Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

E se as mulheres andassem nuas?

E se todas as mulheres saíssem à rua como nasceram, desnudadas, sem roupas, sem artifícios, sem esconderem a carne, os ossos, a pele, estariam a aliciar os homens?

Estariam elas a provocar a luxúria no sexo masculino?

 

Segundo o ministro do estado de Karnataka G. Parmeshwara as roupas podem ser a justificação dos abusos, no seguimento dos inúmeros abusos ocorridos na noite da passagem de ano em Bangalore na Índia, as declarações do ministro do estado deixam muito desejar.

“Em eventos como a passagem de ano… há mulheres que são assediadas e maltratadas. Este tipo de coisas realmente acontecem.” “[As jovens] tentaram copiar os ocidentais, não apenas em relação à mentalidade, mas até no vestuário”, criticou Parmeshwara.

 

É lamentável, lastimável que este tipo de declarações sejam proferidas da boca de um ministro seja na Índia ou em qualquer outra parte do mundo.

Podemos pensar que este tipo de comentários e eventos só ocorrem fora do Ocidente mas não é verdade, todos os dias mulheres são maltratadas, assediadas, molestadas simplesmente por serem mulheres e não são raras as ocasiões em que ouvimos justificações semelhantes às do ministro indiano.

Acusarem as mulheres que usam decotes pronunciados, saias curtas, roupas justas e provocantes de quererem chamar a atenção é comum, seguindo-se o comentário arcaico e tacanho do “estava a pedia-las” e outros similares.

 

A culpabilização das mulheres por serem vítimas de violência e assédio sexual é tão estúpido e incoerente como acusar alguém de ser roubado por andar com dinheiro.

 

Não se vá mostrar as notas ou o vizinho do lado poderá sentir-se tentado, não se ande de carro topo de gama não se vá tentar alguém que sempre desejou ter esse carro, não se use o relógio caro não vá alguém achar-lhe piada.

Não se ponha a mulher bonita pois alguém pode molesta-la!

A culpa não é do prevaricador que tem instintos primitivos e criminosos que não controla ou não quer controlar, a culpa é da vítima por estar no local errado à hora errada.

 

Isto acontece porque depois de tantos anos de luta, de tantos direitos e conquistas as mulheres continuam a ser ostracizadas em todo lado, não é só em países e culturas distantes, é no nosso próprio país, no trabalho, muitas vezes em casa, é em todo lado.

É nos detalhes que vê-mos a verdadeira cultura e mentalidade das pessoas, não é nos chavões, nas frases feitas, no bater no peito a apregoar que respeitam as mulheres e os seus direitos, isso é o politicamente correto, o que toda a gente quer mostrar, mas que depois não pratica.

 

Pessoalmente não gosto de ver mulheres (e homens) com roupas demasiado provocantes, não por provocarem, mas porque não acho que seja elegante, claro que cada contexto é um contexto e há exceções, mas se as mulheres querem usa-las estão no seu direito.

Muitas vezes já comentei pejorativamente esta ou aquela roupa, porque acima de tudo aprecio o bom gosto e o bom senso, mas daí a justificar um ataque, um comentário impróprio, um olhar nojento, qualquer tipo de agressão sexual física ou psicológica vai uma longa distância.

 

As mulheres deveriam poder andar como bem entendessem sem serem atacadas, se os homens são como cães ao cio, descontrolados e irracionais, que fiquem ao cadeado ou em jaulas, quem não se sabe comportar em sociedade não deve fazer parte dela.

 

As mulheres deveriam poder andar nuas, se assim o entendessem, sem serem assediadas.

Afinal não são os Homens os seres racionais!?

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 04.01.2017 14:48

    Espanta-me que isso aconteça sobretudo aqui e em outros países da Europa, como se a violação fosse uma coisa normal!
    Ver mulheres a compactuarem com estas observações então tira-me do sério.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 04.01.2017 14:57

    Nós somos as piores...em vez de nos juntar-mos por nós somos as primeiras a dizer "olha lá aquela acha-se muita boa...de mini saia" ou "depois admiram-se que são violadas e assediadas" ou até "vestida assim anda mesmo a pedi-las!" - isto são observações típicas tanto de homens como de mulheres.
    Infelizmente é o que temos em pleno século XXI
  • Imagem de perfil

    Psicogata 04.01.2017 15:11

    Infelizmente é isso que acontece, é uma vergonha, sinto muitas vezes vergonha alheia por ouvir comentários desses.
    As mulheres muitas das vezes são as piores inimigas, mas convenhamos que aos homens convém que assim seja, e eles fomentam isso e nós ainda achamos que os manipulamos, é caso para dizer the joke was on you.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 04.01.2017 15:55

    Sim quanto mais formos "perdoando" e ajudando a dar justificações para tais actos nunca vamos chegar a lado nenhum!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 04.01.2017 17:11

    Claro que não, mas é difícil mudar mentalidades.
    É como o racismo, toda a gente diz que não é racista, mas depois ah mas não quero um genro, um neto negro...
    Não sou machista mas ela estava a pedi-las.
    A incoerência das pessoas mata-me.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 04.01.2017 17:18

    Mas é isso mesmo... as pessoas dizem não não e no fim....
  • Imagem de perfil

    Psicogata 04.01.2017 17:21

    E no fim são coniventes e nem se apercebem.
    A mentalidade dos portugueses é ainda muito machista, a sociedade não trata da mesma forma homens e mulheres.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 04.01.2017 17:28

    Não é só a dos portugueses é a mentalidade de todo o mundo!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.