Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Dieta anti-stress

refei____o-2687059.jpg

 

 

Não sou uma pessoa invejosa mas sinto inveja daquela de arder e doer os cotovelos das pessoas que quando andam stressadas emagrecem.

Conheço imensas pessoas que com o stress perdem o apetite, comem menos e emagrecem, algumas chegam a perder os kg que nunca conseguiram perder no ginásio ou com dietas.

Eu? Fico com uma fome de leão, acordo com fome, deito-me com fome e pelo meio passo o dia com fome, mesmo a comer de 3h em 3h.

E não há volta a dar, quando o meu stress aumenta, aumenta a fome, aumenta a vontade de cozinhar e aumento eu, tudo aumenta menos a engraçadinha da minha roupa que para contrariar resolve encolher.

Basicamente a minha dieta anti-stress resume-se a comer tudo o que me aparece à frente ao género trituradora, com especial incidência em hidratos de carbono e açúcares. Chocolate que é coisa que normalmente dispenso passa a estar no topo das minhas preferências e é melhor tiram-me as pipocas da frente que estas passam a ser o meu alimento favorito.

Com este apetite voraz não há corridas que vençam o excesso calórico, inevitavelmente ao fim de duas semanas a comer desalmadamente engordei, não me pesei, não preciso basta olhar ao espelho e sentir a roupa a apertar.

Este aumento de peso não ajuda em nada só me stressa mais, já sei que vou precisar de 2 meses de regime para perder os kg que ganhei em 2 semanas.

Podia ter desenhos de comer alface, poder podia, mas não era a mesma coisa. Melhor seria perder o apetite, ao menos teria uma compensação pelo stress, assim é só tudo mau.

Não é que encontre conforto na comida, sinto mesmo fome, consigo evitar comer alimentos prejudiciais mas sinto fome, quando fico nervosa, preocupada e stressada sinto mais fome, eu já não sou uma pessoa que come pouco quando o apetite aumenta como demasiado.

Pelos vistos uma coisa ando a fazer bem o chocolate ajuda a combater o stress.

Mas existem outros alimentos menos calóricos e mais saudáveis que ajudam a combater o stress.

 

Chá de camomila - um calmante natural que ajuda a reduzir o nível de ansiedade.

Chá verde – este chá contém teanina que ajuda a reduzir a ansiedade e adormercer.

Citrinos e frutos vermelhos – ricos em vitamina C ajudam a recuperar de situações stressantes.

Cenoura e outros vegetais e frutas crocantes – comer cenouras e maças ajuda a saciar a nossa vontade de comer alimentos crocantes, uma alternativa saudável aos snacks.

Legumes verdes – ricos em magnésio ajudam os músculos a relaxar, no espinafre encontramos também ácido fólico que ajuda na produção de dopamina, a substância do prazer que ajuda a manter a calma.

Banana e abacate – ricos em potássio ajudam a manter a pressão sanguínea baixa dando a sensação de tranquilidade.

 

A minha dieta terá como base muito chá, pouco café, algum chocolate e muitas frutas e legumes que para além de ajudarem no combate ao stress ajudam a manter a linha.

 

E vocês o que comem quando estão stressados? Atacam a o frigorífico ou perdem o apetite? Alguma dica para uma dieta antisstress? Contem-me tudo.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 16.03.2016 11:21

    Deves ser daqueles casos raros que transformam o excesso de calorias em músculo. Eu já fui assim, bons velhos tempos!
    Agora se quiser emagrecer tenho mesmo de me mexer.
    Mas comes o quê? Só para saber posso estar a comer as coisas erradas!
  • Imagem de perfil

    saracasticamente 16.03.2016 11:27

    De tudo um pouco, mas sobretudo doces! Mas atenção que só funciona em alturas de stress... infelizmente! Quando estive na Tunísia (na altura do atentado) num hotel com tudo incluído podes imaginar tudo o que terei comido... Emagreci 2 kgs!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.