Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

O MP e os 18 agentes

Ontem escrevi um texto sobre este tema – Não se faça bandeira do racismo – no texto referia “… alguém acha plausível o MP fazer tão graves acusações sem fundamento?”

 

Sobre a investigação dos 18 agentes da PSP que estão acusados dos crimes de tortura, sequestro, injúria e ofensa à integridade física qualificada, agravados pelo ódio e discriminação racial contra seis jovens da Cova da Moura, na Amadora.

Aconselho lerem as seguintes notícias:

http://www.dn.pt/portugal/interior/ministerio-publico-acusa-psp-de-racismo-e-tortura-8627061.html

http://www.dn.pt/politica/interior/tortura-e-racismo-na-psp-investigacao-do-ministerio-publico-parada-ha-seis-meses-4669784.html?id=4669784

http://www.dn.pt/portugal/interior/secretas-vigiam-extremadireita-dentro-da-psp-4667663.html

http://www.dn.pt/portugal/interior/as-contradicoes-da-psp-segundo-o-ministerio-publico-8630008.html

 

O caso está ainda sob investigação e até decisão do tribunal os suspeitos presumem-se inocentes e reitero, não podemos condenar ninguém sem provas e menos ainda generalizar a todas as forças policiais comportamentos impróprios, há bons e maus profissionais em todas as áreas, há pessoas boas e más em todos os círculos.

Não se pode fazer bandeira para o ataque às forças policiais, como não se pode fazer bandeira para o ataque a uma determinada população.

Como cidadã, independentemente do resultado da investigação, gosto de perceber e saber que as autoridades não têm problemas em investigar outras autoridades, mesmo que isso possa ser incómodo à sua imagem.

Mais uma vez vejo-me desiludida pela forma como uma boa parte dos cidadãos reagem às notícias, aproveitando cada uma delas para descarregar a sua raiva, os seus preconceitos, ideias preconcebidas, tomando a parte pelo todo, com uma visão enviesada seja pela sua experiência de vida, seja pela opinião de amigos e conhecidos.

Se existe racismo por parte dos suspeitos é inadmissível, se existe exploração deste estigma por parte das alegadas vítimas é inadmissível, cabe aos responsáveis pela investigação apurar a verdade e agir em conformidade.

Não vamos ser agora nós, do alto da nossa arrogância dar o veredicto final antes de serem apresentadas as provas.

Se o MP abriu um processo é porque existe matéria que o fundamente, não se abrem processos desta magnitude sem motivos, as provas apresentadas podem até ser descartadas, mas a investigação é necessária.

Deixem as teorias da conspiração de parte, o MP apenas esta a cumprir o seu dever a realizar o seu trabalho, se as provas forem fraudulentas a verdade será com certeza apurada.

 

33 comentários

Comentar post