Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Os desafios do Facebook – Pois!

Isto até poderia ser um belíssimo texto sobre como criar uma página de Facebook, angariar fãs, envolve-los, leva-los a interagir com a página, poderia ser uma série de dicas preciosas de como cativar e fidelizar um público-alvo, poderia até dar-vos fórmulas que resultam quando não nos esquecemos de as utilizar como é o meu caso.

Mas…

Não é nada disso é mesmo sobre os desafios estúpidos que estão constantemente a ser lançados na rede social dos parvos, credo que até dá dó ver como as pessoas se deixam manipular.

A última moda é a da foto a preto e branco a favor da luta contra o cancro, mas onde curiosamente só se faz menção ao hashtag #desafioaceite sem qualquer alusão à doença.

Cancro é este desafio que de like em like os amigos dos amigos vão recebendo a notificação:

"Olá. Ao dar-me um gosto na minha fotografia aceitaste o repto. Terás de partilhar uma fotografia tua a preto e branco. Vamos encher o Facebook de fotografias contra o cancro"

Claro que fotos a preto e branco abonam imenso para a luta contra o cancro, é uma coisa fantástica:

por cada foto partilhada morre um neurónio infetado ou não.

 

Tão fácil levar as pessoas a cometer atos irrefletidos basta conjugar vaidade com doença. Deixa-me publicar uma foto gira enquanto aproveito para mostrar que penso nos doentes.

Já o texto a mandar as pessoas fazer voluntariado, doar sangue e medula ou fazer um donativo não está a ter tanta adesão, porque será?

Talvez porque é mais fácil e mais giro e tirar fotos.

Podem por as fotos a preto e branco que isso não vos torna mais inteligentes, não venham com a desculpa que não faz mal a ninguém, que estavam distraídos ou que foi uma oportunidade de publicarem mais uma foto.

Para quem não sabe estes desafios são esquemas para obter informações sobre os perfis dos utilizadores, nomeadamente o e-mail para depois receberem toneladas de spam.

Bem-feito, para a próxima não sejam vaidosos.

 

A caridade não é vaidosa, é discreta.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    ShikStylko 29.08.2016 14:49

    Não me parece que a noticia seja falsa.

    Já ouviste falar em spam de certeza. Mas e em web crawlers? Web indexing? Agora mete a palavra "mass" antes do spam. Já soa a qualquer coisa, não?

    O facebook sintetiza a informação de todos os perfis através de smart filters (com a entrada das hashtags então ficou pior ainda), isto significa que se entrares na dita corrente o teu perfil leva flag dessa corrente. Já nem vamos falar na exposição que um utilizador dá através da sua lista de contactos, vamo-nos ficar só pela hashtag.
    É tão fácil indexar e fazer store de todos os perfis que usam uma determinada hashtag num dado espaço de tempo. Quanto maior for a database de perfis flagados, maior é o alcance e a distribuição de spam.

    Aqui quando fazem referencia a esquemas de phishing, não o relacionam directamente com este tipo de eventos em redes sociais (como é óbvio). O problema é que este spam desmesurado vai servir de camuflagem para vários esquemas de phishing.

    Já tentaste pensar nos métodos de génese de spam? Pois... User assisted é o mais eficaz de todos, tens a web toda a trabalhar para ti sem fazer a menor ideia daquilo que está a acontecer.

    Mesmo que não fosse pelo perigo em si, era pela estupidez. Aquele menino da Serra Leoa não vai receber uma cadeira de rodas porque a foto só foi partilhada 299 vezes, mas se tivesse sido 300 vezes já não havia problema. Com 500 a aldeia inteira ficava com água potável e electricidade durante 2 anos.

    Isto é eficaz por dois motivos. Primeiro porque as pessoas são, na sua grande maioria, leigas no que respeita a tecnologias de informação e serviços de rede.
    Segundo porque as pessoas são fáceis de manipular emocionalmente, basta ter o mínimo de conhecimento a nível de engenharia social e para tirar partido disto. #jesuischarlie #prayforitaly, etc... É só arranjar um motivo com o qual as massas se identifiquem emocionalmente e está criado aquilo a que eu chamo o efeito "zombie bandwagon"

    Posto isto, agora, alguém, algures no Algarve acabou de receber um email não solicitado, provavelmente enviado por um frigorifico, impressora ou TV (cerca de 70% do spam da web é gerado por estes 3 dispositivos) só porque não sabe fazer safe use de uma conta numa rede social.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 29.08.2016 15:16

    Claro que nada disto funciona assim, mas se te sentes feliz... Ok.
    Se 2 milhões de pessoas aceitarem o desafio, o resultado disso é ZERO
  • Imagem de perfil

    Nay 29.08.2016 15:40

    Como já disse e volto a repetir, ainda que sem necessidade, não vou nessas correntes/partilhas/forulários/likes ...whatever.
    O que me parece a mim é que os sites noticiosos ganharam muito mais com a noticia de alarmismo do que a suposta "campanha contra o cancro".
    É mais ao menos isto: https://pplware.sapo.pt/informacao/facebook-desafio-aceite-cuidado-sim-os-alarmismos/
    Incluído o que dizem nos comentários.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.