Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

H&M que vergonha!

As marcas, especialmente as grandes marcas de grandes empresas, globais que chegam a milhões de pessoas têm de ser socialmente responsáveis a todos os níveis, desde a base que passa por dizer não à exploração laboral ao topo cuidando das mensagens que transmitem, toda a cultura empresarial e identidade da marca deve ser socialmente responsável, é o mínimo exigível.

A nova publicidade da H&M é vergonhosa, miserável e completamente irresponsável.

xMoletom-3.jpg.pagespeed.ic.3v8WYODKAl.jpg

 

Querem que acreditemos que ninguém reparou na mensagem? Que foi um erro inocente?

Foi coincidência colocarem o menino negro com a mensagem “o macaco mais fixe da selva” e o menino branco com a mensagem "especialista em sobrevivência".

Não há muito que enganar ou a marca fez questão de passar uma mensagem de racismo ou a equipa responsável pela campanha e pelas mensagens estampadas foram incompetentes e negligentes.

 

A ideia de apelidar uma criança de macaco já é infeliz, mas entendo que em alguns países é um termo carinhoso, mas deixarem passar uma foto de uma criança negra com essa frase demonstra uma total inabilidade e insensibilidade social.

Infelizmente todos sabemos que durante séculos a raça negra foi comparada e “equiparada” aos macacos, desvalorizando-se seres humanos apenas por causa da sua cor, iremos pagar esse crime por muitas e muitas gerações, pois os crimes de ódio transitam no ADN por serem demasiado marcantes, todos temos o dever de ultrapassar os preconceitos e as barreiras para que um dia sejamos todos vistos como iguais.

 

Não podemos permitir e perdoar uma situação como esta, mesmo que não tenha sido deliberado (tenho as minhas dúvidas) não pode passar em branco, para além de a marca ser responsabilizada, deve ser, há que debater o poder das marcas e a sua responsabilidade em transmitir os valores e ideais certos, os característicos de uma sociedade igualitária e evoluída.

Devemos exigir mais das grandes empresas, das grandes marcas, estes devem ser um exemplo a seguir e não o contrário, não deveria ser necessário o público agir como polícia do politicamente correto e do que é moralmente certo, mas quando as empresas se recusam a ser responsáveis e a fazerem corretamente o seu trabalho, temos de ser nós consumidores a dizer a última palavra.

Que este caso seja um exemplo, que a contestação se eleve e resulte efetivamente na diminuição das vendas e consequentemente nos lucros da empresa, devemos dizer alto e bom som que não iremos tolerar qualquer mensagem racista, preconceituosa, machista ou xenófoba.

 

Não adianta desculparem que se fosse um menino branco não haveria problema, as coisas não funcionam assim, as pessoas sozinhas já são suficientes ignorantes e preconceituosos, não vamos deixar agora grandes marcas que comunicam para todo o mundo alimentar as suas ideias com mensagem destas que servirão com certeza de bandeira.

É preciso responsabilizar os grandes comunicadores cujas mensagens sejam a milhares, a milhões de pessoas, é preciso dizer basta, queremos uma sociedade que nos aceite a todos como iguais independentemente da raça, da etnia, do credo, do sexo, da proveniência, só assim conseguiremos fazer do mundo um local de paz.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 10.01.2018 12:48

    Não sei se viram a imagem antes de ser lançada, devem ser crianças agenciadas e desde que se cumpram certos parâmetros não há supostamente perigo para a criança, mas não quero pensar nas consequências que isto pode trazer para a criança da foto, aliás se calhar devíamos deixar de a publicar agora que penso nisso.
  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 11.01.2018 11:40

    Não há grandes preocupações nesse campo:a criança assinou um contrato de um milhão de dólares para fotografar a coleção de P.Diddy. A mãe esteve presente na sessão fotográfica da H&M e diz não encontrar qualquer problema.
    Podem ler aqui http://www.ladbible.com/news/uk-news-mother-of-hm-kid-tells-people-to-get-over-it-20180111

    Obrigada por este post, depois de ler a opinião da Pipoca (imediatamente antes), achei que estava tudo a ficar louco!!!!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 11.01.2018 12:48

    Também li, deixaram-me o link aqui nos comentários, eu acho que as pessoas são demasiado ingénuas.
  • Imagem de perfil

    Fátima Bento 11.01.2018 19:49

    Eu chamo-lhe outra coisa, e não começa por E, é mais por P, mesmo...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.