Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Crítica Literária #2 - O Novíssimo Testamento

350_9789722041690_o_novissimo_testamento.jpg

Este foi o segundo livro que me chegou às mãos pelo O Livro Secreto.

Quando li o título fiquei entusiasmada, mas devo confessar que o entusiasmo diminuiu à medida que fui lendo.

 

Sinopse:

Um romance delirante que põe a hipótese de uma ressurreição de Jesus como mulher No tempo em que os Portugueses imperavam sobre o arquipélago de Cabo Verde, aconteceu num domingo de Páscoa, na minúscula freguesia do Lém, estar a morrer a mulher mais beata que a ilha de Santiago conhecera. Interpelando-a as netas sobre a sua última vontade, não quis ela, como seria de esperar, chamar o padre, respondendo em vez disso que gostaria de ser fotografada. Porém, assim que o flash disparou, um mistério inexplicável varreu a ilha de lés a lés; e, quando, ao fim de muitas peripécias, a fotografia foi finalmente revelada, a surpresa foi tão impossível que não houve, no mundo inteiro, uma só alma que conseguisse manter a boca fechada. A ilha quase ia ao fundo com a confusão… Se o Antigo Testamento anuncia a vinda do Messias e o Novo Testamento narra a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, este Novíssimo Testamento é uma autêntica revolução: pois dá testemunho da reencarnação de Jesus no corpo de uma mulher – ilhéu e africana – que parece ter vindo inaugurar a Terceira Idade do Mundo mas não está livre de enfrentar os preconceitos sociais, religiosos e políticos do seu tempo.

 

A história é interessante e o autor escreve bem, mas faz parágrafos tão grandes que tornam a leitura do livro muito pesada, chegam a ser páginas inteiras sem interrupções.

É interessante conhecer a cultura da ilha e os seus costumes, a história tem contornos hilariantes e tem situações que é impossível não rir.

Não é de certeza um livro que marca ou que nos faça querer devorar as suas páginas, mas consegue ser uma leitura descontraída pela história cómica que contrasta com uma escrita demasiado densa.

 

Nota média de 5.

Boas leituras.

6 comentários

Comentar post