Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Dedicação

Dedicação pode significar tudo e significar nada, significa muito para quem se dedica muito, significa nada para quem nunca se dedica a nada.

Sou uma pessoa dedicada, gostaria de dizer que sou dedicada às pessoas, mas não, sou dedicada a projetos, pequenos, grandes, irrelevantes, importantes, grátis, dispendiosos, as suas caraterísticas não são propriamente pertinentes, a única coisa que todos têm em comum é gostar deles, se gostar do projeto dedicar-me-ei a ele.

Não interessa se são pessoais ou profissionais, pode ser preparar um jantar para receber amigos, planear umas férias, preparar uma sessão fotográfica, desenvolver um briefing, se gostar estarei 100% dedicada e focada.

 

Uma professora querida deixou-me uma dedicatória num caderno que guardo até hoje, era qualquer coisa como:

“Em tudo o que fazemos devemos colocar um pedaço de nós, é o que o fazes.

Parabéns.

Continua sempre assim.”

 

Na altura não entendi a extensão do significado das suas palavras, só anos mais tarde entendi o que queria dizer.

Os primeiros sinais começaram com os trabalhos de grupo da faculdade, coordenar ideias e vontades de 4/5 alunos com formas de estar e empenhos distintos não é fácil, especialmente com 6 trabalhos por semestre, não existia outra solução se não nomear responsáveis de projeto, em alguns casos tivemos mesmo de dividir trabalhos para que todos aparecessem terminados dentro do prazo. O problema? Todos os trabalhos em que eu e outra colega fomos responsáveis ficaram excelentes, todos os que uma outra colega interferiu foram uma desgraça, a diferença entre mim e os outros foi na atitude para com ela, fiquei endemoninhada, para mim era inadmissível que alguém não colocasse o mesmo esforço e dedicação que eu coloquei.

 

Quando comecei a trabalhar tive ainda mais noção desta dedicação, sempre que me deparo com um projeto desafiante, diferente, dedico-me totalmente, foco-me e procuro que tudo seja perfeito, planeio cada detalhe, dou atenção a todos os pormenores, para mim não faz sentido que seja bom, tem de ser excelente.

Não adianta que me digam que o ótimo é inimigo do bom, eu simplesmente não funciono assim, ou é como eu quero ou basicamente não é de maneira nenhuma.

 

Quando não é como eu quero cresce em mim uma frustração e uma indignação terríveis, há situações que é impossível controlar todas as variáveis, alguns percalços acabam por dar cor à vida, mas quando algo corre mal porque alguém falhou não imaginam a raiva com que fico.

É como se eu tivesse estado horas a pintar um lindo quadro e viesse alguém e lhe fizesse uns borrões por cima.

 

Com o tempo aprendi que não podia ser assim em tudo, é impossível, porque me condiciona, é um grave problema que me impede de fazer várias coisas.

Desisti de várias coisas, de vários projetos ao longo da vida porque não consegui que fossem perfeitos, tal como os imaginei, perdi algumas oportunidades, impedi-me de aprender algumas coisas, a impossibilidade de me dedicar a 100% a cada uma delas fez com que desistisse.

 

Dou como exemplo o blog, quero mudar o header há meses, já desenvolvi um sem fim de imagens, já experimentei quase todos os layouts disponíveis, mas ainda não consegui que ficasse perfeito.

Desisto, não é o que eu quero fica como está. Passam uns dias, insisto, nova tentativa, não está como quero, desisto novamente.

Chega, o próximo header e layout que preparar estejam perfeitos ou não (não estarão tenho a certeza) serão utilizados.

 

A partir de agora tentarei levar este lema para tudo na minha vida, se não pode ser perfeito, que seja bom, não posso simplesmente deixar de fazer as coisas só porque elas não são como eu as sonhei e ambicionei.

Não posso deixar de comprar roupa bonita, só porque não visto o tamanho que desejo.

Não posso deixar de decorar a casa, só porque não é a minha casa de sonho.

Poderia dar milhares de exemplos.

 

No fundo não posso deixar de lutar pelo que quero só porque sei que não conseguirei chegar lá quando e como quero, não posso desistir só porque sei que não será como eu sonhei e como eu sempre desejei.

Há lutas das quais não podemos desistir, uma dessas serviu para me mostrar que não interessa que não seja como eu sempre esperei e sonhei, o importante é lutar e fazer acontecer.

A perfeição é uma ideia da nossa mente e o que hoje é imperfeito e incompleto pode ser um sonho tornado realidade amanhã, o importante é a dedicação que lhe dá-mos pelo caminho, não para que seja perfeito, mas para que aconteça.

58 comentários

Comentar post

Pág. 1/2