Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Estado – Indisponível

Nas conversas com amigos, colegas e conhecidos a conversa cai muitas vezes no tema amizade, talvez porque nos apercebamos que à medida que vamos crescendo e envelhecendo é cada vez mais difícil fazer amigos, mas acima de tudo todos se queixam do mesmo, uns mais do que outros é certo, mas todos se queixam da dificuldade que é manter amizades.

Os motivos são vários, a distância, o estilo de vida, o nível financeiro, falta de tempo, uma vida agitada e stressante que não lhes deixa tempo para planos, reuniões, lanches, passeios, jantares, quaisquer atividades fora da rotina.

 

O que não admitem é para além de todas as condicionantes que a vida lhes possa colocar, há uma que não parte das circunstâncias, mas deles próprios, a disponibilidade, não sejamos ingénuos todos temos uma vida stressante, todos temos problemas, a diferença é que alguns estão dispostos a dar o seu tempo às amizades e outros preferem dar o seu tempo a outras coisas, seja à família, a si próprios, ao descanso, ao conforto do lar, nada contra, é uma escolha pessoal que cada um tem de fazer, só não se queixem depois.

 

Com a idade deixamos de ter paciência para fretes, é verdade, se não nos apetece estar com determinadas pessoas não estamos, dentro da educação e do socialmente aceitável (por mais maçada que seja há convites que não podemos declinar por educação ou/e obrigação) reestruturamos a nossa vida em função de novas prioridades e preferências, faz parte do envelhecimento refinarmos o gosto, não só pelas coisas, mas também pelas pessoas.

À parte das maçadas, há pessoas com quem gostamos de privar e passar tempo, mas para isso é preciso existir disponibilidade para, vontade e iniciativa, três caraterísticas em desuso, estou muito ocupado, estou muito cansado, esqueço-me sempre, são as desculpas que damos aos outros e acima de tudo a nós próprios para justificamos a nossa indisponibilidade.

 

Pessoalmente sou contrária a esta tendência, pois sou intrinsecamente disponível, sou a primeira a dizer que sim, que até já devíamos ter ido, sempre pronta a fazer planos, a organizar todo o tipo de reuniões entre amigos, quer dizer costumava ser assim, que uma pessoa também se cansa de estar constantemente a tomar a iniciativa, mas para os amigos estou sempre disponível desde que a minha agenda permita.

 

Se isso às vezes implica alguns sacrifícios?

Claro que sim, há situações que se tornam pouco cómodas, em que é necessário uma agilidade de ninja para conciliar o trabalho, as tarefas do dia-a-dia e a vida social, especialmente quando terminamos o dia e a semana exauridos, não se iludam o tempo dos outros não é maior do que vosso, simplesmente há quem o faça render ou o priorize de outra forma.

Custa-me ver pessoas que nada fazem para sair do seu casulo, incapazes de se desviarem um milímetro do seu conforto, desejosas de moldar as circunstâncias a seu favor de tal forma que perdem a noção de educação e qualquer réstia de bom senso, além de não tomarem a iniciativa querem a toda a força mandar na vida e nas prioridades dos outros em função das suas.

São totalmente inflexíveis e indisponíveis e querem exigir dos outros disponibilidade total e flexibilidade a seu favor.

 

Egocêntricas? Egoístas?

Também, mas são acima de tudo queixinhas!

Queixinhas porque acham que só a sua vida, os seus horários, os seus problemas são importantes, a vida das outras pessoas é um vale verdejante repleto de malmequeres brancos comparada com a sua.

Se medirmos a vida por sorrisos e disponibilidade a minha é todo um mundo de unicórnios, arco-íris, cascatas e florestas encantadas, o que não é totalmente mentira, na minha mente é muitas vezes assim, mas a realidade do dia-a-dia é bem diferente, bem mais cinzenta e sem fadas e duendes que façam as coisas por mim, do mundo encantado só ficam mesmo as bruxas e os bruxos.

 

Não se iludam ninguém tem uma vida perfeita e sem problemas, só que algumas pessoas preferem encarar a vida com um sorriso em vez de uma cara fechada.

Não sejam idiotas, nos dias de hoje ninguém tem realmente tempo para nada, o que se faz é priorizar e arranjar tempo para as pessoas que gostamos e isso deve ser uma prioridade, espero sinceramente que não o descubram quando essas pessoas já estiverem demasiadas ocupadas com quem sempre teve tempo para elas.

Estar constantemente indisponível para os outros só tem um resultado, inevitavelmente, um dia os outros estarão todos indisponíveis para vós.

11 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.10.2017 14:17

    Amigos, amigos são cada vez menos, é separar quem vale a pena de quem não vale temos feito isso e tem sido uma agradável surpresa.
  • Imagem de perfil

    Moralez 24.10.2017 14:38

    Sim, mas mesmo assim, há pessoas que somos sempre ou quase sempre nos a lembrar... a verdade é que as pessoas não querem saber, eu gosto de de conviver, acho que é isto que levamos desta vida :)
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.10.2017 14:58

    Sim, mas depois também depende da reação dessas pessoas :)
  • Imagem de perfil

    Moralez 24.10.2017 15:00

    Sim há pessoas que só pensam nelas, e se não somos nós a procurar nem querem saber!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.10.2017 15:03

    Essas que fiquem na delas, nós ficamos na nossa.
  • Imagem de perfil

    Moralez 24.10.2017 15:06

    E ficaram para nunca mais ouvir falar.... mas se nos voltarmos a cruzar vou deitar cá para fora, pq tenho esse direito, pq dei e cuidei muito deles... se não gostarem que deitem açúcar!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.10.2017 15:10

    Tu é que sabes, mas de mim só terão silêncio, é o tratamento que merecem.
  • Imagem de perfil

    Moralez 24.10.2017 15:15

    Eu não consigo, e com isto não quer dizer que estão perdoados...
  • Imagem de perfil

    Psicogata 24.10.2017 15:16

    Isso não é perdoar, é desprezar.
  • Imagem de perfil

    Moralez 24.10.2017 15:23

    Mas eu tenho de falar... Já me conheces...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.