Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Língua Afiada

Politiquices – Novela do Costa #3 – Usem mais transportes públicos, deixem de fumar e moderem o recurso ao crédito

Foram estes os três conselhos que o Primeiro-ministro deu às pessoas que se queixaram da subida de impostos:

 

Deixem de fumar

Um conselho que também dou sempre que posso, por melhor que vos saiba um cigarro, é sempre mais vantajoso deixar de fumar, especialmente para a saúde e depois para a carteira.

Já agora Sr. Primeiro-Ministro aproveite e ofereça os medicamentos para os portugueses deixarem de fumar sem gastarem uma fortuna.

 

Andem de transportes públicos

Também este um sábio conselho, se retirarmos os imensos dias de greves e ficarmo-nos pelas grandes cidades toda a gente pode usar transportes públicos.

Portanto esqueçam os dias de greve, esqueçam que vivem longe da rede de transportes públicos e andem de transportes públicos, se para apanharem o autocarro tiverem de andar 30km usem a bicicleta ou vão a pé que até emagrece.

Têm criancinhas? Comprem daquelas cadeiras giras para colocar nas bicicletas ou empurrem os carrinhos.

Já agora Sr. Primeiro-ministro aproveite e estenda a rede de transportes públicos a todo país, crie mais umas quantas empresas público-privadas e força nisso.

Ah e já agora comece a ir trabalhar de metro e de autocarro e obrigue o resto dos membros do Governo a fazer o mesmo. Venda o carro novo de mais de 100.000€ e opte pelos transportes públicos.

 

Moderem o Recurso ao crédito

Outro sábio conselho, pena que se tenha andado anos a incutir ao povo que se deveria endividar, antecipar bens e vontades.

Anos e anos a ouvir pérolas destas:

- Não abato o meu crédito habitação porque começo a pagar IRS

- Não abato o meu crédito habitação porque sem essa despesa os meus filhos não têm apoios escolares.

E incentivos à poupança? Existe algum? Nem vê-los, uma pessoa se se distrair até paga ao banco por ter o seu dinheiro investido!

Ah e tal tem-se o beneficio do PPR, pois uma vez, e se por azar necessitarmos de o resgatar toca a devolver o beneficio.

 

E se toda a gente conseguir e seguir os conselhos do Sr. Primeiro-ministro? Onde vai vossemecê buscar o dinheiro?

Não dê tiros nos pés, desça do poleiro e não nos tente enganar com essa falacia que nos podemos esquivar a esta nova austeridade que até na sua opinião nem é austeridade nenhuma.

 

A sua equidade de distribuição de rendimentos deixa tanto mas tanto a desejar. Um imposto generalizado afeta pobres e ricos de igual forma, e como pensa controlar os aumentos que advêm da subida dos combustíveis, deduções especiais para empresas de transporte?

E as outras? As que usam transportes próprios para as entregas? As que têm comerciais na rua?

Como é que a padaria vai manter o preço do pão se o combustível da carrinha que usa para fazer a distribuição vai ficar mais caro?

E quando o preço do Brent subir? O que vai fazer? Deixar andar, se calhar até lá esquecemo-nos deste imposto e continuamos a nossa vidinha.

 

Para não falar das deduções de IRS para quem tem filhos? Justas? O Sr. Ministro das Finanças acha que um ordenado de 853 euros é um ordenado de rico? E uma pessoa sem filhos acaba por receber mais em muitos casos do que uma pessoa que tem?

Estes incentivos à natalidade são fantásticos.

 

Este Governo é ilusionista, deve viver numa realidade só deles, que eu por mais que me esforce não consigo ver.

Palmas também para o PCP e o BE que ficaram quietos e caladinhos a estas declarações, fossem outros os tempos e teríamos um rol de ataques, escrutínios sobre esta temática.

 

Até os consigo imaginar a bater no peito a exclamarem:

- O Sr. Primeiro-ministro tem a coragem, a displicência de mandar o povo andar de transportes públicos? Onde estão os transportes públicos no Alentejo?

 

#conselhosDoCosta

7 comentários

Comentar post