Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Dicas para lidar com comentários parvos

Qual é o blogger que nunca teve comentários parvos no seu cantinho? Arrisco-me a dizer que nenhum, pelo menos nenhum que tenha leitores.

A verdade é que quem começa um espaço público como um blog tem de estar preparado para lidar com isso, por mais pessoal que seja o blog, por mais íntimo e nosso que nos possa parecer está público e haverá sempre alguém que não gosta do que escrevemos ou que acha que uma vírgula deveria estar noutro local.

Mas uma coisa é saber que existe essa possibilidade outra bem diferente é lidar com ela especialmente nos dias em que nos apanham de mau-humor.

O mais importante é desvalorizar e não descer ao nível de quem vos comenta, o que às vezes é mesmo o principal intuito de quem comenta, há muita gente que procura uma guerra pelo simples prazer de atacar, por isso às vezes dar luta pode não ser a forma mais inteligente de sanar o problema, deixo-vos algumas dicas para lidarem com os comentários indesejáveis, especialmente com os anónimos.

 

1 – Ignorar e apagar

Quando os comentários são insultuosos o melhor mesmo é apaga-los e esquecer o assunto, custa receber insultos sem responder de volta, mas acreditem que o melhor remédio para quem procura protagonismo é mesmo retira-lo.

 

2 – Sorrir

Sorrir resulta na vida real e na vida virtual, quando alguém faz um comentário provocatório com duplo sentido o melhor é mandar-lhe um smile, que é o mesmo que lhe dizer eu sei o que estás a tentar fazer, mas não te vou dar troco, podem usar vários

 

3 – Responder cordialmente

Responder educadamente a alguém que roça a má-educação é coisa para deixar quem nos ataca com os nervos em franja, quando mais educados forem mais a pessoa ripostará e perderá toda a razão.

 

4 – Sarcasmo e humor

Responder com sarcasmo e ironia é também uma excelente opção especialmente se conseguirem acrescentar piada ao comentário, é claro que nem sempre é fácil e que em algumas situações nem sequer é possível, mas quando o comentário permite é uma excelente opção.

 

5 – A resposta inteligente e ponderada

Se quiserem perder um bocadinho mais de tempo na resposta, pesquisem, analisem e respondam com cuidado, às vezes tudo o que é necessário é expor o nosso ponto de vista de outro prisma para a outra pessoa entender o que estamos a escrever. Há muita gente com problemas de compreensão.

 

O tipo de resposta não depende só do comentário mas também do tema, se o comentário for num post sem grande importância o melhor é usarem as opções 1 e 2 se o post for relevante e sobre um assunto importante podem perder mais tempo a elaborar a resposta.

Se o comentário for tão mau que têm vontade de partir para a violência verbal não desesperem sigam estes passos.

1 - Ler, reler, voltar a ler.

2 – Fechar a página, ler outra coisa qualquer.

3 – Responder, reler a reposta.

4 – Apagar a resposta.

5 – Respirar fundo 10 vezes.

6 – Ler o vosso texto e comentários.

7 – Ler o comentário.

8 – Responder.

9 – Se a vossa resposta continuar a conter uma espécie de agressão apaguem-na.

10 – Só têm duas hipóteses apaguem o comentário ou enviem um Ahahahahahah

 

Acima de tudo é preciso paciência e discernimento para distinguir o que é importante do lixo que às vezes nos calha na rifa.

Estou convencida que muitas pessoas escolhem os blogs aleatoriamente para atacar, não é nada pessoal é apenas um acaso desagradável.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 17.08.2016 09:07

    Ainda bem porque é realmente uma chatice ter de aturar trolls.
    Tens razão quando há destaques piora, mas eu devo ter um íman para trolls.
    Se precisar de ajuda para reportar ocorrências já sei quem chamar
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.