Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Existem cancros mais famosos do que outros ou apenas doentes mais famosos?

Eu não tencionava falar sobre este assunto, apesar de ter uma opinião bastante vincada não estava com vontade de a expor. No entanto, com o aumento de publicações que se referem a este assunto tive vontade de escrever.

A responsável por esta polémica é a Sofia Ribeiro que decidiu fazer um vídeo onde rapa o cabelo, não é um vídeo qualquer, é um vídeo carregado de significado para ela e para os amigos que aceitaram participar e confiar nela. O vídeo de seu nome “Confia” tem uma beleza crua e mostra-nos que uma mulher pode continuar bonita e completa sem cabelo.

A Sofia tem sido muito atacada pela divulgação do vídeo, atacam-na sobretudo por querer ter visibilidade, fama à custa da doença. Na minha opinião ela tem o direito de fazer o quer e bem entende com a doença desde que respeite a lei e o bom senso, o que até agora tem feito.

Existem ainda muitos tabus em relação ao cancro, as pessoas têm medo da palavra e daquilo que significa, mudam-lhe o nome, floreiam a questão por isso tudo o que se faça para divulgar a doença e promover a aceitação dos doentes eu vejo com bons olhos.

Cada um encara a doença de forma diferente, somos todos diferentes e por isso as nossas reações são diferentes.

Encarar uma doença maldita e castradora como uma missão é melhor do que baixar os braços ou fechar-se sob si próprio na minha opinião, mas todos temos formas de reagir diferentes e todas elas são válidas.

Se ela está a tirar partido da doença para se promover, não sei, sinceramente não quero saber, acho difícil que alguém consiga pensar assim:

Tenho cancro, nada a temer, vou aproveitar e ganhar mais mediatismo, fama, fãs e quem sabe até mais dinheiro com isto.

Se foi isto que pensou, parabéns! Se ser inteligente é a capacidade de adaptação a uma situação nova, esta reação é o exponente máximo da inteligência, pegar numa situação adversa e tirar partido dela da melhor forma.

Se por outro lado ela apenas o fez por querer contribuir para que existam menos tabus, para que cada vez menos mulheres escondam a cabeça rapada e menos pessoas as olhem como coitadinhas melhor ainda.

Sinceramente os motivos para mim são irrelevantes, afinal de contas os motivos para fazermos algo bom nunca são os mais altruístas, até quando ajudamos alguém fazemo-lo para nos sentirmos melhor connosco próprios. No fim de contas tudo o que fazemos é por nós, mesmo que às vezes pensemos ou queiramos pensar que não.

O que me irrita é que se fosse uma personalidade estrangeira ou até alguém desconhecido, possivelmente não haveria este desdém, é um mal dos portugueses, somos pequeninos e como tal relegamos para a pequenez qualquer um que queira ser grande, este desdém entranhado limita-nos em tudo.

Este desdém e a capacidade de vermos sempre algo de mal em tudo, conseguimos sempre adivinhar um motivo, um meio, um fim perverso em tudo o que vemos e achamos que temos dever moral de escrutinar.

E esta mania de generalizar, eu sei que nem todos pensamos assim, mas está-nos um pouco no ADN e embora muitos de nós já nos consigamos desviar desse caminho, existem ainda muitos outros que continuam a ver o mundo pelo lado negativo.

67 comentários

Comentar post