Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

H&M que vergonha!

As marcas, especialmente as grandes marcas de grandes empresas, globais que chegam a milhões de pessoas têm de ser socialmente responsáveis a todos os níveis, desde a base que passa por dizer não à exploração laboral ao topo cuidando das mensagens que transmitem, toda a cultura empresarial e identidade da marca deve ser socialmente responsável, é o mínimo exigível.

A nova publicidade da H&M é vergonhosa, miserável e completamente irresponsável.

xMoletom-3.jpg.pagespeed.ic.3v8WYODKAl.jpg

 

Querem que acreditemos que ninguém reparou na mensagem? Que foi um erro inocente?

Foi coincidência colocarem o menino negro com a mensagem “o macaco mais fixe da selva” e o menino branco com a mensagem "especialista em sobrevivência".

Não há muito que enganar ou a marca fez questão de passar uma mensagem de racismo ou a equipa responsável pela campanha e pelas mensagens estampadas foram incompetentes e negligentes.

 

A ideia de apelidar uma criança de macaco já é infeliz, mas entendo que em alguns países é um termo carinhoso, mas deixarem passar uma foto de uma criança negra com essa frase demonstra uma total inabilidade e insensibilidade social.

Infelizmente todos sabemos que durante séculos a raça negra foi comparada e “equiparada” aos macacos, desvalorizando-se seres humanos apenas por causa da sua cor, iremos pagar esse crime por muitas e muitas gerações, pois os crimes de ódio transitam no ADN por serem demasiado marcantes, todos temos o dever de ultrapassar os preconceitos e as barreiras para que um dia sejamos todos vistos como iguais.

 

Não podemos permitir e perdoar uma situação como esta, mesmo que não tenha sido deliberado (tenho as minhas dúvidas) não pode passar em branco, para além de a marca ser responsabilizada, deve ser, há que debater o poder das marcas e a sua responsabilidade em transmitir os valores e ideais certos, os característicos de uma sociedade igualitária e evoluída.

Devemos exigir mais das grandes empresas, das grandes marcas, estes devem ser um exemplo a seguir e não o contrário, não deveria ser necessário o público agir como polícia do politicamente correto e do que é moralmente certo, mas quando as empresas se recusam a ser responsáveis e a fazerem corretamente o seu trabalho, temos de ser nós consumidores a dizer a última palavra.

Que este caso seja um exemplo, que a contestação se eleve e resulte efetivamente na diminuição das vendas e consequentemente nos lucros da empresa, devemos dizer alto e bom som que não iremos tolerar qualquer mensagem racista, preconceituosa, machista ou xenófoba.

 

Não adianta desculparem que se fosse um menino branco não haveria problema, as coisas não funcionam assim, as pessoas sozinhas já são suficientes ignorantes e preconceituosos, não vamos deixar agora grandes marcas que comunicam para todo o mundo alimentar as suas ideias com mensagem destas que servirão com certeza de bandeira.

É preciso responsabilizar os grandes comunicadores cujas mensagens sejam a milhares, a milhões de pessoas, é preciso dizer basta, queremos uma sociedade que nos aceite a todos como iguais independentemente da raça, da etnia, do credo, do sexo, da proveniência, só assim conseguiremos fazer do mundo um local de paz.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 10.01.2018 12:21

    Desta vez cruzaram um limite e é difícil voltarem atrás.
    Já comprei muito na H&M, ultimamente não, mas apenas por uma questão de não ter nenhuma loja numa localização boa para mim, mas depois disto não tenciono voltar a comprar mesmo.
  • Imagem de perfil

    Ana Gomes 10.01.2018 14:16

    eu cada vez gosto menos, como sabes é quase tudo online e por isso pesquiso muito a nivel de preços guardo as coisas até aos saldos, mas nos entretantos vou apontando referencias e preços.
    Quando chega a altura e vou confirmar por vezes apanho cada surpresa que nem é bom e à pouco tempo aconteceu com um mero gorro de criança na loja de roupa do tio belmiro!
    Em outubro comprei o dito gorro por 7.99 nos saldo vi-o online e na loja fisica a 9.99 porque supostamente custava 12.99, ainda fiquei a pensar e fui ao site onde ver a factura e estava lá marcadinho 7.99 fiquei podre. A forma como eles enganam as pessoas!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 10.01.2018 14:29

    Enganam mesmo, é preciso estar com muita atenção ou pagamos mais em saldos do que em preços normais.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.