Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Decoração de Natal: Decorar com criatividade

O Natal aproxima-se a passos largos e é altura de pensar na decoração, por todo o lado já se veem decorações natalícias à venda e a decorar montras e espaços comerciais. Já não faltará muito para que se comece a pensar no Natal no fim de Agosto, não é preciso exagerar, mas costumo dizer que se dedicamos tanto tempo e carinho a decorar, que as decorações permaneçam pelo menos um mês na casa.

A essência do Natal não advém das decorações natalícias, o espírito natalício é muito mais que isso e vai muito além do que se vê, é amor, paz, família, amizade, partilha e solidariedade, mas viver esta época em que a Humanidade faz um esforço para ser melhor num ambiente decorado de Natal torna tudo ainda mais especial, mais bonito e acolhedor.

A magia do Natal também é respirar Natal em toda a parte e nada melhor do que começar pela nossa própria casa, mas não é necessário gastar uma fortuna para conseguir uma decoração bonita, muitas vezes só se precisa de organização e muita criatividade.

 

Organizar e priorizar:

Se é a primeira vez que vão decorar a casa ou se estão cansados da decoração antiga, comecem por definir o que necessitam de comprar em primeiro lugar, sugiro que comprem de imediato:

 

- Árvore de Natal

É um adereço que provavelmente ficará com vocês por muitos anos por isso recomendo que invistam numa árvore de qualidade e com o tamanho adequado. As árvores mais bonitas são as mais frondosas, por isso na altura de selecionarem comparem o número de ramos que possuem, existem arvores com 1,80m com menos ramos que as de 1,40m, que depois parecem despedidas.

 

- Luzes

Uma árvore de Natal sem luzes, não é uma árvore de Natal, além disso as luzes devem ser a primeira coisa a colocar na árvore, por isso devem ser compradas em primeiro lugar, a minha sugestão é que optem por luzes com lâmpadas de uma só cor, as amarelas são as que dão um ar mais quente ao ambiente.

 

34eefc0e17e1367cf0bed3e36e5c5c2b.jpg

 

- Definir palete de cores e o estilo de decoração

Antes de comprarem as decorações é conveniente definir o tipo de decoração que pretendem, clássica, rústica, elegante e também as cores a utilizar, podem optar pela combinação tradicional de vermelho/dourado até às tendências mais recentes de cores como o lilás e o cor-de-rosa, passando pelo requintando branco/prata ou o moderno preto/prata.

 

Decorar com criatividade

Depois do estilo e cores definidas será muito mais fácil decorar de forma harmoniosa e elegante, combinações inusitadas, adereços improváveis e pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, por isso toca a dar asas à criatividade.

Se não têm tempo ou grande apetência para trabalhos manuais não desesperem, as minhas sugestões são simples e práticas.

 

Bolas de Natal

São o elemento decorativo natalício mais abundante e mais económico e se na árvore podem parecer banais em outros contextos podem ficar lindas, em taças, em vasos, penduradas nas portas ou prateleiras.

 

Fitas e laços

Fitas e laços dão um toque especial às coisas mais simples, uma jarra, uma vela, uma caixa, podem ficar com ar natalício apenas com uma fita ou um laço das cores de Natal. Durante o ano vou guardando todas as fitas e laços que encontro usa-as sempre nas decorações de Natal.

 

Pinhas e outros elementos naturais

Os elementos naturais são sempre bonitos e elegantes, as pinhas à cor natural ou ligeiramente pintadas com spray são um excelente elemento decorativo. Paus de canela são outra opção para pequenos nichos decorativos. Frascos, vasos ou jarras podem ser facilmente cheios com estes elementos para uma decoração natalícia, adicionem-lhe um laço e a vossa decoração de todos os dias respirará Natal.

 

Decorar com pinheiro e azevinho

Que tal dar um toque especial à decoração ao usar pinheiro e azevinho? As duas plantas secam naturalmente e duram o suficiente para se manterem bonitas durante toda a época natalícia, o azevinho por ser uma espécie protegida é mais difícil de encontrar à venda, mas podem recorrer às hastes artificiais para conjugarem com o pinheiro.

 

Centros de Mesa e outros nichos

Os centros de mesa e os pequenos nichos de Natal fazem toda a diferença, para os fazerem podem recorrer às ideias anteriores, porque não uma jarra com bolas, outra com pinhas e uma terceira com paus de canela.

Amarrem com um laço vários ramos de pinheiro e pousem-nos num móvel, no centro da mesa ou na beira da lareira, podem acrescentar outros elementos de acordo com a vossa perícia.

 

 

Entrada de Natal

A entrada é a primeira impressão da nossa casa, por isso nada como decora-la, não é preciso muita coisa, um bonito adereço na porta é suficiente, mais uma vez os elementos naturais podem ser uma opção simples e económica.

 

A Árvore de Natal

Um pinheiro só com luzes pode ser mais bonito do que um pinheiro mal decorado ou com uma decoração pobre, por isso é importante que comprem não só decorações bonitas mas também marcantes, apostem em elementos grandes, além de darem menos trabalho a colocar e depois a arrumar não se perdem na árvore.

Os conjuntos decorativos com 60 peças decorativas podem parecer um bom investimento, mas depois de colocados na árvore não terão visibilidade a menos que comprem 10 caixas de enfeites e preencham todo o pinheiro.

 

A Mesa de Natal

Há decorações de mesa lindas, com detalhes incríveis onde nada é deixado ao acaso, mas que implicam um grande investimento em louças e adereços a serem usados apenas durante 2 semanas durante o ano, por isso é necessário perceber se existe a necessidade e a possibilidade de comprar tudo dedicado ao Natal.

A minha sugestão passa por investirem num bom serviço de louça e num bom conjunto de copos de cores neutras, que possam ser utilizados em qualquer ocasião especial, o toque de Natal pode ser dado por uma toalha ou caminhos de mesa com motivos natalícios, guardanapos especiais e pela decoração da mesa, centro de Natal, velas e a tradicional magia de Natal.

 

 

 

Decorar todos os anos

Arrumar

A decoração de Natal é algo que iremos fazer todos os anos, por isso é conveniente que guardemos todos os adereços bem acondicionadas e num local seco. Se os guardarem direitinhos e organizados terão a vida muito mais facilitada no ano seguinte.

 

Promoções

Aproveitem as promoções, passando o Natal os preços das decorações caem para metade, aproveitem para comprar as decorações mais caras que fora dos saldos têm preços proibitivos.

É também uma boa altura para investirem em louças de Natal e outros adereços para a mesa da consoada.

 

Decorar passo a passo

Não precisam de comprar a decoração de Natal toda de uma vez, tentem todos os anos comprar algumas peças, é preferível investir em decorações intemporais e bonitas do que todos os anos mudar a decoração mas só usar materiais de fraca qualidade, apostem na qualidade, verão que compensa.

 

Fotos: Pinterest

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 15.11.2016 09:19

    Eu também ainda não estou preparada para o Natal, mas este fds já espreitei algumas decorações nas lojas :)
    Mas só deve decorar a casa em Dezembro.
  • Imagem de perfil

    Heidiland 15.11.2016 09:21

    Eu tenho as minhas decorações em casa, mas ainda não estão montadas e foi continuar assim até dezembro. Vou continuar em negação até à abertura das primeiros mercados de natal.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 15.11.2016 09:24


    Eu costumo fazer a árvore no dia 1 de Dezembro, até lá fica tudo empacotado.
    Entretanto se encontrar alguma coisa que me agrade nas lojas a bom preço compro, todos os anos acrescento alguma coisa à decoração
  • Imagem de perfil

    Heidiland 15.11.2016 09:26

    Nós costumamos comprar um ou outro enfeite nos mercados de natal. Este ano recebemos uns muitos giros em madeira quando convidamos um amigo para jantar.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 15.11.2016 09:28

    Que sorte! Adoro decorações de Natal
  • Imagem de perfil

    Heidiland 15.11.2016 09:32

    Foi um presente para o novo apartamento. Foi sorte, porque o meu amigo sabe o meu gosto por coisinhas de madeira e os enfeites são muito mimosos. A Chic'Ana ofereceu-me no ano passado uns enfeites muito giros e artesanais, mas como não tinha espaço na mala e não os queria danificar pelo caminho deixei-os em Lisboa. Este ano já os vou colocar na árvore
  • Imagem de perfil

    Psicogata 15.11.2016 09:38

    Já estou a ver que tens de me mostrar uma foto da tua árvore
  • Imagem de perfil

    Heidiland 15.11.2016 09:41

    As minhas árvores são muito modestas: a de Lisboa é muito antiga e os enfeites são muito velhinhos (a estrela foi feita pela minha mãe, quando tinha uns 6/8 anos). A minha alpina é feita de cartão e a outra de papel.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.