Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Morning people, I envy you.

Ter mau acordar é talvez o meu maior defeito, especialmente quando por norma sou uma pessoa muito bem-disposta, há por isso uma diferença muito grande entre o meu humor quando acordo e quando me deito.

Quando acordo não gosto que falem comigo, muito menos que me façam perguntas ou que me relembrem de tarefas ou responsabilidades, isto piora quando acordo com despertador e não porque o corpo assim o quis, ou seja, de segunda a sexta tenho mau acordar e às vezes também ao fim-de-semana.

Não preciso de muito tempo, uns minutos de silêncio e paz são suficientes para depois de acordar despertar, dois verbos diferentes e com significados muito distintos, porque estar acordada não significa que esteja desperta, raramente as duas coisas acontecem em simultâneo, primeiro acordo e depois vou lentamente despertando.

 

Gosto de acordar e ir fazendo a minha rotina lentamente à medida que o meu cérebro vai ganhando consciência que estou acordada, de manhã faço praticamente tudo em piloto automático, mesmo a viagem de carro para o trabalho, aliás é durante a viagem que vou despertando e formulando um sorriso com uma música, com uma piada, a menos que apanhe idiotas pelo caminho chego ao trabalho bem-disposta.

Confesso, eu que sempre afirmei não ter inveja de ninguém, menti, invejo as pessoas que acordam bem-dispostas e cheias de energia, tenho uma pessoa dessas a acordar ao meu lado, o suplício que é, juro, juro faço um esforço, mas é impossível acordar concentradíssima em tudo como ele acorda.

Não sei se sinto pena de mim ou se pena dele, que tem que levar com respostas monossilábicas a questões importantes, lamento mas o meu cérebro não dá para mais.

 

Este meu mau acordar tem um motivo simples, não gosto de horários, nunca gostei de ser obrigada a fazer fosse o que fosse e por isso o facto de ter um horário a cumprir é contranatura para mim, porque quando estou de férias e na maioria dos fins-de-semana não tenho mau acordar, basta acordar quando o corpo pede para o meu despertar ser completamente diferente.

Devo dizer que o tempo também tem influência, se estiver sol e calor não só acordo com mais energia como desperto mais depressa, é frequente até acordar antes do despertador, o que me leva a pensar, tenho pensado nisso muitas vezes, que vivo no local errado, há qualquer coisa a correr-me nas veias que me chama para o calor, há qualquer coisa na chuva e nos dias cinzentos que me magoa, que me fero o espírito.

 

Sinto-me muitas vezes deslocada, sempre pensei que fosse na época, mas cada vez mais sinto que é no local, a minha própria forma de ser não condiz com esta terra e se quando saio gosto de regressar, é bem verdade que quando estou longe não sinto saudades.

Não detesto as manhãs, apenas aquelas em que o tempo cinzento não convida, mas invejo quem apesar do tempo acorda sempre com energia e um sorriso nos lábios, quem sabe um dia quando estiver a viver nos trópicos passa acordar também eu todos os dias a sorrir.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 08.03.2018 12:00

    Sou tipicamente atrasada, mas quando é algo fora da rotina odeio atrasar-me e andar a correr e por isso até chego a acordar antes do despertador, talvez seja da responsabilidade acrescida.
    Adorava acordar sempre bem-disposta, é tão bom, aos fins-de-semana e especialmente nos dias quentes de sol acordo diferente, por isso tenho pena de isso não acontecer o ano inteiro.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 08.03.2018 12:24

    Coincidência, e estava a tentar enviar-lhe um e-mail, Psicogata, tenho alguns blogs preferidos, deste seu post, passei para este blogs que fala do "clube das 5 h", que eu desconhecia.
    http://designeoutrosdesvarios.blogs.sapo.pt/
    Fui espreitar no youtube e encontrei o vídeo que fala do despertar às 5h e como o cérebro funciona.
    Não vi o vídeo completo,fica para mais logo, mas lembrei-me de si.
    Provavelmente conhece esta teoria, mas mesmo assim deixo-lhe o link.
    Beijinho

    https://youtu.be/-xC_DbgpPAc
  • Imagem de perfil

    Psicogata 08.03.2018 12:50

    Há tempos li qualquer coisa sobre isto, há muitas pessoas de sucesso que o fazem, acordam antes do mundo para conquistar o mundo, para ter uma vantagem.
    A ideia é boa, se nos levantarmos 2h mais cedo do que o resto das pessoas, ao nosso cérebro por volta das 9h já está a todo vapor e preparadíssimo para enfrentar o dia, com um avanço em relação aos outros.
    Na teoria isto funciona, mas o nosso relógio biológico é que sabe, e as horas solares também, já estive em países que acordava naturalmente cedo porque sentia o sol a brilhar, agora quem é consegue acordar às 5h da manhã numa noite chuvosa e ventosa de inverno? Muito poucas pessoas.
    Por isso invejo quem acorda bem-disposto, porque na maioria dos casos essas pessoas acordam também com o cérebro totalmente funcional, nem precisam desse avanço, acordam naturalmente com ele.
    Beijinho e obrigada pelos links :)
  • Imagem de perfil

    Maria Araújo 08.03.2018 19:53

    Ó Psicogata, só agora reparei que enviei o comentário como anónima.
    Desculpe.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.