Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

As mulheres mandam em Game of Thrones e Fear the Walking Dead

Ontem, não foi fácil decidir que séries assistir, Game of Thrones era obrigatório, não queria ler spoilers hoje, mas entre Fear the Walking Dead e o último episódio de Better Call Saul a luta estava renhida.

Acabou por ganhar o Fear the Walking Dead e ainda bem, porque foi um excelente episódio, a série esta tão boa que não tarda ultrapassa a original que ao contrário desta tem estado demasiado morna, enquanto a família Clark tem mantido um ritmo frenético e Madison Clark tem-se revelado uma protagonista implacável, a versão feminina de Rick, como lhe chamo, é a minha personagem favorita, prática, determinada em salvar a família, o seu sangue frio gela-nos, é uma espécie de Claire mas sem dissimulação, é forte e não tem medo de o assumir.

É revigorante ver como protagonista de uma série de guerra uma mulher, especialmente porque é uma mulher comum, não uma mulher com super poderes.

 

Em Game of Thrones também as mulheres ganham destaque, a começar pela personagem que mais odeio Cersei Lannister e a que mais admiro Daenerys Targaryen, é curioso atribuírem aos homens o papel de piores vilões na série, adivinha-se que Euron Greyjoy seja a personagem mais odiada desta temporada, mas para mim a maior vilã da história é Cersei Lannister, seguida de perto por Ellaria Sand, ambas calculistas, implacáveis, frias e vingativas e muito mais inteligentes que Joffrey Baratheon e Ramsay Bolton que não passam de dois adolescentes egocêntricos com distúrbios comportamentais, o único personagem masculino que rivaliza com Cersei Lannister é Petyr Baelish mas conhecido por Littlefinger.

Também Arya Stark se adivinha uma assassina implacável que não tardará a eliminar todos os nomes da sua lista, o que nos leva ao início do episódio de ontem, onde Arya extermina de uma só vez toda a descendência Frey, ironicamente num banquete.

 

A série de ontem serviu para nos situar, perceber as alianças formadas e as intenções das mais diversas personagens, com tantas histórias a decorrer em simultâneo é difícil mostrar onde estão todas as personagens num só episódio, faltou saber onde se encontra Melisandre, uma das curiosidades que tinha que ficou por desvendar.

Mas não há dúvidas que serão as mulheres a ter o protagonismo da temporada, até Jonh Snow divide o protagonismo com a irmã, que finalmente deixou de ser uma enjoada.

O que mais anseio para esta temporada? Que Jonh Snow se encontre com Daenerys Targaryen, adivinho grandes coisas para os dois.

A grande questão da série - O que acontecerá a Cersei Lannister?

Será morta por Arya Stark? Seria poético que fosse morta pelo irmão. Mas será a morte o melhor destino para ela? Talvez não.

Esperemos pelos próximos capítulos.

 

Importa referir que enquanto no cinema encontramos pouquíssimos filmes onde as mulheres são as protagonistas, nas séries a tendência parece inversa, para além de Fear the Walking Dead e Game of Thrones temos o exemplo de The 100, How to Get Away with Murder, Homeland, Orphan Black, Orange Is The New Black, The Crown, o que têm todas estas séries em comum? Para além de terem mulheres como protagonistas, são séries de elevada qualidade.

12 comentários

Comentar post