Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Planos impossíveis, marcos da vida

Há muito tempo que tem sido impossível planear algo a longo, médio prazo, na verdade a minha (nossa) vida tem estado numa espécie de suspensão, seria de esperar que nos habituássemos, mas não é fácil especialmente quando isso nos impede de descansar, de relaxar, de tirar uns dias para nós, algo que adoramos fazer.

Há um ano que não temos férias, tivemos fins-de-semana prolongados, mas quando estamos atolados e com dificuldades em relaxar, 3 ou 4 dias são manifestamente insuficientes para descansar.

 

Sinto saudades daquele descanso bom, de desligar a ficha, de não ter preocupações com nada, de abandonar a rotina, de me dedicar a recuperar energias fosse por banhos de mar ou por banhos de cultura, ou ambos, desligo tanto numas férias descontraídas num resort como a calcorrear cada palmo de história de uma cidade.

Ontem estava a planear umas férias de 7 dias, estava animadíssima, ainda bem que comentei com o marido, desci logo à terra, olhando bem para o calendário é impossível encaixar 7 dias de férias, não dá, não existe espaço, entre o que já temos marcado e o que pode acontecer é não consigo marcar 4 dias como irei marcar 7 dias seguidos de descanso.

Já estava de mau-humor fiquei ainda com uma dor de cabeça, pode ter sido coincidência, mas a verdade é que fiquei.

 

Sinto-me incapaz de relaxar já há algum tempo, sinto uma pressão invisível, como se o ar à minha volta estivesse sempre mais pesado que o normal, não consigo descrever bem esta sensação, é como estar consciente mas incapaz, sinto-me inábil de ordenar os pensamentos e de me focar no que é necessário e importante.

Este estado de latência perene afeta a minha produtividade e a minha criatividade, sinto-me oca por dentro e desnudada por fora, sem ideias, sem vontade e sem força para mudar esta realidade que mais parece ser um sonho disforme, tudo está enevoado e distorcido.

Terminei um projeto extra, não consegui deixar de sentir uma espécie de alívio por ter menos uma tarefa a cargo, mas tenho um projeto meu ao qual necessito dedicar-me, mas falta-me foco, vontade, garra.

 

Preciso de uma paragem, bem definida, concreta, esculpir uma linha entre o antes e o depois, ter um marco, um ponto de partida para a mudança, uma base, um compromisso, cortar, desligar, sair do meu mundo para reentrar nele recomposta, saudável e mais forte.

Ao longo da nossa vida vamos definindo pontos de referência, marcos cronológicos que significam que antes de um acontecimento a nossa vida era de uma forma e depois desse acontecimento a vida passou a ser de outra. Necessito de um acontecimento que dite que depois dele a minha vida será diferente, estes eventos não dependem só de nós, mas se a vida não os proporciona cabe a nós facilitar que aconteçam.

 

Não sei o que será, mas sinto que uma mudança está prestes a acontecer, uma mudança que quebre com o passado e conceda um futuro diferente, que me permita dizer um dia - antes e depois do momento acontecer.