Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Paradoxo - Querer ser diferente quando se odeia a diferença

Existe uma vontade generalizada de se querer ser e, sobretudo, parecer diferente, como se o que é tido como normal fosse uma doença contagiosa, “ter uma vida normal” seja lá o que isso for, porque o conceito é tão mutável e diferente que é por isso impossível de definir, é considerado mau, medonho, assombroso e impeditivo de ser feliz.

A vida normal de uma pessoa é quase sempre sinónimo de banal, vulgar, desinteressante, uma vida que ninguém quer para si, porque todos acham que são diferentes, especiais de alguma forma e por isso pensam que têm ou merecem uma vida especial.

 

As pessoas tentam ser diferentes e inspiradoras de várias formas, seja pelo sucesso no seu trabalho, pela sua imagem, pelas relações sociais que têm, pelo dinheiro que ostentam, na hora de se mostrarem diferentes e superiores todos os trunfos são válidos.

Nesta incessante sede de afirmação pela diferença e pela inspiração as pessoas moldam-se ao que consideram ser uma vida de sonho que possa ser invejada, as redes sociais foram o melhor presente para quem sempre quis ser e mostrar algo que não é.

 

Por toda a parte é possível ver-se afirmações pela diferença, afirmações que têm as mais diversas origens, há no entanto dois extremos que elevam esta necessidade ao ridículo, de um lado os que querem ser, fazer, gostar de algo porque é tendência, porque é moda, do outro lado os que não querem ser, fazer, gostar de algo precisamente porque está na moda.

Umas adoram ser as primeiras a seguir tendências, outras adoram ser as primeiras a ridicularizar tendências, e esta posição por vezes é levada tão a sério que as pessoas de lados opostos chegam a desprezar-se.

 

Curioso que no meio de tanta necessidade de ser diferente se despreze a diferença, a diferença inata, real, concreta, que não pode ser manipulada, alterada, fabricada.

Não suportamos encarar a diferença porque ela é incómoda, preferimos desviar o olhar, recorrer a lugares comuns, esconder-nos no preconceito e focar-nos na nossa normalidade, a mesma normalidade que desprezamos e da qual tanto queremos fugir.

Renegamos raças, credos, tradições, culturas, modos de vida, gastronomias, profissões para mais tarde descontextualizarmos toda a essência de um povo ou cultura para beber dele inspiração para tentarmos ser diferentes.

 

Odiamos o que é diferente, passamos a vida a tentar ser diferentes, quando somos todos iguais.

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 17.04.2018 12:32

    Não é só contigo, comigo também embirra :)

    Obrigada, és sempre tão gentil, gosto muito que sejas assim, pensas pela tua própria cabeça e isso é cada vez mais raro.
    Cada vez há mais ovelhas que pensam que são lobos, andam tão enganadas.
  • Imagem de perfil

    Sofia 17.04.2018 12:38

    Ah, pronto estava a sentir-me discriminada!
    Tu mereces, és uma grande mulher e tens um coração grande.
    Ui, completamente enganadas.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 17.04.2018 12:40

    Assim fica aqui a babar.
    Acredita este blog e vocês, dão-me tanta sanidade, às vezes sinto-me mesmo alien, ainda bem que não sou a única.
  • Imagem de perfil

    Sofia 17.04.2018 12:44

    Não, não és a única!
    Ainda temos que habituar outro planeta, para as espécies em vias de extinção!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 17.04.2018 14:07

    Acho que sim, não precisa de ser um planeta pode se uma ilha.
  • Imagem de perfil

    Sofia 17.04.2018 14:15

    Já nos estou a ver á sombra de uma palmeira, com um cocktail na mão!
  • Imagem de perfil

    Psicogata 17.04.2018 14:22

    Não me ponhas a sonhar porque eu ia já!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.