Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Os erros ortográficos dos outros

Gosto de pensar que este blog sempre foi uma casa calorosa, onde quem vem por bem é bem-vindo e quem vem por mal é respeitado. Durante meses escrevi para pouquíssimas pessoas, leitores fiéis que achavam piada ao que escrevia, esses leitores foram crescendo e de 2 ou 3 passaram a 20 ou 30 e o blog foi crescendo.

Quando transferi o blog para o Sapo, o blog ganhou outra visibilidade, não só porque a vizinhança é muita atenta, mas porque a própria dinâmica do Sapo Blogs divulga os blogs da casa. Mas, se os Destaques do Sapo Blogs atraem críticas, os destaques na Homepage do Sapo são um chamariz de revoltados, inquisidores e professores, já expos a minha posição sobre quem acha que tem um blog melhor do que os outros aqui, não me vou repetir.

 

Tento ao máximo que os meus textos não tenham erros ortográficos, mas há gralhas que me passam, tenho a agradecer ao meu marido, Moralez, pelas diversas vezes que me chama a atenção.

Não gosto de ler textos com erros ortográficos, especialmente se forem erros de palmatória, mas não me sinto no direito de andar por essa Internet fora a corrigir o português dos outros.

Irrita-me até quem esquece todo o significado de um texto só porque não é uma obra-prima literária, retirando voz, paixão e intenção ao autor.

 

Agora o que me irrita a sério e me espanta é todos os dias deparar-me com notícias com gralhas, tantas que por vezes até alteram o sentido das frases, e não aparecem em sites pouco credíveis, aparecem mesmo em meios noticiosos de referência e não vejo ninguém preocupado com isso.

 

Pergunto-me os inquisidores deixam passar as gralhas dos jornalistas e perseguem os bloggers? A que propósito?

Por acaso pensam que uma pessoa que decidiu criar um blog tem obrigatoriamente de ser exímia a escrever?

E pensam que só quem é brilhante a escrever é que tem direito a opinião?

Não poderá alguém escrever de forma simples um pensamento simples e ter direito de antena?

Não há paciência para tanta perseguição, tanto escrutínio à “qualidade” dos textos, há a qualidade de escrita, da fluência e da organização do texto e há a qualidade do conteúdo, da intenção, do tema, se o autor não é brilhante a expor as suas ideias, pode ser brilhante só porque teve a ideia em si.

 

Tenho para mim que o que chateia muita gente, são as ideias, ter boas ideias não é para todos e claro é muito fácil diminuir as ideias dos outros, cingindo-as aos erros ortográficos e gralhas do texto.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 14.11.2016 09:48

    Tens razão, a forma como o fazem é que está errada, mas este comportamento tem sido recorrente, não só comigo, mas com outras pessoas que tiveram visibilidade.
    Nem são só as correcções, é a arrogância, tive uma pessoa que me perguntou com que direito estava na Homepage do Sapo, como se eu fosse responsável pelas escolhas do portal!
    Muito azedume por essa Internet fora.
  • Imagem de perfil

    Heidiland 14.11.2016 10:22

    O último comentário deve ter sido de um(a) invejoso(a). Haverá sempre pessoas que se consideram superiores aos outros. Enfim, ignora que é o melhor que fazes. Se for um comentário positivo com o intuito de melhorar o teu espaço, aceita-o abertamente. Se for um arrogância e azedume apaga-o e ignora que não vale a pena argumentar com pessoas desse calibre.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 14.11.2016 12:21

    Nem vale a pena argumentar, mais vale ironizar, a minha resposta foi esta:

    "Não sei com que direito foi lá parar, não sou eu que escolho os textos que vão para o site do Sapo.
    Eu limito-me a escrever o que me apetece e quando me apetece."

  • Imagem de perfil

    Heidiland 14.11.2016 15:28

    Tu tens sempre a resposta na ponta da língua . A resposta foi bem acertada até parece que "nós" escolhemos aparecer ou não na homepage do Sapo. Se fossemos nós a escolher não havia tantos bloggers a criticar as escolhas do Sapo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.