Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Os polícias do português dos blogs

Há uma espécie de comentador, maioritariamente anónimo que gosta de comentar particularmente os posts destacados na homepage do Sapo que ignora completamente o conteúdo do texto para dar lições de português aos autores.

Ensinar a escrever bem, chamar a atenção para um erro não é necessariamente mau, as críticas construtivas são bem-vindas e os erros podem ser corrigidos de modo a que o texto para além de ter conteúdo relevante, passe a ter conteúdo sem erros ortográficos ou gramaticais, o que não é de bom-tom é maltratar o autor com arrogância, altivez e má-educação, demonstrando que por mais letrado que seja nunca será bem-educado.

Raras as vezes a correção tem apenas o intuito de corrigir, com ela traz a intenção de humilhar e de subjugar o autor do blog a uma posição de ignorante ou iletrado, curiosamente e por pura coincidência (quero acreditar que é porque o texto alcança mais pessoas) isto acontece a textos publicados num lugar de destaque ou então esquecendo as coincidências é mesmo porque o comentador está invejoso e decide ser juiz e carrasco do texto.

Já muito se falou aqui e em outros blogs dos destaques, mas parece que estes ainda fazem muita confusão a muitas pessoas, pessoas essas que julgam que a sua opinião pessoal é mais válida que a opinião da equipa da Sapo Blogs ou do próprio portal Sapo, questionar as escolhas dos outros com base na sua opinião é só ser hipócrita e cínico, mas o que interessa é o bom português.

Dizer que somos todos uns iletrados e que a iliteracia é dominante nos blogs, não é uma crítica é uma constatação, uma consequência óbvia da sociedade que temos, onde a leitura não é hábito regular, onde dar erros ortográficos e gramaticais não impede ninguém de passar de ano ou de exercer uma profissão, onde dar erros, por mais grosseiros que sejam, não é vergonha, é feitio e onde de uma forma generalizada ninguém dá importância a esses erros.

Este desprezo pela língua portuguesa está tão patente na nossa sociedade que até a adoção do acordo ortográfico foi permitida, os nossos governantes representam o povo e a mensagem que nos passaram foi a que temos de subjugar a nossa língua aos maneirismos e modas que outros países lhe atribuíram.

No fundo, poucos são aqueles que se preocupam com a língua portuguesa, tal como não se preocupam com tantas outros temas importantes da nossa cultura e identidade, é por isso mais do que natural que exista desleixo e assimilação de tiques do português de outros países que nos entra todos os dias pelos olhos e ouvidos no cérebro pela televisão, imprensa e agora redes sociais, basta ver quantos mantras se partilham e replicam em português do Brasil.

É triste perceber que cada vez se escreve pior e cada vez menos se tem vergonha disso, temos mais habilitações académicas mas isso não é sinónimo de saber escrever sem erros, o que não faltam são doutores que não conseguem escrever um parágrafo sem darem erros.

Apesar desta triste realidade, importa realçar a democracia que, em geral, as redes sociais, tantas vezes amplamente criticadas e os blogs, em particular, deram às pessoas, qualquer pessoa escreva ela bem ou mal pode exprimir livremente a sua opinião, não temos de ser todos aspirantes a Camões para escrevermos, aliás começar a escrever é o primeiro passo para escrever melhor.

Ninguém tem o direito de dizer a quem quer que seja que o seu texto não merece ser publicado, ninguém tem o direito de humilhar publicamente alguém só porque decidiu escrever e não sabe escrever melhor, em Portugal precisamos de espírito crítico e escrever é um exercício bom para treinar esse espírito.

Aos polícias do português dos blogs faço um convite, criem blogs que incentivem a escrever bem, é um tema bastante pertinente que até costuma estar em destaque. Não têm de agradecer, lá no fundinho, bem no fundinho o que vocês querem é protagonismo.

De nada.

 

19 comentários

Comentar post