Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Politiquices – Novela do Costa #2 – A estupidez das 35 horas semanais

Eu não consigo entender como é que o Tribunal Constitucional chumbou tantas medidas por não respeitarem os direitos de igualdade e não faz nada contra esta desigualdade tão grande, tão brutal que chega a ser anedótica.

Não basta os funcionários públicos não poderem ser despedidos, salvo raríssimas exceções, mesmo que sejam incompetentes, cometam erros atrás de erros e sejam um peso morto para os serviços onde trabalham.

Não basta os funcionários públicos ganharem acima da média do mercado, terem tido progressões de carreira só porque sim e terem um sistema de reforma mais vantajoso.

Não basta terem um sistema de saúde diferente e mais uma vez mais vantajoso.

Não basta terem mais férias e tolerâncias de ponto.

Agora querem que voltem a trabalhar menos horas que o setor privado novamente.

Mas em que base? O que diferencia o setor público do setor privado?

Porque é que nas empresas privadas o regime máximo de horas semanais previsto é de 40 e não de 35 como no setor público?

Ah deixa-me cá pensar não vão fazer leis que prejudiquem a sua própria classe.

Os cortes que o Governo de Passos Coelho queria fazer não eram inconstitucionais, na verdade iriam repor alguma igualdade, iriam finalmente nivelar as coisas, nunca consegui perceber qual a lógica para os funcionários do Estado terem mais direitos do que os restantes.

O mais correto seria nivelarem as regalias dos funcionários privados pelas regalias dos funcionários públicos, o que dado o estado da economia seria impensável, mas se os particulares continuam a pagar esta crise ao menos que repartissem a fatura equitativamente pelos outros.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Psicogata 19.01.2016 14:13

    A falta de conhecimento e formação dos funcionários públicos é das coisas que mais me tiram do sério, especialmente se dependemos deles para resolver questões importantes.
    Não quer dizer que não existam pessoas competentes e simpáticas que existem felizmente, e claro há depois o reverso da medalha estar no atendimento ao público nem sempre é fácil, mas também não o é no setor privado.
    Mas ir a um departamento público e ter de explicar como se faz determinado processo é coisa para me deixar com os nervos frangalhados.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.