Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

O Egoísta, o Ignorante e o Esperto

Espelho dos nossos dias cada vez me deparo estes três tipos de personagens: o comodista, o ignorante e o esperto, bem que poderia ser o título de uma anedota, mas não é, são cenas que quem lida com muitas pessoas se depara todos os dias e infelizmente na vida profissional não nos podemos afastar destas pessoas como facilmente faríamos na vida pessoal.

 

O Egoísta

O egoísta é ocupado, stressado e trapalhão, que acha que o seu tempo é mais valioso que o dos outros e por entre o caos da sua vida acha que é mais fácil incomodar terceiros do que ter o trabalho de abrir um site ou até mesmo consultar um manual de instruções.

É o tipo de pessoa que telefona, é atendido e a primeira coisa que diz é espere um minuto estou com outra chamada ligo-lhe de seguida.

Como se o tempo das outras pessoas fosse menos precioso que o seu e como se estivessem sempre à sua disposição. Não estão e é uma tremenda falta de educação ligar para uma pessoa do telefone fixo e para outra do telemóvel a ver quem atende primeiro só para correr o risco de as duas atenderem e não conseguir tratar de nenhum dos assuntos e ainda fazer perder tempo aos outros.

Organização é boa e recomenda-se já que as pessoas desorganizadas e trapalhonas não só se atropelam a si próprias no meio do seu caos como ainda incomodam os outros que ao contrário deles quando se disponibilizam a dar-lhes tempo de antena é porque têm efetivamente tempo para lhes dispensar.

Não se esqueçam quando quem coloca o tempo ao vosso dispor não é correspondido acaba por vos responder na mesma moeda com uma resposta curta e grossa, não demonstrando qualquer vontade de vos ajudar a resolver qualquer que seja o vosso problema.

 

O Ignorante

 O ignorante é preocupado, zeloso, medricas e ansioso, tem um dom espetacular de encontrar problemas grandes em situações rotineiras, é o género de pessoa que se o carro lhe parar por falta de combustível é capaz de achar que foi o motor que se estragou. Faz constantemente tempestades em copos meios de água, nem sequer é em copos cheios, nervoso e ticoso ameaça tudo e todos socorrendo-se de direitos que muitas vezes foram inventados em petições de correntes de e-mails dos quais ouviu vagamente falar, mas que sua mente diligente guarda para usar na primeira oportunidade.

É ignorante porque é o género de pessoa que reclama quando não tem razão e não aceita um não como resposta, para além da ameaça recorre à velha técnica do vencer pelo cansaço, martiriza os visados na esperança que alguém lhe dê razão só para não ter de o aturar eternamente.

Senhores ignorantes dizerem muitas vezes que têm razão não faz magicamente que a razão seja vossa só vos torna ridículos, há uma gigantesca diferença entre uma resposta tipo daquelas que recebem a despachar de uma resposta ponderada e fundamentada, saber distinguir as duas é crucial para não desgastarem.

E por favor não confundam amabilidade e disponibilidade em ajudar com responsabilidade, só porque alguém vos tenta ajudar não significa que seja obrigado a fazê-lo ou tenha alguma responsabilidade para convosco, não estiquem a corda porque irá partir para o vosso lado.

 

O Esperto

O esperto é arrogante, presunçoso e dissimulado, tem a mania de primeiro se fazer de dessentido para obter e informação para depois tentar humilhar quem o atende mostrando a sua sabedoria sobre o assunto, só que se esquece que atrás de uma montanha há sempre uma mais alta e o primeiro interlocutor até pode ter uma ou duas lacunas de conhecimento, mas há alguém que não só sabe muito mais que o primeiro interlocutor como sabe imensamente mais que o espertinho de serviço.

É muito feio tentar humilhar alguém só porque se acha mais entendido num assunto, ninguém sabe tudo e o mais certo é encontrar alguém que saiba mais do que o esperto e que alie conhecimento a inteligência e o coloque com honras de luvas brancas encostado ao canto mais escuro da sua mente encolhido e humilhado, nem adianta fervilhar de raiva, a atitude mais inteligente é recuar educadamente, reconhecendo o erro e agradecer o esclarecimento minimizando a vergonha de se ter armado em esperto.

 

Moral da estória

A vossa vida seria bem mais fácil se fossem educados, práticos e humildes em vez de recorrerem a subterfúgios inúteis que só têm um resultado possível – frustração.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 08.09.2016 14:56

    Não há só estes tipos de pessoas, estes só são os cromos, depois há as pessoas informadas mas educadas :)

    Um suporto técnico tem obrigação de saber detalhes técnicos, mas não é o caso, são mesmo perguntas de características, funcionalidades que algumas pessoas mesmo não percebendo nada teimam que sabem mais.
    Infelizmente não posso dar detalhes se pudesse vocês iriam às lágrimas com os cromos que me aparecem.

    E isto é só a parte dos clientes, um dia destes faço um para os fornecedores.
  • Comentar:

    CorretorMais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.