Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Divisão de tarefas – os 9 tipos de homem que (não) ajudam em casa

Dishes.jpg

 

Dos cuidados de um pai com os seus filhos à divisão das tarefas domésticas foi um ápice.

 

Eu não me considero uma feminista a 100% porque acho que em algumas situações o cavalheirismo, uma questão de educação, sobrepõe-se à igualdade.

Assim como concordo que em caso de catástrofe deve-se continuar a dar prioridade às crianças e depois às mulheres, isto tem a ver com fragilidade e com a continuidade da espécie e em nada com a igualdade. (Aqui há alguma margem para discussão admito.)

Um cavalheiro ceder gentilmente a passagem a uma senhora não é ser machista é ser amável e esperto porque assim poderá admirar as suas curvas. (Os homens hoje em dia não percebem nada nem de galanteios nem de estratégias de conquista mas isso fica para outro post.)

Não sou de todo uma feminista inflamada ou uma feminantimacho (palavra inventada agora como sinónimo de machista). Sou pela igualdade de direitos e de deveres e por isso sou a favor da divisão a tarefas domésticas ou quaisquer outras.

 

Mas entre o ser e o fazer vai uma diferença muito grande, esta questão causa mais discussões que crises de ciúmes e mais divórcios do que qualquer outro problema, segundo a estatística que fiz nos últimos 15m onde percorri mentalmente todos os casos de divórcio que conheço.

E após uma revisão mental existem 9 tipos de homens que ajudam ou não nas tarefas domésticas.

 

Os inusitados

Homens que devido à formação/educação e modos pensaríamos que nunca dividiram tarefas, mas que se empenham em fazê-lo, mais para se mostrarem modernos do que por inclinação, as mulheres agradecem e apregoam aos 7 ventos o maravilhoso marido que têm.

 

Os falsos ajudantes

Estes, bem vistas as coisas são a pior espécie, inventam mil e uma tarefas para fazer só para não se chegarem à frente das tarefas domésticas como limpar, arrumar e cozinhar e depois iludem-nos com as dificuldades e importância das tarefas que fazem, queixam-se que estão muito cansados e chegam a insinuar que as tarefas deles são mais importantes que as nossas, fazendo-nos acreditar que são fantásticos. Atirarem-nos à cara com um - Há quem não faça nada e passe a vida no café! Também pode surgir em caso de desespero e falta de argumentos.

 

Os pais extremosos

Este tipo de homem é um querido que toma conta dos filhos enquanto a mãe faz a lida da casa, é um espetáculo vê-lo a brincar com os filhos, a vê-lo descer psicologicamente até à idade as crianças, as mães chegam mesmo a ficar embasbacadas a babar com esta espécie.

Nada mais bonito do que um homem que brinca com os seus filhos, desde que a brincadeira não seja exclusiva para o pai, sendo sempre o pai o divertido e bom da fita e a mãe a desmancha-prazeres que impõe respeito e ainda aquela que arruma os brinquedos depois da farra. Pega nos brinquedos todos os dias mas nunca para brincar apenas para arrumar.

 

Os compensadores

Estes são talvez a espécie mais inteligente, compensam todas as tarefas das mulheres com alguma coisa que pode ir desde mimos a elogios, presentes e saídas, um jantar fora porque estás muito cansada de arrumar ou porque cozinhas todos os dias e mereces um descanso, um fim-de-semana fora para espairecer, tudo com o acréscimo de presentes estupidamente caros para o seu orçamento em aniversários e ocasiões festivas.

Mais ou menos ao estilo de - Eu gasto nas tainadas com os amigos tu gastas na cabeleireira e na esteticista.

 

Os provedores

Estes não mechem o rabo para nada, mas encarregam-se de pagar a ajuda que a mulher precisa, empregada, lavandaria, take away a proporção da ajuda varia conforme a capacidade de prover e o mau feitio da mulher. Normalmente a compensação também entra neste jogo.

 

Os que dividem

Estes são homens educados e formados para verem a mulher como um ser igual, em que ambos têm os mesmos direitos e deveres e por isso dividem tudo, não é necessário pedir que façam nada eles têm o bom senso de ajudarem e tomarem a iniciativa.

 

Os perfecionistas que ajudam

Estes bem conduzidos podem ser a melhor espécie a ter em casa, já que se usarem a sua obsessão pela perfeição podem mesmo ficar sentadas no sofá enquanto eles limpam, arrumam e executam tudo o que é tarefa só porque fazem tudo melhor do que vocês. Mas nem tudo são rosas, irão controlar e inspecionar qualquer coisa que façam.

 

Os perfecionistas que não ajudam ou ajudam pouco

Entre estes e os falsos ajudantes é difícil decidir qual a pior espécie, quando se combinam os dois é um caso sério.

Este tipo de homem é aquele que pouco ou nada faz, mas quando faz, faz bem e sente-se no direito de exigir que a mulher seja como ele. Um problema já que a mulher coitada para além de arcar com quase todas as tarefas ainda tem que o aturar a inspecionar tudo e mais alguma coisa e ter mesmo de o ouvir a chamar-lhe a atenção para algo que ficou menos bem.

 

Os machistas

Esta espécie à primeira vista poderia ser a pior, mas olhem que não é, se analisarem bem apenas há um tipo de homem que ajuda pelos motivos certos e esse tipo minhas caras é muito raro, é mais raro que diamantes amarelos.

O machista não inventa, assume que as tarefas são da mulher e pronto, mas sabe que se são dela e ela o aceita assim não pode reclamar e por isso para ele está sempre tudo bem, mesmo quando a comida está estragada e casa mal arrumada.

Não faz jogos mentais, nem se vitimiza é apenas assim com todas as desvantagens e com as pouquíssimas vantagens é certo, mas ao menos assumem-se.

 

 

Esta divisão não é estanque há homens que acumulam categorias, a única categoria que deveria existir seria a dos que dividem, mas infelizmente estamos muito longe disso, nem vale a pena apresentar razões para isso acontecer toda a gente já as sabe, inclusive os homens, acredito piamente que muitos não dividem as tarefas puramente por comodismo e preguiça, por facilitismo, e porque as próprias mulheres o permitem, porque no fundo, bem fundo eles sabem que o deveriam fazer.

 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 28.01.2016 13:26

    Lá está o comportamento deles nem sempre é linear e podem encarnar personagens diferentes dependendo o humor.
    A questão é que as mulheres só não fazem as tarefas quando caiem mesmo de cama, às vezes nem sei como conseguem aguentar. Falo por mim já cheguei a fazer algumas em piloto automático e não tenho filhos, imagino que com filhos o cansaço seja maior.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 28.01.2016 13:48

    Eu neste momento estou limitada fisicamente a certas e determinadas tarefas... mas achas mesmo que eu deixo de fazer as coisas?
    Não dá... há coisas que são minhas especificamente (passar a ferro e pôr roupa na máquina)... é exactamente aquilo que não posso fazer!
    Olha... lá têm o jeitoso que se fazer há vidinha!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.