente graves para afetarem a vida das pessoas que realmente podem fazer algo para mudar este panorama catastrófico que se avizinha.

Os desastres climáticos foram a principal causa da deslocação de pessoas em todo o mundo na última década, forçaram mais de 20 milhões por ano a abandonarem as suas casas, isto deveria ser motivo para mudanças drásticas, só que há um detalhe, os mais vulneráveis são os cidadãos de países pobres, que, apesar de serem os que menos contribuíram para a poluição, são os que têm maior risco de serem diretamente afetados nos próximos anos.

Esconder a cabeça na areia ao refutar dados científicos com a falha de previsões dos cientistas, não é opção, é impossível prever com exatidão quando ocorrerá o ponto de viragem do qual não poderemos recuar, chegará o dia, o dia zero em que nada voltará a ser como antes, mas essa realidade já chegou, não podemos restituir o gelo aos calotes, não podemos ressuscitar espécies, não podemos parar a transformação brutal que o planeta Terra está a sofrer, estamos a mudar a composição da atmosfera e isso acarreta consequências gravíssimas para o planeta.

Lamentavelmente, não vejo este panorama mudar tão cedo, os interesses capitalistas, as grandes corporações e as grandes indústrias não estão interessadas em resolver a questão e consequentemente os Governos, financiados por estas, também não.

A solução passa pela mobilização da população no geral, pela reivindicação de medidas que tenham real impacto, por isso em vez de criticarem, gozarem e achincalharem Greta Thunberg, agradeçam-lhe por não ter medo de colocar o dedo na ferida.

Curiosamente a maioria da população portuguesa está preocupada com as alterações climáticas, só que não tem a real perceção das implicações dessas alterações e isso acontece porque as consequências não se fazem sentir no seu mundo, no seu dia-a-dia, ou pelo menos não se fazem sentir de forma prejudicial, afinal ter um verão antecipado em Fevereiro foi muito interessante.

Greta Thunberg está em Portugal e espero que a sua visita sirva para mudar algumas mentalidades e para abrir algumas mentes, não basta estar preocupados com as alterações climáticas, é preciso fazer algo para mudar este cenário que se adivinha catastrófico.

21 comentários

Comentar post