Panama Pappers – será um escândalo?
A verdadeira notícia aqui não é a corrupção, a fuga aos impostos, a invasão fiscal, as empresas offshore, ou o envolvimento de personalidades, a notícia aqui é o acesso à informação.
O grande escândalo é como foi possível tornarem pública esta informação. Se tornaram pública esta informação tudo é possível.
Os donos do mundo, os todo-poderosos, devem estar a tremer como varas verdes, a ligar para todos os seus contactos importantes, advogados, banqueiros, contabilistas, políticos, pilhas e pilhas de papéis estarão a ser destruídas e milhares de bytes de informação estarão a ser apagados.
Eles já estariam de sobreaviso, quando é revelada informação de agências de inteligência, já ninguém se encontra a salvo do escrutínio.
É tudo uma questão de tempo até serem revelados todos os segredos ao mundo e isto é apenas o princípio.
O envolvimento de Portugal para já se encontra quantificado em 34 pessoas, 244 empresas e 255 acionistas informação disponível no site do jornal Irish Times.
Para já o único nome conhecido é o de Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira ligado também ao caso Lavo Jato.
Estou muito curiosa para ver os próximos desenvolvimentos desta informação, muitas cabeças irão rolar e espera-se que muitos impostos sejam recuperados, uma boa notícia para todos os contribuintes.
Há dias escrevi sobre o final do capitalismo e que a principal arma contra este sistema económico seria a informação e eis aqui a prova, quando a informação é disseminada, partilhada e acessível a todos, tocam-se consciências, exige-se justiça, não há buraco suficientemente profundo onde os responsáveis se possam esconder.
Sempre acreditei que somos governados por um punhado de pessoas que controlam todo o sistema financeiro e económico em promiscuidade com bancos, governos e grandes corporações, para muitos pode parecer uma teoria da conspiração, mas é a pura realidade.
A era informação encarregar-se-á de os revelar.
Eles podem fugir, mas não se podem esconder.
#panamapapers