Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

O Presidente, o Médico e o Professor – O Retrato do país

Os portugueses continuam a ser portugueses e por isso continuam a lamentar-se e indignar-se com tudo, os comentários às notícias só não são hilariantes porque são demasiado maus.

 

O Presidente

O nosso Presidente decidiu convidar os influencers digitais para uma reunião no Palácio de Belém, encontro, com cerca de 30 influencers, que incluiu instagramers, youtubers e bloguers, foi marcado pelo Presidente da República, que reconhece a "enorme" importância dos novos formatos de comunicação, que "conseguem chegar a públicos onde nem a TV, o maior produto de mass media, consegue chegar".

A reação nas redes sociais não se fez esperar, em primeiro lugar é de notar a quantidade de pessoas que vivem alheadas da realidade e não sabe o que são influencers, triste perceber que são as mesmas pessoas que têm filhos influenciados por esses mesmos influencers que eles nem sabiam que existiam, em segundo lugar é deprimente perceber como as pessoas agrupam os influencers todos no mesmo saco e os chamam de parasitas, não seria de espantar que não soubessem o significado da palavra.

Em Portugal a política é uma coisa muito séria, de pessoas adultas e muito cultas, dos doutores com cursos de advocacia, economia e engenharia, daqueles senhores que falam caro, que debitam números que ninguém entende e decretam leis que nem sequer são para ser cumpridas, pois só eles a entendem, qualquer tentativa de aproximar a política do povo é vista com maus olhos, fala-se logo em campanha, em agenda, por mais que a intenção seja boa e até seja tendência na Europa, em Portugal nunca é vista como benéfica.

Marcelo Rebelo de Sousa está sempre, permanentemente em campanha, não é por esta ou outra iniciativa em particular, é um Presidente que gosta de aparecer, gosta de holofotes, não tivesse ele um longo percurso na televisão, não entendo por que motivo agora se lembram de dizer que está em campanha, sempre esteve.

O que é que os portugueses fazem a esta notícia, atacam os convidados, enxovalham-nos e dão belíssimas sugestões para o Presidente convidar todos os trabalhadores flagelados, nada contra, mas a estratégia aqui não é dar palmadinhas nas costas, é só isso que o Presidente faz quando recebe esse grupos, é incentivar as gerações mais jovens a ter intervenção política, seja pelo apelo ao voto, seja por trazer a política para o seu mundo incentivando a procura por informação e o seu interesse no tema.

 

O Médico

Sabe-se que há um individuo que por acaso se apelida de médico, mas é só no papel, que comete erros atrás de erros em ecografias morfológicas, erros que mexem com vidas, que colocam em causa não só a vida do feto, mas da mãe e mais tarde a vida de toda uma família.

Não consigo imaginar o pânico, o medo, o terror que é esperar um bebé saudável e ser confrontada com uma realidade diferente em que nos dizem que nosso bebé pode não sobreviver.

A incompetência e negligência de Artur Carvalho é atroz, é indiscritível, contam-se sete processos, sabe-se lá quantos mais casos poderão existir, espanta-me que nada tenha sido feito para travar a atuação criminosa deste médico, mas infelizmente não é caso único, infelizmente fala-se pouco dos obstetras que realizam ecografias morfológicas sem qualquer competência para o fazerem, basta uma passagem pelos grupos de mães no Facebook para perceber que são muitas as mães que perceberam apenas no dia do nascimento que os seus filhos não eram “perfeitos”, infelizmente raramente se apuram responsabilidades, porque há sempre quem defenda que os problemas podem não ser detetáveis.

Não detetar a falta do osso do nariz que é uma das primeiras situações de perigo a serem analisadas é negligência e incompetência, não perceber que uma bebé tem as pernas ao contrário é negligência e incompetência, não vale a pena tentarem justificar, este médico deveria ser impedido de exercer e deveria ser condenado pelos erros que cometeu, deveria ter uma pena exemplar e deveria existir uma fiscalização às clínicas privadas que prestam esse serviço, especialmente as que têm protocolo com o SNS.

No meio destes trágicos acontecimentos o que se lê nos comentários? Que o médico ter errado era bom porque assim as mães não abortavam!

Fico triste e revoltada ao ler estes comentários, pois cabe aos pais decidirem ter ou não um filho com necessidades especiais, cabe aos pais decidir se querem arriscar esperar pelo nascimento para perceber se o bebé tem possibilidades de vida, cabe aos pais decidirem se querem colocar em risco a vida da mãe e acima de tudo ninguém merece receber uma notícia destas no momento do nascimento, quando a medicina permite que os pais tenham a possibilidade de conhecerem a realidade meses antes.

Quem é que no seu juízo perfeito advoga uma realidade destas, que ainda recalca, pisa e diz que é uma coisa boa? Que tipo de pessoa é esta?

Surreal.

 

O Professor

Esta semana um professor agrediu violentamente um aluno, por violentamente entenda-se que o agarrou pelo pescoço e lhe bateu com a cabeça na mesa, entretanto foi detido.

O que se lê nos comentários das notícias? Que fez muito bem, que é preciso saber o que o aluno fez para ter tal tratamento, que são precisos mais professores assim, que a culpa é dos alunos que são todos mal-educados e o rol de desculpas para justificar o comportamento agressivo e criminoso do professor continua num desfile de barbaridades ímpar.

Acredito que o professor possa ter tido este comportamento por alguma razão, que não seja ser naturalmente violento, mas desenganem-se, pessoas violentas, agressivas encontram-se em todo lado, não é por acaso que os números da violência doméstica não param de aumentar, tentar legitimar este comportamento é só estúpido e ignorante.

A quantidade de pessoas que defende o comportamento do professor é absurda, ainda mais absurdo é que uma grande parte tem filhos, estes que defendem a violência seriam os primeiros a ir tirar satisfações ao professor se este tivesse feito o mesmo aos seus filhos, mas aplaudem o que ele fez.

 

O Retrato do país

Nada mais me surpreende, as pessoas revelam uma insensibilidade e uma falta de empatia tremendas, são incapazes de perceber que estão a falar e a criticar pessoas como elas, com sentimentos, família, amigos.

Qualquer tema serve para agressões verbais gratuitas, seja um encontro inocente com o Presidente da República, seja uma tragédia como o nascimento de uma criança com malformações, seja um caso de agressão.

Que mundo triste este, cheio de heróis que se escondem atrás de perfis falsos, de pessoas que escudam pela distância. As pessoas perderam a noção do certo e do errado, deixaram de ter senso comum, perderam a pouca educação que tinham e passaram a ser um bando de predadores digitais à procura da próxima vítima, e depois os influencers é que são os parasitas.

Parasitas são todos aqueles que vivem à míngua das indignações, para se sentirem um bocadinho melhor nas suas insignificantes e tristes vidas, que depositam no teclado as suas frustrações e que direcionam a sua raiva a pessoas que não conhecem, mas que lhes parecem ser bons alvos para repudiar, enxovalhar e espezinhar.

Tenham vergonha na cara! Acham mesmo que os pais tanto do Rodrigo como do miúdo que foi agredido merecem ler tais barbaridades!? Por uma vez na vida calcem os sapatos dos outros antes de os pisarem.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 23.10.2019 12:09

    Felizmente que ainda há pessoas que conseguem distinguir o certo do errado, mas estamos numa espiral muito negativa :(
  • Imagem de perfil

    amarquesademarvila 23.10.2019 12:12

    Sem dúvida! Ainda hoje troquei uma palavras com a Gaffe e concluo que uma das causas é a desinformação a que as pessoas se sujeitam. Apesar de vivermos na era da informação, em que esta corre a uma velocidade louca, estas pessoas limitam-se a informar-se através do Facebook e dos CM da vida... não pegam num livro, não estudam com vontade de aprender, de saber e ainda se acham donos da razão.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 23.10.2019 12:28

    Algumas nem as notícias dos CM leem, comentam pelos títulos e outras parece que procuram sempre um motivo para criticar, até nas notícias mais inocentes e triviais reclamam, chegam a reclamar a dizer que não são notícias! Está tudo doido.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.