Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Organização precisa-se!

Longe vão os tempos em que conseguia ter a casa organizada, sempre tudo arrumado, sempre tudo no lugar, hoje entre uma mistura de cansaço (desleixo) e acumulação de coisas (tralhas) o cenário é caótico.

Antigamente (até parece que foi há séculos) conseguia manter tudo em dia, não sei bem como fazia, mas a verdade é que chegava ao fim-de-semana com tudo tratado, roupas inclusive e ainda me sobrava tempo para fazer exercício duas vezes durante a semana e uma durante o fim-de-semana, agora chego ao fim-de-semana e tenho a casa virada do avesso, se entrassem em minha casa hoje teriam um colapso, não está suja, mas existem um sem fim de coisas fora do sítio, especialmente roupas, tenho sacos de roupa na sala, roupas novas que não tiveram tempo de ser arrumadas.

 

Esta mudança de cenário tem-me perseguido, será que perdi energia? Fiquei preguiçosa? Perdi capacidade de organização?

Acho que é um pouco das três, tenho menos energia, fico mais cansada, logo mais preguiçosa e logo com menos capacidade mental para me organizar.

 

A verdade é que várias pessoas me dizem que não sabem como consigo (conseguia) organizar tudo em casa para ter os fins-de-semana livres, digo sempre que o segredo é a organização, em não deixar nada fora do lugar, é aqui que que entra um dos maiores problemas, o desleixo, se nos relaxamos, mesmo que seja pouco, entramos numa espiral de desorganização que para voltarmos a colocar nos eixos dá muito mais trabalho e é muito mais cansativo e se nos cansamos muito temos menos disposição para a organização é um ciclo vicioso.

 

O que preciso agora é de um plano de ação para colocar tudo nos eixos e depois é manter, quando se tem tudo organizado é muito fácil manter essa organização.

Têm algum truque? Algum conselho?

Tenho um sem fim de dicas que sigo para ser mais fácil, mas precisava de uma milagrosa.

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 07.08.2017 16:50

    Eu também tenho de me desfazer de algumas tralhas, mas tenho principalmente de voltar ao hábito de não deixar nada fora do sítio, se fizer isso não tenho stresses.
    As arrumações faço-as durante a semana, mas se ao fds deixar tudo fora do lugar na segunda está tudo desorganizado.
    É mesmo uma questão de organização.

    Entendo-te quando começo a limpar, arrumar ou organizar algo não gosto de parar até terminar.
  • Imagem de perfil

    Miss Winter 07.08.2017 16:56

    Mas sabes que eu notei em mim comecei a estar mais "desligada" e sem me importar porque o meu estado emocional andava em baixo embora me parecia que tudo estava bem em mim.

    Um dia li que casa organizada e sem nada que não usamos, ou alguma coisa partida guardada que assim o lar estava cheio de coisas negativas... e eu nem ligo a estas coisas.

    Mas pensei, porquê continuar tudo igual, tudo guardado, chega, o que faz mal não são as mesmas paredes, os mesmos móveis, mas estar tudo igual.

    Depois andava a sentir um cansaço extremo, tudo ligado ao meu lado emocional, bastou colocar um ponto final, e a minha energia regressou.

    Tudo tem uma explicação :)

    E eu sempre gostei de organização, pelo menos em casa, até os documentos de irs deixei de organizar... agora foi tudo para o lugar.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 07.08.2017 16:59

    Eu costumo de dizer que ao organizarmos coisas, organizamos a cabeça, ou seja, os pensamentos.
    Tenho andado bastante cansada e com projetos extra depois a energia não chega para tudo.
    Mas não gosto nada de ter a casa desarrumada por isso tenho de voltar a colocar tudo nos eixos.

    Volta e meia livro-me de tralha e coisas velhas, faz bem ao ambiente :)
  • Imagem de perfil

    Miss Winter 07.08.2017 17:05

    Foi o que aprendi, acho que interiormente fica tudo mais leve e mais simples sem complicações e não posso voltar a cair no erro de ter as coisas desorganizadas :)
  • Imagem de perfil

    Psicogata 07.08.2017 17:23

    Pois é, o segredo é manter as coisas sempre organizadas :)
  • Imagem de perfil

    Miss Winter 07.08.2017 17:25

    Acho que agora vou conseguir :)... só tenho um a desorganizar ihihih o meu filho, ontem estava a organizar a roupa dele, foi só eu virar costas foi para o quarto dele e meteu nas gavetas... cheguei lá... parece que falta aqui roupa, começo a abrir as gavetas lá estava a roupa, toda amarrotada... oh vida :D
  • Imagem de perfil

    Psicogata 07.08.2017 17:47


    Imagino o estado das roupas.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.