Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Mito – Quem trabalha em Agosto não faz nada

Todos os anos é a mesma situação, quem cobre as férias da empresa é frequentemente vítima de piadas que não têm graça nenhuma, que se centram nas supostas férias pagas que temos.

Para os que na última quinzena de Agosto vão de férias, os que ficam a trabalhar, ficam de férias também, pois no seu pensamento quadrado e fechado em Agosto não há nada para fazer, nas suas cabecinhas alienadas acham que a empresa segura cá as pessoas por capricho, por preferência, por cegueira ou porque lhes apetece.

Uma novidade, o mundo não para em Agosto, nem sequer Portugal, muitas empresas não encerram, muitas pessoas trabalham e existem clientes, fornecedores que precisam de respostas, há correio físico, há e-mails, dúvidas, contactos, telefonemas, pagamentos, recebimentos e um sem fim de trabalho administrativo para executar, para não falar que é uma excelente altura para executar trabalho criativo e de planeamento, em menos de nada estamos a virar o ano e é preciso definir objetivos, estratégias, pedir orçamentos e tomar decisões.

 

Não gosto de cair em lugares comuns mas não passa de inveja, inveja de quem trabalha em Agosto conseguir escolher, dentro das limitações da função, uma altura diferente de férias e por isso conseguir aceder a promoções, então lá vem a queixa – se pudesse tirar férias quando quisesse também ia para fora.

Ninguém tem culpa de as pessoas não conseguirem abrir uma página de Internet para encontrar uma promoção, de terem receio de ser elas próprias a realizar as marcações e de quererem levar a casa às costas, acabam por ir todos os anos para o Sul de Portugal, com o Algarve no topo da lista, com tanta oferta fazem uma viajem de carro praticamente sempre para o mesmo local e convenhamos que em Agosto o Algarve não é propriamente um destino económico.

Livremo-nos de tirar férias logo ali em Março/Abril se o fizermos somos vítimas de ainda mais piadas e graçolas patéticas, as pessoas não aguentam pensar que ainda lhes faltam largos meses para terem as suas férias.

 

As pessoas não sabem o que querem, porque minutos depois já estão a dizer que trabalhar em Agosto deve ser muito mau, porque os outros estão todos de férias e toda a gente põe fotos das férias, lá vem a inveja outra vez, que é chato não poder conciliar férias com a família e amigos. E que para quem tem filhos é muito complicado porque quase tudo fecha na última quinzena e quem iria tomar conta deles.

No fundo estão contentes por conseguirem ter férias quando a maioria das pessoas tem, mas não demoram muito a tempo a recuar para dizer que em Agosto devemos fazer que trabalhamos, que quase de certeza não há nada para fazer e depois até vamos de férias fora da época alta e arranjamos boas promoções, que acabamos por ter mais sorte.

 

E é isto, o povo nunca está satisfeito, a vida dos outros faz-lhe cócegas, dores de cabeça, fá-los pensar em demasia e a fazer suposições, tirar conclusões e dar vereditos do que é melhor e pior sem qualquer conhecimento de causa.

Querem a verdade? Não existe solução perfeita, em Agosto na realidade há mais trabalho porque para além do nosso temos de estar disponíveis para fazermos o das pessoas que se encontram de férias, que podem até ser de outros departamentos, se por um lado é interessante escolhermos o período de férias, por outro é quase impossível agendar férias com família e amigos, longe vão os tempos em que marcávamos férias com outras pessoas.

Preocupem-se em gozar e aproveitar o vosso período de férias quando podem e deixem se se preocupar com o trabalho e com as férias dos outros, não há paciência para tanta pequenez e mesquinhez de pensamento.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.