Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Fotógrafos amadores a quererem ser profissionais

O que distingue um profissional de um amador é mesmo o profissionalismo, infelizmente parece que o mundo se esqueceu de um dos significados de profissionalismo, ser profissional não passa apenas por ter brio profissional, ser profissional é fazer algo por ofício, não por passatempo, por gosto ou por achar que se tem jeito.

Infelizmente nas profissões ligadas à comunicação, marketing, design, fotografia, produção, vitrinismo, decoração o que não faltam são pessoas sem qualquer formação profissional a exercerem, o resultado é o que se espera de um amador, falha nos detalhes, é nos detalhes que está o diabo e basta um olhar mais atento para diferenciar um profissional de um jeitoso.

 

Que vendam o seu trabalho como profissionais e a que a maioria dos clientes não perceba e fique satisfeito da vida, não é ético, mas se o cliente não reclama e ainda fica satisfeito, quem sou eu para colocar problemas, agora quando o cliente reclama de forma construtiva, apontando erros e soluções para os mesmos, o amadorismo estende-se da atividade para a dimensão de tratamento do cliente e temos um amador a tratar as pessoas de forma amadora.

Gostar de fotografia, ter bom equipamento fotográfico e um estúdio não fazem de uma pessoa um fotógrafo, para fotografar acima de tudo é preciso ter olho e criatividade, mas mesmo quem tem essa apetência natural necessita de formação.

 

Há uma semana atrás o nosso problema passava por pensarmos que teríamos dificuldade em selecionar apenas algumas fotos de uma sessão, hoje o nosso problema é conseguir selecionar uma quantidade mínima de fotos.

Nos últimos anos é hábito as famílias contratarem as mais diversas sessões fotográficas para ficarem com um registo profissional dos momentos mais importantes, a fotografia profissional passou a estar presente em muito mais ocasiões, mas o que tenho percebido é que o registo nem sempre é profissional.

 

Antes de contratarem uma sessão, mais do que pedir referências, peçam o currículo do fotógrafo, não se guiem pelas fotos que colocam no portfolio, nem pelas opiniões de pessoas que não percebem nada de fotografia, peçam o currículo para perceberem se têm realmente formação na área para não terem dissabores.

É muito fácil ludibriar pais babados com fotos amorosas dos seus filhos, a tendência é olhar para o seu rosto feliz, mas um olhar atento revela falhas inadmissíveis no enquadramento das fotos, que a maioria das pessoas fique feliz e contente com o resultado final não surpreende, as pessoas não têm todas de perceber de fotografia e enquadramento, que tentem tapar o sol com a peneira a quem percebe é que é inadmissível.

 

Sei que eu o meu marido somos clientes exigentes, mas somos muito transparentes e diretos e antes ainda sequer de a sessão começar falamos das nossas profissões, do nosso gosto por fotografia, das nossas expetativas e dos motivos que nos levaram a contratar o serviço, o mínimo que o fotógrafo deveria ter feito era levar isso em consideração, porque se há clientes que gostam de tudo, outros há que por perceberem do assunto e saberem o que querem serão obviamente mais exigentes.

Não faltam ofertas de fotógrafos para sessões fotográficas, verifiquem se são realmente fotógrafos ou uns amadores que resolveram ganhar dinheiro fácil sem qualquer profissionalismo.

 

Todas as pessoas sabem carregar no botão para fotografar, poucas sabem buscar a essência das pessoas, isso é um dom, mas enquadrar bem é o mínimo, estou convencida que há por aí muitas adolescentes com mais olho para a foto que muitos que cobram por acharem que sabem ou percebem alguma coisa de fotografia.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.12.2019 14:31

    Há profissionais que nestas ocasiões também fazem preços especiais, são sessões curtas, de 30 minutos num cenário já definido, nós procuramos um cenário adequado a fotografar bebés, que fosse bonito, tínhamos boas referências e por isso estávamos longe de imaginar que nos apresentasse aquele resultado.
    Fotos cortadas, com objetos à frente, plano inclinado, não somos fotógrafos, mas gostamos os dois de fotografia e o meu marido ainda teve formação em fotografia na altura das máquinas analógicas, não queríamos acreditar que uma pessoa tão amadora tivesse tantos clientes.
    Foi primeira e última, na próxima quero um currículo para avaliar, é que nem com recomendações me convencem.
    Coloca aqui por favor o link, gostava de ler o teu post.
  • Imagem de perfil

    amarquesademarvila 12.12.2019 12:34

    Como dizes, ter um estúdio e equipamento não faz da pessoa fotógrafo profissional.
    Ainda há dias no facebook alguém publicava que estava desempregada, que tinha um estúdio montado em casa e uma máquina, que era muito jeitosa a fotografar e a família e os amigos gostavam muito das suas fotos. Que como tinha ficado sem trabalho queria dedicar-se à fotografia de forma profissional, e pedia opiniões sobre como começar...
    Conselhos desde, faça de borla, leve baratinho a coloque anúncios, etc... ainda houve lá quem lhe sugerisse ir tirar um curso profissional. Resposta: Para quê? Já fiz um workshop e sei fotografar... é isto!

    Aqui vai o link: https://amarquesademarvila.blogs.sapo.pt/continua-a-falta-de-respeito-79939
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.